10943
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - A ideia de retirar

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre retirar e separar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Keila Cristina de Araújo Reis

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: Papel e lápis, imagem ou impressão da atividade.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão..

Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
Você pode enviar as imagens dos slides através do Whatsapp, ou outro recurso que for viável, para que os alunos possam resolver. Peça a um familiar, que estiver acompanhando o aluno, acompanhe e pergunte ao aluno, por exemplo: "Quantos dedos precisa tirar? Como pensou para chegar a essa resposta? Quantos canudinhos faltam para que a quantidade debaixo fique igual a quantidade de cima?".

Atividade principal
Se os alunos tiverem possibilidade de imprimir ou receber impressões que você possa enviar, proponha que joguem com um familiar, para tanto, envie as regras do jogo gravadas por mensagem de voz e ou escritas, incluindo instruções e as comandas para o registro. Caso contrário, envie ou apresente para os alunos (se sua aula for síncrona) imagens de duas tabelas com as roupas, já marcadas e que devem ser retiradas do guarda-roupa. Proponha que façam o registro de acordo com a tabela proposta: quantas tinham - quantas retirei - quantas ficaram. Se os alunos não tiverem acesso à atividade impressa, podem registrar em um caderno ou em uma folha avulsa e te enviar, caso seja possível.

Discussão das soluções
Se for oportuno, encaminhe aos alunos ou apresente os registros de alguns alunos para que comparem com o seu. Pode discutir com os alunos, ou propor que um familiar converse com eles: "Os registros são iguais? O que tem de diferente do seu? Como fez para calcular? Que tipo de operação fez? Como registrou a operação? Quem de vocês (jogadores em casa) conseguiu retirar mais peças ou qual dos jogadores apresentados retirou mais peças?".

Sistematização e Encerramento
Caso não esteja em contato simultâneo com os alunos, poderá gravar uma mensagem de voz ou escrever, se for o caso, comentando as aprendizagens: "Com o jogo ou atividade você retirou peças do guarda-roupa e calculou quantas ficaram. Aprendeu que pode usar uma subtração para retirar quantidades e saber quantas ficam."

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
No convite às famílias é preciso que se valorize a importância da participação dos familiares para que o aluno vá se tornando, pouco a pouco, autônomo como estudante. Convide-os a compartilharem com os alunos um momento de aprendizagem em que podem interagir durante o jogo e conversar sobre as aprendizagens. Destaque a relevância de realizarem as propostas e registros da forma mais independente possível e que sejam estimulados a explicarem como pensaram e realizaram a atividade. Proponha que façam questões, como: "Como fez para calcular? Que tipo de operação fez? Pode mostrar para mim como registrou a operação? Tem outra forma de fazer?".

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_04NUM04

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas