Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula projetando este slide aos alunos. Solicite que observem e reflitam sobre as características da planta de uma casa, os ambientes, a disposição das medidas e o objetivo de um projeto como este. Permita um momento para discussão sobre o que observaram e suas descobertas. Anote os comentários na lousa.
Propósito: Fazer com que os alunos analisem uma planta baixa de forma a compreender a utilização da área em situações reais do cotidiano.
Discuta com a turma:
- Vocês já conheciam ou tiveram contato com a planta de uma casa antes?
- O que vocês observaram de mais importante nesta planta?
- O que representam as linhas desta planta? E as medidas?
- É possível calcular a área de cada cômodo e da casa inteira? Como vocês fariam?
- Em suas opiniões, por que uma planta como esta é importante para construção de um imóvel?
- É possível construir uma casa sem estas informações? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você poderá escrever o problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão.
Inicialmente, permita que os estudantes explorem a atividade e dê tempo para que resolvam por meio da colaboração entre os grupos. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias de solução.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas, de forma a mediar suas descobertas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre medidas e área para solucionar o problema proposto de forma prática. Espera-se que os alunos resolvam o problema por meio da exploração, manipulação de materiais concretos e da colaboração.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Nesta atividade, várias maneiras de medir podem surgir e esse fator deve ser incentivado. Pode ocorrer, por exemplo, que a trena não dê conta do tamanho da sala. E como fazer? Medie as estratégias para que os alunos cheguem a uma conclusão. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a trena, para encontrar o perímetro da sala de aula?
- Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno das paredes?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar esta atividade?
- O comprimento da trena foi suficiente para medir as paredes? Se não foi suficiente, o que fizeram?
- É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com as paredes?
- Qual foi a área encontrada de sua sala de aula?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Nesta atividade, várias maneiras de medir podem surgir e esse fator deve ser incentivado. Pode ocorrer, por exemplo, que a trena não dê conta do tamanho da sala. E como fazer? Medie as estratégias para que os alunos cheguem a uma conclusão. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a trena, para encontrar o perímetro da sala de aula?
- Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno das paredes?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar esta atividade?
- O comprimento da trena foi suficiente para medir as paredes? Se não foi suficiente, o que fizeram?
- É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com as paredes?
- Qual foi a área encontrada de sua sala de aula?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Nesta atividade, várias maneiras de medir podem surgir e esse fator deve ser incentivado. Pode ocorrer, por exemplo, que a trena não dê conta do tamanho da sala. E como fazer? Medie as estratégias para que os alunos cheguem a uma conclusão. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a trena, para encontrar o perímetro da sala de aula?
- Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno das paredes?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar esta atividade?
- O comprimento da trena foi suficiente para medir as paredes? Se não foi suficiente, o que fizeram?
- É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com as paredes?
- Qual foi a área encontrada de sua sala de aula?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.
Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.
Raio x
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Projete este slide, transcreva na lousa ou entregue uma cópia desta atividade aos alunos conforme o modelo para impressão.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure acompanhar o desenvolvimento da atividade e mediar caso necessário.
Propósito: Analisar e avaliar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante envolvendo medidas e área de forma prática.
Discuta com a turma:
- Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
- Tiveram alguma dificuldade? Quais?
- Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
- Como chegaram ao resultado?
- Qual a importância da medida de área no dia a dia das pessoas?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar