10937
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Encontrando a área na prática

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Área de figuras planas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_23GRM_05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Formulários.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
O professor pode aproveitar as orientações presentes em outros planos de aula referentes ao trabalho com planta baixa, ainda no 4º ano. É possível também propor aos alunos que façam uma pesquisa familiar sobre a planta da casa em que eles vivem.

Atividade principal
Propor ao professor trabalhar a partir da planta baixa da própria escola, para que ela seja digitalizada ou ao menos parte dela, para que os alunos tenham acesso à ambientes que eles já conhecem da escola.
Isso pode ser disponibilizado por partes, dependendo de como vai ser possível digitalizar o projeto. Caso as medidas sejam muito complexas, o professor pode escolher uma outra planta baixa real, de algum outro imóvel/construção que seja conhecida pelos alunos e que possa ser utilizada de maneira significativa.
A partir da planta escolhida, os alunos devem eleger um ambiente (caso ele não esteja escolhido previamente, até pela falta de possibilidades) para calcular a área do ambiente. Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais, o professor precisa fazer com que chegue a todos o mesmo projeto, o que pode ser feito com o envio de uma atividade impressa.

Discussão das soluções
O professor pode problematizar sobre o ambiente escolhido pela turma ou o escolhido pelo professor previamente (no caso de uma atividade impressa). O retorno sobre as descobertas dos alunos precisa ser feita de maneira pontual e específica de cada planta. É preciso cuidar também com as perguntas a serem feitas para que não fiquem repetitivas e para que garantam a reflexão sobre a prática.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Propor aos alunos a pensarem em um esboço da planta baixa da sua própria casa, ou caso o imóvel tenha mais de um andar, que o aluno possa escolher um dos andares para isso, fazendo os registros em seu caderno, ou em folha A3, ou até mesmo com o Jamboard como recurso digital.

Raio X
Propor que os alunos façam as atividades propostas no arquivo de atividades complementares (somente itens A e B ali disponíveis). O aluno pode resolver em material impresso ou usando o Google Formulários.

Convite às famílias
Convidar a família a acompanhar e desenhar junto com o aluno a planta baixa proposta na etapa de Encerramento.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_23GRM05

(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas