Objetivo
Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.
(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Relacionar o conceito de ângulo com o movimento, objetos e imagens do cotidiano.
Conceito-chave
Ângulos
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Régua, lápis, borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 e 4)
Orientação: Nesse momento da retomada, mostre aos alunos o slide com a questão proposta, faça a pergunta para a turma, depois das respostas, mostre o slide posterior. Retomando aqui o estudo dos ângulos, que podemos identificar, classificar ângulos em objetos objetos, imagens e movimentos do cotidiano. Ângulo de 90º (reto), ângulo obtuso (maior que um ângulo reto) e ângulo agudo (menor que um ângulo reto). Podemos também nomear os ângulos por giros de um volta, meia-volta, um quarto de volta e assim por diante.
Propósito: Retomar o conhecimento de ângulos, Identificando giros de meia-volta, um quarto de volta, ângulo reto, maiores e menores que o reto (agudo e obtuso).
Discuta com a turma:
- Como você conseguiria identificar a quantidade de ângulos no campo de futebol?
- Você seria capaz de responder qual a medida do ângulo de uma volta completa na circunferência no meio do campo?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 e 4)
Orientação: Nesse momento da retomada, mostre aos alunos o slide com a questão proposta, faça a pergunta para a turma, depois das respostas, mostre o slide posterior. Retomando aqui o estudo dos ângulos, que podemos identificar, classificar ângulos em objetos objetos, imagens e movimentos do cotidiano. Ângulo de 90º (reto), ângulo obtuso (maior que um ângulo reto) e ângulo agudo (menor que um ângulo reto). Podemos também nomear os ângulos por giros de um volta, meia-volta, um quarto de volta e assim por diante.
Propósito: Retomar o conhecimento de ângulos, Identificando giros de meia-volta, um quarto de volta, ângulo reto, maiores e menores que o reto (agudo e obtuso).
Discuta com a turma:
- Como você conseguiria identificar a quantidade de ângulos no campo de futebol?
- Você seria capaz de responder qual a medida do ângulo de uma volta completa na circunferência no meio do campo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Distribua para cada aluno a atividade impressa e explique que eles deverão observar as imagens em movimento e, onde estiver o ponto de interrogação, eles deverão indicar que ângulo está representado no movimento.
Propósito: Identificar ângulos em movimentos e conseguir nomeá-los.
Discuta com a turma:
- Você conseguiria dizer que ângulos estão sendo representados pelas imagens?
- As medidas dos ângulo são ângulos maiores ou menores que a medida do ângulo reto?
- Tem algum ângulo reto na imagem?
Materiais auxiliares
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Distribua para cada aluno a atividade impressa e explique que eles deverão observar as imagens em movimento e, onde estiver o ponto de interrogação, eles deverão indicar que ângulo está representado no movimento.
Propósito: Identificar ângulos em movimentos e conseguir nomeá-los.
Discuta com a turma:
- Você conseguiria dizer que ângulos estão sendo representados pelas imagens?
- As medidas dos ângulo são ângulos maiores ou menores que a medida do ângulo reto?
- Tem algum ângulo reto na imagem?
Materiais auxiliares
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Estimule os alunos a socializarem a nomeação dos ângulos e justificar suas escolhas.
Propósito: Provocar reflexões a respeito da nomeação dos ângulos.
Discuta com a turma:
- Qual seria essa medida do ângulo reto?
- Por que é possível saber o valor dos ângulos sem o uso do transferidor?
- Como você classifica os ângulos?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Nesse momento faça o encerramento da aula mostrando aos alunos o que foi aprendido em sala e leve a reflexão da importância que tem em saber identificar e classificar os ângulos por seu grau.
Propósito: Evidenciar os conceitos da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Entregue uma cópia para cada aluno. Depois explique que ângulo é a abertura existente entre dois lados unidos por um vértice e deixe que respondam à sua pergunta.
Propósito: Identificar e classificar os ângulos de um polígono.
Materiais auxiliares: