Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_25RDP05
Para este plano, foque na etapa Retomada e Atividade principal.
Professor, navegue pelo plano de aula completo, há muitas outras sugestões que poderão ser adaptadas à sua turma de maneira que possam contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
Para que os alunos percebam que um problema não precisa necessariamente ter dados numéricos para ser resolvido, organize uma atividade interativa, promovendo uma discussão sobre esse assunto. Você pode perguntar “quem já teve um problema e que não precisou fazer cálculos para resolver”? Talvez nem todos vão se lembrar de algo que aconteceu em seu dia a dia e que tiveram de resolver. Mas a opinião de alguns poderá influenciar os outros a relatarem também. Dê exemplos simples de problemas que temos de resolver em nosso dia a dia sem dados numéricos e que não usamos cálculos ou operações para resolvê-los. Dê outros exemplos de problemas sem perguntas, questione-os se é possível respondê-lo sem pergunta. Essa comunicação pode acontecer de forma síncrona, através de algum recurso virtual, Google meet, Zoom ou outro canal de comunicação que seja acessível à todos que possuem internet.
Já para os que não possuem acesso à internet, a saída é enviar o questionamento impresso, junto com o restante da atividade, para que os pais retirem na escola. Com a atividade, envie também todas as informações necessárias, inclusive a data de entrega, para que o aluno junto da família consiga realizar a atividade com sucesso. Neste caso será necessária a ajuda de um adulto para auxiliá-lo nos registros de seus argumentos.
Atividade principal
Envie uma cópia impressa da atividade principal ou do raio x (pode ser retirada na escola ou enviada através de uma foto via whatsapp) de forma que seja uma imagem de boa qualidade para que a criança consiga ler.
Na seção “discuta com a turma”você pode selecionar alguns questionamentos que considere relevantes e enviar junto com a atividade. Oriente para que um adulto acompanhe a criança no momento da realização da tarefa proposta. Esse auxílio é para estimular a opinião do aluno, ouvir suas ideias e também no registro de seus argumentos.
Quanto a leitura do problema, esta pode ser em primeiro momento, individual e silenciosa. Em seguida, o aluno pode ler em voz alta para alguém ouvir. O acompanhamento durante a realização desta atividade é importante, pois a criança precisa ser questionada, ouvida e também ser auxiliada nos registros.
Discussão das soluções
Como proposta de socialização e discussão das estratégias que os alunos usaram para resolver o problema, o professor pode orientar, na retirada das atividades, para que a resolução seja feita em uma folha avulsa. O aluno deverá registrar a estratégia que usou e qual pergunta escreveu no problema. Caso sua escola tenha a opção de retirada e entrega de atividades fisicamente e em dias agendados, solicite que seja feita desta maneira. Se não for possível desta forma, os alunos podem enviar uma foto da solução do seu problema.
De ambas as maneiras que foi feita a devolutiva (na escola ou foto pelo whatsapp), o professor poderá, escanear e imprimir o trabalho enviado pelo aluno e quando da retirada de materiais e atividades na escola, compartilhar as estratégias dos alunos ou fotografar as respostas e compartilhar no particular através do WhatsApp. Neste caso, envie um áudio, perguntando se a pergunta do problema é igual a que ele elaborou
Convite às família
A participação da família na aprendizagem da criança neste momento, passa a ser necessária para que ela se sinta mais segura. Nesta fase algumas crianças não têm domínio da leitura ou da escrita. Isso dificulta na compreensão do problema. Por isso, ela precisa de alguém que a questione, que a faça pensar, expôr suas ideias, enfim, interagir com a pessoa mais próxima dela