10939
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Qual é o dia?

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre medidas de tempo: dias da semana

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivos específicos

1- Nomear e reconhecer os dias da semana sequencialmente, identificando o primeiro e o último dia da semana.

2- Explorar o vocabulário relativo a tempo: ontem, hoje e amanhã.



Conceito-chave

Medidas de tempo: dias da semana.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis e borracha;
  • Cartões em color set com os nomes dos dias da semana, sendo que sábado e domingo (último e primeiro dia da semana) estarão em cor diferente dos outros dias da semana.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Leia para os alunos os nomes dos dias da semana na ordem correta, ou utilize um varal ou painel para colocar cartões com os nomes dos dias da semana, um a um. Questione se reconhecem que esta é a ordem correta dos dias da semana, enfatize qual é o primeiro e qual é o último dia da semana. Para explorar o vocabulário relativo a tempo, pergunte que dia da semana é hoje, ontem, amanhã, antes de ontem, depois de amanhã.

Propósito: Apresentar a ordem dos dias da semana aos alunos e inserir na aula o vocabulário relativo a tempo.

Discuta com a turma:

  • Nós temos uma sequência correta dos nomes dos dias da semana?
  • Quantos dias temos na semana? Qual é o primeiro dia da semana? E o último?
  • Você sabe o que significa a palavra hoje?
  • Você sabe o que significa a palavra ontem?
  • Você sabe o que significa a palavra amanhã?
  • Que dia da semana é hoje? Que dia da semana foi ontem? Que dia da semana será amanhã?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação: Organize os alunos em duplas, em seguida distribua uma cópia da situação-problema. Leia a situação-problema para os alunos e peça que tentem resolvê-la. Incentive-os a fazerem suas marcações e esquemas para obter a resposta. Dê um tempo para que concluam.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre os dias da semana para resolver uma situação-problema.

Materiais complementares para impressão

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação: Após concluírem o primeiro problema, distribua uma cópia de outras situações-problema. Leia as situações-problema para os alunos e peça que tentem resolvê-las. Incentive-os a fazerem suas marcações e esquemas para obterem as respostas. Dê um tempo para que concluam.

Propósito: Mobilizar conhecimentos relativos a sequência de dias da semana e vocabulário relativo a tempo para resolver situações-problema.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Peça para que uma dupla voluntariamente venha até o quadro para compartilhar com os colegas qual a sua resposta e de que forma pensou para conseguir obter essa resposta. Realizar esse procedimento para resolver as três situações-problema propostas.

Propósito: Discutir os diferentes resultados e formas de resolução das situações-problema com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou a essa resposta?
  • Alguém chegou a uma resposta diferente?
  • Vocês utilizaram a mesma estratégia para resolver os três problemas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Para verificar se as crianças compreenderam bem o que foi trabalhado nesta aula, questione-as sobre quais são os dias da semana, qual a ordem dos dias da semana, que dia da semana é hoje, qual foi ontem e qual será amanhã. Esteja atento às respostas para verificar se ainda existem dúvidas quanto a esses assuntos para realizar intervenções pontuais com as crianças que estão demonstrando dificuldade com a sequência de dias da semana e com o vocabulário relativo a tempo.

Propósito: Revisar e sintetizar o que foi aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dias da semana?
  • Qual é a ordem correta dos dias da semana?
  • Que dia da semana é hoje?
  • Que dia da semana será amanhã?
  • Que dia da semana foi ontem?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Distribua uma cópia do problema para as duplas. Leia para os alunos todas as informações do problema e peça que tentem resolvê-la. Incentive-os a fazerem suas marcações e esquemas para obter a resposta. Dê um tempo para que concluam.

Propósito: Mobilizar conhecimentos obtidos durante a aula para resolver uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram utilizar as informações dadas na situação-problema?
  • Como você chegou a essa resposta?

Materiais complementares para impressão

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivos específicos

1- Nomear e reconhecer os dias da semana sequencialmente, identificando o primeiro e o último dia da semana.

2- Explorar o vocabulário relativo a tempo: ontem, hoje e amanhã.



Conceito-chave

Medidas de tempo: dias da semana.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis e borracha;
  • Cartões em color set com os nomes dos dias da semana, sendo que sábado e domingo (último e primeiro dia da semana) estarão em cor diferente dos outros dias da semana.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Leia para os alunos os nomes dos dias da semana na ordem correta, ou utilize um varal ou painel para colocar cartões com os nomes dos dias da semana, um a um. Questione se reconhecem que esta é a ordem correta dos dias da semana, enfatize qual é o primeiro e qual é o último dia da semana. Para explorar o vocabulário relativo a tempo, pergunte que dia da semana é hoje, ontem, amanhã, antes de ontem, depois de amanhã.

Propósito: Apresentar a ordem dos dias da semana aos alunos e inserir na aula o vocabulário relativo a tempo.

Discuta com a turma:

  • Nós temos uma sequência correta dos nomes dos dias da semana?
  • Quantos dias temos na semana? Qual é o primeiro dia da semana? E o último?
  • Você sabe o que significa a palavra hoje?
  • Você sabe o que significa a palavra ontem?
  • Você sabe o que significa a palavra amanhã?
  • Que dia da semana é hoje? Que dia da semana foi ontem? Que dia da semana será amanhã?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação: Organize os alunos em duplas, em seguida distribua uma cópia da situação-problema. Leia a situação-problema para os alunos e peça que tentem resolvê-la. Incentive-os a fazerem suas marcações e esquemas para obter a resposta. Dê um tempo para que concluam.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre os dias da semana para resolver uma situação-problema.

Materiais complementares para impressão

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação: Após concluírem o primeiro problema, distribua uma cópia de outras situações-problema. Leia as situações-problema para os alunos e peça que tentem resolvê-las. Incentive-os a fazerem suas marcações e esquemas para obterem as respostas. Dê um tempo para que concluam.

Propósito: Mobilizar conhecimentos relativos a sequência de dias da semana e vocabulário relativo a tempo para resolver situações-problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Peça para que uma dupla voluntariamente venha até o quadro para compartilhar com os colegas qual a sua resposta e de que forma pensou para conseguir obter essa resposta. Realizar esse procedimento para resolver as três situações-problema propostas.

Propósito: Discutir os diferentes resultados e formas de resolução das situações-problema com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou a essa resposta?
  • Alguém chegou a uma resposta diferente?
  • Vocês utilizaram a mesma estratégia para resolver os três problemas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Para verificar se as crianças compreenderam bem o que foi trabalhado nesta aula, questione-as sobre quais são os dias da semana, qual a ordem dos dias da semana, que dia da semana é hoje, qual foi ontem e qual será amanhã. Esteja atento às respostas para verificar se ainda existem dúvidas quanto a esses assuntos para realizar intervenções pontuais com as crianças que estão demonstrando dificuldade com a sequência de dias da semana e com o vocabulário relativo a tempo.

Propósito: Revisar e sintetizar o que foi aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dias da semana?
  • Qual é a ordem correta dos dias da semana?
  • Que dia da semana é hoje?
  • Que dia da semana será amanhã?
  • Que dia da semana foi ontem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Distribua uma cópia do problema para as duplas. Leia para os alunos todas as informações do problema e peça que tentem resolvê-la. Incentive-os a fazerem suas marcações e esquemas para obter a resposta. Dê um tempo para que concluam.

Propósito: Mobilizar conhecimentos obtidos durante a aula para resolver uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram utilizar as informações dadas na situação-problema?
  • Como você chegou a essa resposta?

Materiais complementares para impressão

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano