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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Equivalência entre litro e decímetro cúbico

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Correspondência entre volume e capacidade

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF05MA21 - Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.



Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo relações entre medidas de capacidade (litro) e volume (decímetro cúbico).

Conceito-chave

Correspondência entre volume e capacidade.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Os alunos irão relembrar que existe uma relação de correspondência entre volume e capacidade. Permita que discutam sobre como podemos encontrar a medida de uma dimensão desconhecida tendo como informação a capacidade e duas outras dimensões de um recipiente. Eles devem relembrar que a capacidade, dada em litros, corresponde ao volume, dado em dm³.

Propósito: Relembrar a relação de correspondência entre dm³ e litros.

Discuta com a turma:

  • Que informações temos disponível?
  • Como podemos utilizar essa informação para encontrar a solução para a questão?
  • Como podemos utilizar a capacidade para encontrar uma medida de comprimento?
  • Como podemos utilizar a medida das outras dimensões para encontrar a dimensão desconhecida?
  • O que o volume do recipiente tem a ver com sua capacidade?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão encontrar as medidas das dimensões de um recipiente, dado sua capacidade e algumas informações sobre as relações entre essas dimensões. Portanto, apresenta uma forma de raciocínio inversa em que a solução é dada sendo necessário encontrar os dados (as dimensões) que possibilitaram a construção da solução (640 litros de capacidade).

Propósito: Possibilitar a exploração de situação problema que mobilize a construção e consolidação de conhecimentos acerca da correspondência entre volume e capacidade.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção C

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 12).

Orientações: Aqui apresentamos uma forma organizada e resumida das principais informações do problema. Essa pode ser uma estratégia importante para os alunos saberem selecionar e utilizar os dados da questão. Ofereça oportunidades para que os alunos possam participar, realizando conexões com problemas do cotidiano. Antes de apresentar as informações, pergunte aos alunos que dados do problema são importantes para compreender a situação e para solucionar a questão.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Discuta com os alunos:

  • Que informações presentes no problema são importantes para entendermos a situação dada?
  • Que informações são importantes para solucionar a questão?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Estimule os alunos a utilizar as informações dadas como forma de tecer conclusões que poderão levá-los a construir estratégias para solucionar os problemas.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Discuta com a turma:

  • A que conclusões podemos chegar através das informações presentes no problema ?
  • A que conclusão o formato da banheira pode nos ajudar a chegar?
  • E quanto à medida de capacidade da banheira, como essa informação pode nos ajudar?
  • O que podemos concluir em relação às medidas das dimensões?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Conduza a discussão para que os alunos percebam que a medida da altura é o ponto em comum com as outras medidas. Portanto, ao encontrar a medida da altura, as outras dimensões poderão ser determinadas.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Discuta com a turma:

  • O que tem em comum nas dicas dadas em relação às medidas das dimensões?
  • Que dimensão possibilitará encontrar a medida das outras?
  • Então o que podemos concluir com isso?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: A solução poderia se dar facilmente ao ser utilizada uma equação :

A x C x L = 640 dm³

C = 5 X A

L = 2 X A

A X 5A X 2A = 640, então, 10A³ = 640, então, A³ = 640/10, então A³ = 64, então, A = 4 dm

C = 5 x A, então, C = 5 X 4, então, C = 20 dm

L = 2 x A, então, L = 8 dm.

No entanto, para o quinto ano, preferimos apresentar uma estratégia de tentativas. No entanto, caso surja algum aluno apresentando uma equação como solução, aproveite a oportunidade para explorar essa forma de resolver a questão.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Mostre que a tentativa 1 e a tentativa 2 apresenta soluções que não satisfazem aos comandos do problema. No entanto, explore as duas soluções encontradas de modo que percebam que os resultados estão gradativamente chegando no valor esperado.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Discuta com a turma:

  • Por que as duas primeiras tentativas não deram certo:
  • O que modificou e relação às soluções apresentadas nas duas tentativas?
  • Estamos mais perto da solução esperada?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Retome todos os critérios para que os alunos possam perceber a importância de conferir as soluções de modo a verificar sua adequação aos comandos do enunciado. Mostre que a solução correta atende a todos os critérios.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Por fim, retome a imagem da banheira de modo que os alunos possam efetivar os conhecimentos produzidos e possam consolidar a identificação das dimensões e suas nomenclaturas.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: A aula deve ser concluída com a retomada dos principais conhecimentos pretendidos. Antes de apresentar esse slide, permita que falem o que aprenderam com a aula de hoje.

Propósito: Concluir a aula resumindo os conhecimentos produzidos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Individualmente, os alunos irão relacionar o problema apresentado ao problema trabalhado durante a aula. Desse modo, o professor poderá verificar se os alunos compreenderam a relação de correspondência entre o volume de um recipiente e sua capacidade.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante. Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF05MA21 - Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.



Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo relações entre medidas de capacidade (litro) e volume (decímetro cúbico).

Conceito-chave

Correspondência entre volume e capacidade.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Os alunos irão relembrar que existe uma relação de correspondência entre volume e capacidade. Permita que discutam sobre como podemos encontrar a medida de uma dimensão desconhecida tendo como informação a capacidade e duas outras dimensões de um recipiente. Eles devem relembrar que a capacidade, dada em litros, corresponde ao volume, dado em dm³.

Propósito: Relembrar a relação de correspondência entre dm³ e litros.

Discuta com a turma:

  • Que informações temos disponível?
  • Como podemos utilizar essa informação para encontrar a solução para a questão?
  • Como podemos utilizar a capacidade para encontrar uma medida de comprimento?
  • Como podemos utilizar a medida das outras dimensões para encontrar a dimensão desconhecida?
  • O que o volume do recipiente tem a ver com sua capacidade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão encontrar as medidas das dimensões de um recipiente, dado sua capacidade e algumas informações sobre as relações entre essas dimensões. Portanto, apresenta uma forma de raciocínio inversa em que a solução é dada sendo necessário encontrar os dados (as dimensões) que possibilitaram a construção da solução (640 litros de capacidade).

Propósito: Possibilitar a exploração de situação problema que mobilize a construção e consolidação de conhecimentos acerca da correspondência entre volume e capacidade.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção C

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 12).

Orientações: Aqui apresentamos uma forma organizada e resumida das principais informações do problema. Essa pode ser uma estratégia importante para os alunos saberem selecionar e utilizar os dados da questão. Ofereça oportunidades para que os alunos possam participar, realizando conexões com problemas do cotidiano. Antes de apresentar as informações, pergunte aos alunos que dados do problema são importantes para compreender a situação e para solucionar a questão.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Discuta com os alunos:

  • Que informações presentes no problema são importantes para entendermos a situação dada?
  • Que informações são importantes para solucionar a questão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Estimule os alunos a utilizar as informações dadas como forma de tecer conclusões que poderão levá-los a construir estratégias para solucionar os problemas.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Discuta com a turma:

  • A que conclusões podemos chegar através das informações presentes no problema ?
  • A que conclusão o formato da banheira pode nos ajudar a chegar?
  • E quanto à medida de capacidade da banheira, como essa informação pode nos ajudar?
  • O que podemos concluir em relação às medidas das dimensões?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Conduza a discussão para que os alunos percebam que a medida da altura é o ponto em comum com as outras medidas. Portanto, ao encontrar a medida da altura, as outras dimensões poderão ser determinadas.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Discuta com a turma:

  • O que tem em comum nas dicas dadas em relação às medidas das dimensões?
  • Que dimensão possibilitará encontrar a medida das outras?
  • Então o que podemos concluir com isso?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: A solução poderia se dar facilmente ao ser utilizada uma equação :

A x C x L = 640 dm³

C = 5 X A

L = 2 X A

A X 5A X 2A = 640, então, 10A³ = 640, então, A³ = 640/10, então A³ = 64, então, A = 4 dm

C = 5 x A, então, C = 5 X 4, então, C = 20 dm

L = 2 x A, então, L = 8 dm.

No entanto, para o quinto ano, preferimos apresentar uma estratégia de tentativas. No entanto, caso surja algum aluno apresentando uma equação como solução, aproveite a oportunidade para explorar essa forma de resolver a questão.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Mostre que a tentativa 1 e a tentativa 2 apresenta soluções que não satisfazem aos comandos do problema. No entanto, explore as duas soluções encontradas de modo que percebam que os resultados estão gradativamente chegando no valor esperado.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Discuta com a turma:

  • Por que as duas primeiras tentativas não deram certo:
  • O que modificou e relação às soluções apresentadas nas duas tentativas?
  • Estamos mais perto da solução esperada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Retome todos os critérios para que os alunos possam perceber a importância de conferir as soluções de modo a verificar sua adequação aos comandos do enunciado. Mostre que a solução correta atende a todos os critérios.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Por fim, retome a imagem da banheira de modo que os alunos possam efetivar os conhecimentos produzidos e possam consolidar a identificação das dimensões e suas nomenclaturas.

Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: A aula deve ser concluída com a retomada dos principais conhecimentos pretendidos. Antes de apresentar esse slide, permita que falem o que aprenderam com a aula de hoje.

Propósito: Concluir a aula resumindo os conhecimentos produzidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Individualmente, os alunos irão relacionar o problema apresentado ao problema trabalhado durante a aula. Desse modo, o professor poderá verificar se os alunos compreenderam a relação de correspondência entre o volume de um recipiente e sua capacidade.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante. Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

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