Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.
Objetivos específicos
1- Nomear e reconhecer os dias da semana sequencialmente, identificando o primeiro e o último dia da semana.
2- Explorar o vocabulário relativo a tempo: ontem, hoje e amanhã.
Conceito-chave
Medidas de tempo: dias da semana.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Lápis e borracha;
- Cartões em color set com os nomes dos dias da semana, sendo que sábado e domingo (último e primeiro dia da semana) estarão em cor diferente dos outros dias da semana.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Leia para os alunos os nomes dos dias da semana na ordem correta, ou utilize um varal ou painel para colocar cartões com os nomes dos dias da semana, um a um. Questione se reconhecem que esta é a ordem correta dos dias da semana, enfatize qual é o primeiro e qual é o último dia da semana. Para explorar o vocabulário relativo a tempo, pergunte que dia da semana é hoje, ontem, amanhã, antes de ontem, depois de amanhã.
Propósito: Apresentar a ordem dos dias da semana aos alunos e inserir na aula o vocabulário relativo a tempo.
Discuta com a turma:
- Nós temos uma sequência correta dos nomes dos dias da semana?
- Quantos dias temos na semana? Qual é o primeiro dia da semana? E o último?
- Você sabe o que significa a palavra hoje?
- Você sabe o que significa a palavra ontem?
- Você sabe o que significa a palavra amanhã?
- Que dia da semana é hoje? Que dia da semana foi ontem? Que dia da semana será amanhã?
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientação: Organize os alunos em duplas, em seguida distribua uma cópia da situação-problema. Leia a situação-problema para os alunos e peça que tentem resolvê-la. Incentive-os a fazerem suas marcações e esquemas para obter a resposta. Dê um tempo para que concluam.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre os dias da semana para resolver uma situação-problema.
Materiais complementares para impressão
Resolução da Atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientação: Após concluírem o primeiro problema, distribua uma cópia de outras situações-problema. Leia as situações-problema para os alunos e peça que tentem resolvê-las. Incentive-os a fazerem suas marcações e esquemas para obterem as respostas. Dê um tempo para que concluam.
Propósito: Mobilizar conhecimentos relativos a sequência de dias da semana e vocabulário relativo a tempo para resolver situações-problema.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Peça para que uma dupla voluntariamente venha até o quadro para compartilhar com os colegas qual a sua resposta e de que forma pensou para conseguir obter essa resposta. Realizar esse procedimento para resolver as três situações-problema propostas.
Propósito: Discutir os diferentes resultados e formas de resolução das situações-problema com os alunos.
Discuta com a turma:
- Como você chegou a essa resposta?
- Alguém chegou a uma resposta diferente?
- Vocês utilizaram a mesma estratégia para resolver os três problemas?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Para verificar se as crianças compreenderam bem o que foi trabalhado nesta aula, questione-as sobre quais são os dias da semana, qual a ordem dos dias da semana, que dia da semana é hoje, qual foi ontem e qual será amanhã. Esteja atento às respostas para verificar se ainda existem dúvidas quanto a esses assuntos para realizar intervenções pontuais com as crianças que estão demonstrando dificuldade com a sequência de dias da semana e com o vocabulário relativo a tempo.
Propósito: Revisar e sintetizar o que foi aprendido na aula.
Discuta com a turma:
- Quais são os dias da semana?
- Qual é a ordem correta dos dias da semana?
- Que dia da semana é hoje?
- Que dia da semana será amanhã?
- Que dia da semana foi ontem?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Distribua uma cópia do problema para as duplas. Leia para os alunos todas as informações do problema e peça que tentem resolvê-la. Incentive-os a fazerem suas marcações e esquemas para obter a resposta. Dê um tempo para que concluam.
Propósito: Mobilizar conhecimentos obtidos durante a aula para resolver uma situação-problema.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram utilizar as informações dadas na situação-problema?
- Como você chegou a essa resposta?
Materiais complementares para impressão
Resolução da Atividade complementar