Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Os alunos irão relembrar que existe uma relação de correspondência entre volume e capacidade. Permita que discutam sobre como podemos encontrar a medida de uma dimensão desconhecida tendo como informação a capacidade e duas outras dimensões de um recipiente. Eles devem relembrar que a capacidade, dada em litros, corresponde ao volume, dado em dm³.
Propósito: Relembrar a relação de correspondência entre dm³ e litros.
Discuta com a turma:
- Que informações temos disponível?
- Como podemos utilizar essa informação para encontrar a solução para a questão?
- Como podemos utilizar a capacidade para encontrar uma medida de comprimento?
- Como podemos utilizar a medida das outras dimensões para encontrar a dimensão desconhecida?
- O que o volume do recipiente tem a ver com sua capacidade?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão encontrar as medidas das dimensões de um recipiente, dado sua capacidade e algumas informações sobre as relações entre essas dimensões. Portanto, apresenta uma forma de raciocínio inversa em que a solução é dada sendo necessário encontrar os dados (as dimensões) que possibilitaram a construção da solução (640 litros de capacidade).
Propósito: Possibilitar a exploração de situação problema que mobilize a construção e consolidação de conhecimentos acerca da correspondência entre volume e capacidade.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção C
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 12).
Orientações: Aqui apresentamos uma forma organizada e resumida das principais informações do problema. Essa pode ser uma estratégia importante para os alunos saberem selecionar e utilizar os dados da questão. Ofereça oportunidades para que os alunos possam participar, realizando conexões com problemas do cotidiano. Antes de apresentar as informações, pergunte aos alunos que dados do problema são importantes para compreender a situação e para solucionar a questão.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discuta com os alunos:
- Que informações presentes no problema são importantes para entendermos a situação dada?
- Que informações são importantes para solucionar a questão?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Estimule os alunos a utilizar as informações dadas como forma de tecer conclusões que poderão levá-los a construir estratégias para solucionar os problemas.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discuta com a turma:
- A que conclusões podemos chegar através das informações presentes no problema ?
- A que conclusão o formato da banheira pode nos ajudar a chegar?
- E quanto à medida de capacidade da banheira, como essa informação pode nos ajudar?
- O que podemos concluir em relação às medidas das dimensões?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Conduza a discussão para que os alunos percebam que a medida da altura é o ponto em comum com as outras medidas. Portanto, ao encontrar a medida da altura, as outras dimensões poderão ser determinadas.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discuta com a turma:
- O que tem em comum nas dicas dadas em relação às medidas das dimensões?
- Que dimensão possibilitará encontrar a medida das outras?
- Então o que podemos concluir com isso?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: A solução poderia se dar facilmente ao ser utilizada uma equação :
A x C x L = 640 dm³
C = 5 X A
L = 2 X A
A X 5A X 2A = 640, então, 10A³ = 640, então, A³ = 640/10, então A³ = 64, então, A = 4 dm
C = 5 x A, então, C = 5 X 4, então, C = 20 dm
L = 2 x A, então, L = 8 dm.
No entanto, para o quinto ano, preferimos apresentar uma estratégia de tentativas. No entanto, caso surja algum aluno apresentando uma equação como solução, aproveite a oportunidade para explorar essa forma de resolver a questão.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Mostre que a tentativa 1 e a tentativa 2 apresenta soluções que não satisfazem aos comandos do problema. No entanto, explore as duas soluções encontradas de modo que percebam que os resultados estão gradativamente chegando no valor esperado.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discuta com a turma:
- Por que as duas primeiras tentativas não deram certo:
- O que modificou e relação às soluções apresentadas nas duas tentativas?
- Estamos mais perto da solução esperada?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Retome todos os critérios para que os alunos possam perceber a importância de conferir as soluções de modo a verificar sua adequação aos comandos do enunciado. Mostre que a solução correta atende a todos os critérios.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Por fim, retome a imagem da banheira de modo que os alunos possam efetivar os conhecimentos produzidos e possam consolidar a identificação das dimensões e suas nomenclaturas.
Propósito: Discutir as estratégias formuladas pelos alunos de modo a identificar equívocos, levantar possibilidades de soluções e construir ferramentas matemáticas apropriadas para solucionar as questões.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: A aula deve ser concluída com a retomada dos principais conhecimentos pretendidos. Antes de apresentar esse slide, permita que falem o que aprenderam com a aula de hoje.
Propósito: Concluir a aula resumindo os conhecimentos produzidos.