Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_23GRM_05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Formulários.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
O professor pode aproveitar as orientações presentes em outros planos de aula referentes ao trabalho com planta baixa, ainda no 4º ano. É possível também propor aos alunos que façam uma pesquisa familiar sobre a planta da casa em que eles vivem.
Atividade principal
Propor ao professor trabalhar a partir da planta baixa da própria escola, para que ela seja digitalizada ou ao menos parte dela, para que os alunos tenham acesso à ambientes que eles já conhecem da escola.
Isso pode ser disponibilizado por partes, dependendo de como vai ser possível digitalizar o projeto. Caso as medidas sejam muito complexas, o professor pode escolher uma outra planta baixa real, de algum outro imóvel/construção que seja conhecida pelos alunos e que possa ser utilizada de maneira significativa.
A partir da planta escolhida, os alunos devem eleger um ambiente (caso ele não esteja escolhido previamente, até pela falta de possibilidades) para calcular a área do ambiente. Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais, o professor precisa fazer com que chegue a todos o mesmo projeto, o que pode ser feito com o envio de uma atividade impressa.
Discussão das soluções
O professor pode problematizar sobre o ambiente escolhido pela turma ou o escolhido pelo professor previamente (no caso de uma atividade impressa). O retorno sobre as descobertas dos alunos precisa ser feita de maneira pontual e específica de cada planta. É preciso cuidar também com as perguntas a serem feitas para que não fiquem repetitivas e para que garantam a reflexão sobre a prática.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Propor aos alunos a pensarem em um esboço da planta baixa da sua própria casa, ou caso o imóvel tenha mais de um andar, que o aluno possa escolher um dos andares para isso, fazendo os registros em seu caderno, ou em folha A3, ou até mesmo com o Jamboard como recurso digital.
Raio X
Propor aos alunos que façam as atividades propostas no arquivo de atividades complementares (somente itens A e B ali disponíveis). O aluno pode resolver em material impresso ou usando o Google Formulários.
Convite às famílias
Convidar a família a acompanhar e desenhar junto ao aluno a planta baixa proposta na etapa de Encerramento.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_23GRM05
(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes