10938
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Movimentando-se com ângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre ângulos

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciene Vaz de Brito Vargas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.

(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.



Objetivos específicos

Relacionar o conceito de ângulo com o movimento, objetos e  imagens do cotidiano.

Conceito-chave

Ângulos



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua, lápis, borracha.






Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 e 4)

Orientação: Nesse momento da retomada, mostre aos alunos o slide com a questão proposta, faça a pergunta para a turma, depois das respostas, mostre o slide posterior. Retomando aqui o estudo dos ângulos, que podemos identificar, classificar ângulos em objetos objetos, imagens e movimentos do cotidiano. Ângulo de 90º (reto), ângulo obtuso (maior que um ângulo reto) e ângulo agudo (menor que um ângulo reto). Podemos também nomear os ângulos por giros de um volta, meia-volta, um quarto de volta e assim por diante.

Propósito: Retomar o conhecimento de ângulos, Identificando giros de meia-volta, um quarto de volta, ângulo reto, maiores e menores que o reto (agudo e obtuso).

Discuta com a turma:

  • Como você conseguiria identificar a quantidade de ângulos no campo de futebol?
  • Você seria capaz de responder qual a medida do ângulo de uma volta completa na circunferência no meio do campo?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 e 4)

Orientação: Nesse momento da retomada, mostre aos alunos o slide com a questão proposta, faça a pergunta para a turma, depois das respostas, mostre o slide posterior. Retomando aqui o estudo dos ângulos, que podemos identificar, classificar ângulos em objetos objetos, imagens e movimentos do cotidiano. Ângulo de 90º (reto), ângulo obtuso (maior que um ângulo reto) e ângulo agudo (menor que um ângulo reto). Podemos também nomear os ângulos por giros de um volta, meia-volta, um quarto de volta e assim por diante.

Propósito: Retomar o conhecimento de ângulos, Identificando giros de meia-volta, um quarto de volta, ângulo reto, maiores e menores que o reto (agudo e obtuso).

Discuta com a turma:

  • Como você conseguiria identificar a quantidade de ângulos no campo de futebol?
  • Você seria capaz de responder qual a medida do ângulo de uma volta completa na circunferência no meio do campo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Distribua para cada aluno a atividade impressa e explique que eles deverão observar as imagens em movimento e, onde estiver o ponto de interrogação, eles deverão indicar que ângulo está representado no movimento.

Propósito: Identificar ângulos em movimentos e conseguir nomeá-los.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiria dizer que ângulos estão sendo representados pelas imagens?
  • As medidas dos ângulo são ângulos maiores ou menores que a medida do ângulo reto?
  • Tem algum ângulo reto na imagem?

Materiais auxiliares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Distribua para cada aluno a atividade impressa e explique que eles deverão observar as imagens em movimento e, onde estiver o ponto de interrogação, eles deverão indicar que ângulo está representado no movimento.

Propósito: Identificar ângulos em movimentos e conseguir nomeá-los.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiria dizer que ângulos estão sendo representados pelas imagens?
  • As medidas dos ângulo são ângulos maiores ou menores que a medida do ângulo reto?
  • Tem algum ângulo reto na imagem?

Materiais auxiliares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Estimule os alunos a socializarem a nomeação dos ângulos e justificar suas escolhas.

Propósito: Provocar reflexões a respeito da nomeação dos ângulos.

Discuta com a turma:

  • Qual seria essa medida do ângulo reto?
  • Por que é possível saber o valor dos ângulos sem o uso do transferidor?
  • Como você classifica os ângulos?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Nesse momento faça o encerramento da aula mostrando aos alunos o que foi aprendido em sala e leve a reflexão da importância que tem em saber identificar e classificar os ângulos por seu grau.

Propósito: Evidenciar os conceitos da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Entregue uma cópia para cada aluno. Depois explique que ângulo é a abertura existente entre dois lados unidos por um vértice e deixe que respondam à sua pergunta.

Propósito: Identificar e classificar os ângulos de um polígono.

Materiais auxiliares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.

(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.



Objetivos específicos

Relacionar o conceito de ângulo com o movimento, objetos e  imagens do cotidiano.

Conceito-chave

Ângulos



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua, lápis, borracha.





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 e 4)

Orientação: Nesse momento da retomada, mostre aos alunos o slide com a questão proposta, faça a pergunta para a turma, depois das respostas, mostre o slide posterior. Retomando aqui o estudo dos ângulos, que podemos identificar, classificar ângulos em objetos objetos, imagens e movimentos do cotidiano. Ângulo de 90º (reto), ângulo obtuso (maior que um ângulo reto) e ângulo agudo (menor que um ângulo reto). Podemos também nomear os ângulos por giros de um volta, meia-volta, um quarto de volta e assim por diante.

Propósito: Retomar o conhecimento de ângulos, Identificando giros de meia-volta, um quarto de volta, ângulo reto, maiores e menores que o reto (agudo e obtuso).

Discuta com a turma:

  • Como você conseguiria identificar a quantidade de ângulos no campo de futebol?
  • Você seria capaz de responder qual a medida do ângulo de uma volta completa na circunferência no meio do campo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 e 4)

Orientação: Nesse momento da retomada, mostre aos alunos o slide com a questão proposta, faça a pergunta para a turma, depois das respostas, mostre o slide posterior. Retomando aqui o estudo dos ângulos, que podemos identificar, classificar ângulos em objetos objetos, imagens e movimentos do cotidiano. Ângulo de 90º (reto), ângulo obtuso (maior que um ângulo reto) e ângulo agudo (menor que um ângulo reto). Podemos também nomear os ângulos por giros de um volta, meia-volta, um quarto de volta e assim por diante.

Propósito: Retomar o conhecimento de ângulos, Identificando giros de meia-volta, um quarto de volta, ângulo reto, maiores e menores que o reto (agudo e obtuso).

Discuta com a turma:

  • Como você conseguiria identificar a quantidade de ângulos no campo de futebol?
  • Você seria capaz de responder qual a medida do ângulo de uma volta completa na circunferência no meio do campo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Distribua para cada aluno a atividade impressa e explique que eles deverão observar as imagens em movimento e, onde estiver o ponto de interrogação, eles deverão indicar que ângulo está representado no movimento.

Propósito: Identificar ângulos em movimentos e conseguir nomeá-los.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiria dizer que ângulos estão sendo representados pelas imagens?
  • As medidas dos ângulo são ângulos maiores ou menores que a medida do ângulo reto?
  • Tem algum ângulo reto na imagem?

Materiais auxiliares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Distribua para cada aluno a atividade impressa e explique que eles deverão observar as imagens em movimento e, onde estiver o ponto de interrogação, eles deverão indicar que ângulo está representado no movimento.

Propósito: Identificar ângulos em movimentos e conseguir nomeá-los.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiria dizer que ângulos estão sendo representados pelas imagens?
  • As medidas dos ângulo são ângulos maiores ou menores que a medida do ângulo reto?
  • Tem algum ângulo reto na imagem?

Materiais auxiliares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Estimule os alunos a socializarem a nomeação dos ângulos e justificar suas escolhas.

Propósito: Provocar reflexões a respeito da nomeação dos ângulos.

Discuta com a turma:

  • Qual seria essa medida do ângulo reto?
  • Por que é possível saber o valor dos ângulos sem o uso do transferidor?
  • Como você classifica os ângulos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Nesse momento faça o encerramento da aula mostrando aos alunos o que foi aprendido em sala e leve a reflexão da importância que tem em saber identificar e classificar os ângulos por seu grau.

Propósito: Evidenciar os conceitos da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Entregue uma cópia para cada aluno. Depois explique que ângulo é a abertura existente entre dois lados unidos por um vértice e deixe que respondam à sua pergunta.

Propósito: Identificar e classificar os ângulos de um polígono.

Materiais auxiliares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano