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Plano de aula - Frações Unitárias II

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre reconhecer as frações unitárias mais usuais de números discretos e contínuos.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaís Schulz,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Thaís Schulz

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.



Objetivos específicos

Reconhecer as frações unitárias mais usuais de números discretos e contínuos.

Conceito-chave

Reconhecimento de Frações Unitárias

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Discos e retângulos de papel (papel colorido, jornal, revista…).
  • Pazinhas de sorvete (ou bolinhas de gude, tampinhas de garrafa, ou outro material que não possa ser dividido).
  • Cadernos dos alunos para registro.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia ou projete o slide para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Projete o slide para a turma, faça os questionamentos oralmente ou escreva-os no quadro. Permita que os alunos pensem e falem suas ideias sobre o assunto.

Propósito: Relembrar alguns conceitos que serão importantes para a aula.

Discuta com a turma:

  • Alguém já viu um meio, um quarto ou um oitavo escrito com números?
  • Onde viram?
  • Sabem o que significa o número de cima e o número de baixo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Projete o slide, entregue uma cópia ou escreva-o no quadro. Faça uma leitura pausada do problema com os alunos ou peça que um dos alunos leia para os colegas. Discuta com a turma fazendo um levantamento prévio da compreensão dos alunos acerca do problema e o que deve ser utilizado para resolvê-lo. Peça que os alunos pensem e discutam essas hipóteses que irão levantar de como resolvê-lo antes de pegar o material concreto. Nesse momento a discussão oral da resolução é muito importante para a sequência do plano.

Propósito: Introduzir a atividade principal para os alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a forma em que normalmente compramos as pizzas?
  • Como vocês costumam ver as pizzas cortadas?
  • Em quantos pedaços?
  • Como podemos obter pedaços maiores da pizza?
  • E menores se as pizzas são do mesmo tamanho?

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Materiais complementares para o professor

  • Leia mais sobre o ensino de frações nos capítulos 16 a 18 do livro “Matemática no Ensino Fundamental”, de John A. Van de Walle, e no Fascículo IV de “Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS”, de Nilza Eigenheer Bertoni, disponível aqui.
  • Sugestões de atividades: Jogo “O enigma das frações”; Quiz TVESCOLA - Fração.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Distribua discos de papel para os alunos (sugere-se três ou quatro discos cada aluno). Projete a atividade, entregue uma cópia ou escreva-a no quadro. Permita que trabalhem em duplas ou grupos de quatro. Oriente os alunos se você prefere que eles cortem os discos ou dobrem. Estimule-os para que testem com os discos e anotem suas conclusões na cópia da atividade ou no seu caderno.

Conte com os alunos: “Um meio, dois meios, três meios”. Pergunte: “Quando nós temos três meios, temos um inteiro, mais que um inteiro ou menos que um inteiro?”.

Quando ler as frações, deixe claro para os alunos que “três quartos são três partes de um quarto”, “quatro meios são quatro partes de um meio”, e assim com todas as frações.

Você pode acessar a resolução desta atividade aqui. Consulte o Guia de Intervenções para outras sugestões para a aplicação da atividade.

Propósito: Discutir e testar as frações com os discos.

Discuta com a turma:

  • Quantos meios preciso para formar um inteiro?
  • Quantos quartos preciso para formar um inteiro? Quantos oitavos?
  • Quantos quartos formam um meio? E quantos oitavos formam um quarto?
  • Por que consigo formar um inteiro com cinco quartos mas não consigo formar um inteiro com seis oitavos?

]

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Distribua retângulos de papel para os alunos (sugere-se três retângulos cada um). Projete a atividade, entregue uma cópia ou escreva-a no quadro. Permita que trabalhem em duplas ou grupos de quatro. Oriente os alunos se você prefere que eles cortem os retângulos ou dobrem. Estimule-os para que testem com os retângulos e anotem suas conclusões na cópia da atividade ou no seu caderno. Você pode acessar a resolução desta atividade aqui.

Propósito: Discutir e testar as frações com retângulos de papel.

Discuta com a turma:

  • Quantos terços precisamos para formar um inteiro?
  • Se temos dois terços, quantos terços precisamos a mais para formar um inteiro?
  • Quantos sextos formam um inteiro?

Atividade Principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Distribua 30 tampinhas para cada aluno (ou bolinhas de gude, ou pazinhas de sorvete, ou outro objeto que não possa ser dividido). Projete a atividade, entregue uma cópia ou escreva-a no quadro. Estimule-os para que testem as perguntas do slide com o material entregue, discuta com seu grupo e registrem em seu caderno. Você pode acessar a resolução desta atividade aqui. Consulte o Guia de Intervenções para outras sugestões para a aplicação da atividade.

É muito importante que, ao final desse slide, sejam retomadas as frações dos três slides e que as mesmas sejam escritas na forma numérica ao lado de sua anotação. Por exemplo, um terço (?).

Propósito: Discutir e testar as frações com as tampinhas.

Discuta com a turma:

  • Quantos sextos precisamos para formar o conjunto inicial?
  • Quantos sextos precisamos para formar um terço?
  • Você sugere alguma outra forma de divisão das pessoas nas mesas?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Depois que os alunos resolverem os problemas e você estiver escrito com eles as frações usando números, passe para esse grupo de slides. Distribua uma cópia para cada um, projete ou escreva no quadro. Relacione as situações que os alunos apresentaram durante a resolução dos problemas com essa etapa. Peça que os próprios alunos expliquem como desenvolveram a solução dos problemas e as respostas que chegaram.

É muito importante que as frações sejam lidas da forma “um meio”, “três meios”, “um quarto”, e nunca “um sobre dois”, “três sobre dois”, “um sobre quatro”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.

Propósito: Proporcionar que os alunos discutam e compartilhem seus raciocínios para chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Quantos meios são necessários para que tenhamos um inteiro?
  • Quantos quartos são necessários para que tenhamos um inteiro?
  • Se temos 5/4, precisamos de mais quantos quartos para formar dois inteiros?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia para cada um, projete ou escreva no quadro. Relacione as situações que os alunos apresentaram durante a resolução dos problemas com essa etapa. Peça que os próprios alunos expliquem como desenvolveram a solução dos problemas e as respostas que chegaram.

É muito importante que as frações sejam lidas da forma “um quarto”, “seis oitavos”, e nunca “um sobre quatro”, “seis sobre oito”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.

Propósito: Proporcionar que os alunos discutam e compartilhem seus raciocínios para chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Quantos oitavos são necessários para formarmos um inteiro?
  • Se temos 6/8, quantos oitavos precisamos para formar um inteiro?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia para cada um, projete ou escreva no quadro. Relacione as situações que os alunos apresentaram durante a resolução dos problemas com essa etapa. Peça que os próprios alunos expliquem como desenvolveram a solução dos problemas e as respostas que chegaram.

É muito importante que as frações sejam lidas da forma “um terço”, “um sexto”, e nunca “um sobre três”, “um sobre seis”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.

Propósito: Proporcionar que os alunos discutam e compartilhem seus raciocínios para chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Quantos terços precisamos para formar um inteiro?
  • Se temos 5/3, quantos terços precisamos para formar dois inteiros?
  • Se temos ?, quantos sextos precisamos para formar um inteiro?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Depois que os alunos resolverem os problemas e você estiver escrito com eles as frações usando números, passe para esse grupo de slides. Distribua uma cópia para cada um, projete ou escreva no quadro. Relacione as situações que os alunos apresentaram durante a resolução dos problemas com essa etapa. Peça que os próprios alunos expliquem como desenvolveram a solução dos problemas e as respostas que chegaram.

É muito importante que as frações sejam lidas da forma “um terço”, “um sexto”, e nunca “um sobre três”, “um sobre seis”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.

Propósito: Proporcionar que os alunos discutam e compartilhem seus raciocínios para chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Poderíamos dividir o grupo em duas mesas? E em quatro mesas? E em cinco mesas? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva na lousa. Este slide objetiva resumir com os alunos o que foi visto na aula. Você pode questionar os alunos antes de mostrar o slide, sobre o que viram na aula, com o que trabalharam, e depois mostrar o slide.

Propósito: Resumir o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos nessa aula?
  • Quais novas palavras foram apresentadas hoje? Descreva cada palavra dessas com as suas palavras.
  • Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
  • O que se manteve como você pensava?
  • O que mudou?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, representando visualmente ou como eles se sentirem mais seguros. Circule pelo ambiente para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Testar se os alunos aprenderam o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma forma de dividir?
  • Há outra fração que representa a mesma quantidade de bolo?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia ou projete o slide para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Thaís Schulz

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.



Objetivos específicos

Reconhecer as frações unitárias mais usuais de números discretos e contínuos.

Conceito-chave

Reconhecimento de Frações Unitárias

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Discos e retângulos de papel (papel colorido, jornal, revista…).
  • Pazinhas de sorvete (ou bolinhas de gude, tampinhas de garrafa, ou outro material que não possa ser dividido).
  • Cadernos dos alunos para registro.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Projete o slide para a turma, faça os questionamentos oralmente ou escreva-os no quadro. Permita que os alunos pensem e falem suas ideias sobre o assunto.

Propósito: Relembrar alguns conceitos que serão importantes para a aula.

Discuta com a turma:

  • Alguém já viu um meio, um quarto ou um oitavo escrito com números?
  • Onde viram?
  • Sabem o que significa o número de cima e o número de baixo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Projete o slide, entregue uma cópia ou escreva-o no quadro. Faça uma leitura pausada do problema com os alunos ou peça que um dos alunos leia para os colegas. Discuta com a turma fazendo um levantamento prévio da compreensão dos alunos acerca do problema e o que deve ser utilizado para resolvê-lo. Peça que os alunos pensem e discutam essas hipóteses que irão levantar de como resolvê-lo antes de pegar o material concreto. Nesse momento a discussão oral da resolução é muito importante para a sequência do plano.

Propósito: Introduzir a atividade principal para os alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a forma em que normalmente compramos as pizzas?
  • Como vocês costumam ver as pizzas cortadas?
  • Em quantos pedaços?
  • Como podemos obter pedaços maiores da pizza?
  • E menores se as pizzas são do mesmo tamanho?

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Materiais complementares para o professor

  • Leia mais sobre o ensino de frações nos capítulos 16 a 18 do livro “Matemática no Ensino Fundamental”, de John A. Van de Walle, e no Fascículo IV de “Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS”, de Nilza Eigenheer Bertoni, disponível aqui.
  • Sugestões de atividades: Jogo “O enigma das frações”; Quiz TVESCOLA - Fração.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Distribua discos de papel para os alunos (sugere-se três ou quatro discos cada aluno). Projete a atividade, entregue uma cópia ou escreva-a no quadro. Permita que trabalhem em duplas ou grupos de quatro. Oriente os alunos se você prefere que eles cortem os discos ou dobrem. Estimule-os para que testem com os discos e anotem suas conclusões na cópia da atividade ou no seu caderno.

Conte com os alunos: “Um meio, dois meios, três meios”. Pergunte: “Quando nós temos três meios, temos um inteiro, mais que um inteiro ou menos que um inteiro?”.

Quando ler as frações, deixe claro para os alunos que “três quartos são três partes de um quarto”, “quatro meios são quatro partes de um meio”, e assim com todas as frações.

Você pode acessar a resolução desta atividade aqui. Consulte o Guia de Intervenções para outras sugestões para a aplicação da atividade.

Propósito: Discutir e testar as frações com os discos.

Discuta com a turma:

  • Quantos meios preciso para formar um inteiro?
  • Quantos quartos preciso para formar um inteiro? Quantos oitavos?
  • Quantos quartos formam um meio? E quantos oitavos formam um quarto?
  • Por que consigo formar um inteiro com cinco quartos mas não consigo formar um inteiro com seis oitavos?

]

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Distribua retângulos de papel para os alunos (sugere-se três retângulos cada um). Projete a atividade, entregue uma cópia ou escreva-a no quadro. Permita que trabalhem em duplas ou grupos de quatro. Oriente os alunos se você prefere que eles cortem os retângulos ou dobrem. Estimule-os para que testem com os retângulos e anotem suas conclusões na cópia da atividade ou no seu caderno. Você pode acessar a resolução desta atividade aqui.

Propósito: Discutir e testar as frações com retângulos de papel.

Discuta com a turma:

  • Quantos terços precisamos para formar um inteiro?
  • Se temos dois terços, quantos terços precisamos a mais para formar um inteiro?
  • Quantos sextos formam um inteiro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Distribua 30 tampinhas para cada aluno (ou bolinhas de gude, ou pazinhas de sorvete, ou outro objeto que não possa ser dividido). Projete a atividade, entregue uma cópia ou escreva-a no quadro. Estimule-os para que testem as perguntas do slide com o material entregue, discuta com seu grupo e registrem em seu caderno. Você pode acessar a resolução desta atividade aqui. Consulte o Guia de Intervenções para outras sugestões para a aplicação da atividade.

É muito importante que, ao final desse slide, sejam retomadas as frações dos três slides e que as mesmas sejam escritas na forma numérica ao lado de sua anotação. Por exemplo, um terço (?).

Propósito: Discutir e testar as frações com as tampinhas.

Discuta com a turma:

  • Quantos sextos precisamos para formar o conjunto inicial?
  • Quantos sextos precisamos para formar um terço?
  • Você sugere alguma outra forma de divisão das pessoas nas mesas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Depois que os alunos resolverem os problemas e você estiver escrito com eles as frações usando números, passe para esse grupo de slides. Distribua uma cópia para cada um, projete ou escreva no quadro. Relacione as situações que os alunos apresentaram durante a resolução dos problemas com essa etapa. Peça que os próprios alunos expliquem como desenvolveram a solução dos problemas e as respostas que chegaram.

É muito importante que as frações sejam lidas da forma “um meio”, “três meios”, “um quarto”, e nunca “um sobre dois”, “três sobre dois”, “um sobre quatro”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.

Propósito: Proporcionar que os alunos discutam e compartilhem seus raciocínios para chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Quantos meios são necessários para que tenhamos um inteiro?
  • Quantos quartos são necessários para que tenhamos um inteiro?
  • Se temos 5/4, precisamos de mais quantos quartos para formar dois inteiros?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia para cada um, projete ou escreva no quadro. Relacione as situações que os alunos apresentaram durante a resolução dos problemas com essa etapa. Peça que os próprios alunos expliquem como desenvolveram a solução dos problemas e as respostas que chegaram.

É muito importante que as frações sejam lidas da forma “um quarto”, “seis oitavos”, e nunca “um sobre quatro”, “seis sobre oito”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.

Propósito: Proporcionar que os alunos discutam e compartilhem seus raciocínios para chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Quantos oitavos são necessários para formarmos um inteiro?
  • Se temos 6/8, quantos oitavos precisamos para formar um inteiro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia para cada um, projete ou escreva no quadro. Relacione as situações que os alunos apresentaram durante a resolução dos problemas com essa etapa. Peça que os próprios alunos expliquem como desenvolveram a solução dos problemas e as respostas que chegaram.

É muito importante que as frações sejam lidas da forma “um terço”, “um sexto”, e nunca “um sobre três”, “um sobre seis”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.

Propósito: Proporcionar que os alunos discutam e compartilhem seus raciocínios para chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Quantos terços precisamos para formar um inteiro?
  • Se temos 5/3, quantos terços precisamos para formar dois inteiros?
  • Se temos ?, quantos sextos precisamos para formar um inteiro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Depois que os alunos resolverem os problemas e você estiver escrito com eles as frações usando números, passe para esse grupo de slides. Distribua uma cópia para cada um, projete ou escreva no quadro. Relacione as situações que os alunos apresentaram durante a resolução dos problemas com essa etapa. Peça que os próprios alunos expliquem como desenvolveram a solução dos problemas e as respostas que chegaram.

É muito importante que as frações sejam lidas da forma “um terço”, “um sexto”, e nunca “um sobre três”, “um sobre seis”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.

Propósito: Proporcionar que os alunos discutam e compartilhem seus raciocínios para chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Poderíamos dividir o grupo em duas mesas? E em quatro mesas? E em cinco mesas? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva na lousa. Este slide objetiva resumir com os alunos o que foi visto na aula. Você pode questionar os alunos antes de mostrar o slide, sobre o que viram na aula, com o que trabalharam, e depois mostrar o slide.

Propósito: Resumir o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos nessa aula?
  • Quais novas palavras foram apresentadas hoje? Descreva cada palavra dessas com as suas palavras.
  • Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
  • O que se manteve como você pensava?
  • O que mudou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, representando visualmente ou como eles se sentirem mais seguros. Circule pelo ambiente para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Testar se os alunos aprenderam o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma forma de dividir?
  • Há outra fração que representa a mesma quantidade de bolo?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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