10932
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Resolvendo problemas sem números e sem pergunta

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolução, situações, problemas, estratégias, perguntas

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.



Objetivos específicos

- Compreender diferentes tipos de situações problemas.

- Criar uma pergunta para um problema.

- Identificar os dados essenciais de uma situação para sua resolução.

- Compreender os processos matemáticos envolvidos na resolução de problema.

Conceito-chave

Resolução, situações, problemas, estratégias, perguntas.

Recursos necessários

- Atividade principal e raio x impresso.

- Quadro para anotações.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Coletivamente, apresente o questionamento acima aos alunos e estimule-os a dizer o pensam e o que sabem sobre resolução de problemas. Explore o conceito de problemas não numéricos e a possibilidade de completarem um problema e elaborarem perguntas.

Propósito: Socializar ideias referentes a resolução de problemas não numéricos sem pergunta.

Discuta com a turma:

  • Uma situação precisa ter números para ser considerada um problema?
  • Todo problema precisa de pelo menos uma pergunta a ser respondida?
  • Como traçamos estratégias de resolução em um problema?
  • O que não pode faltar numa situação para ser considerada um problema?
  • Que tipos de problemas você já viu?
  • Como você os resolveu?

Material complementar:

Seus alunos sabem interpretar problemas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Oriente os alunos a lerem a situação e analisar se ela está completa. É importante que compreendam a proposta, ou seja, são duas coisas a serem feitas: primeiro responder a pergunta feita, e segundo formular a pergunta do problema. Explore o que está faltando na situação para que ela realmente seja considerada um problema. Enfatize que esse tipo de problema não envolve necessariamente dados numérico, portanto o que realmente está faltando não são os números e sim uma pergunta coerente, que possa ser respondida mesmo com sugestões pessoais. Estimule os alunos a se colocarem no lugar da personagem e pensem o que pode acontecer com alguém nessa situação para que se torne um problema.

Propósito: Apresentar a situação e propor a elaboração de uma pergunta.

Discuta com a turma:

  • Podemos dizer que nessa situação há um problema a ser resolvido? Por quê?
  • O que diz a situação?
  • A situação precisa ser resolvida de alguma forma? Por quê?
  • O que falta nessa situação?
  • É possível elaborar alguma pergunta para essa situação se tornar um problema a ser resolvido?
  • Que estratégia você e seu colega utilizarão para formular a pergunta da situação?
  • Quais informações irão auxiliar vocês a elaborarem essa pergunta?
  • O que você acha que poderia acontecer nessa situação? Que tipos de acontecimentos seriam possíveis?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Explore as respostas que os alunos deram a pergunta 1. Socialize as perguntas elaboradas, verifique se todas as duplas elaboraram perguntas que podem ser respondidas, se elas estão coerentes com a situação. Assim que uma dupla expor a pergunta que elaborou, peça que a turma a responda, assim será possível validar a pergunta. Caso não seja coerente e não seja possível respondê-la, peça que a dupla retome e verifique o que faltou e o que precisa ser melhorado.

Propósito: Validar as perguntas elaboradas e socializá-las.

Discuta com a turma:

  • Todas as duplas tiveram a mesma resposta sobre essa situação ser um problema ou não?
  • As perguntas elaboradas podem ser respondidas?
  • Na pergunta que sua dupla elaborou é preciso pensar em alguma estratégia para respondê-la?
  • Que estratégia você utilizaria para responder a pergunta que você e seu colega elaboraram?

Material complementar:

Metodologia da resolução de problemas

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elenque as conclusões dos alunos deixando-os exporem suas ideias e esclareça o que ficar de dúvidas sobre a importância da pergunta na situação problema, e que nem todo problema precisa ter números e ser resolvido com operações para ser um problema.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • A pergunta é um dos elementos mais importantes num problema? Por quê?
  • Há como resolver um problema sem pergunta? Como?
  • Há como resolver um problema sem números? Como?
  • O que é preciso para resolver problemas?
  • Você já tinha visto algum problema que não envolvesse números na resolução?
  • Pensar numa pergunta para um problema que não envolva dados numéricos é mais fácil ou mais difícil?
  • Geralmente, os problemas não numéricos envolvem situações que vivenciamos em nosso dia a dia, isso facilita ou dificulta a resolução deles?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem e retomar pontos importantes caso os alunos ainda apresentem dúvidas sobre a aula. Apresente a situação para refletirem individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Explore o que Maria vende na padaria e converse com os alunos sobre o que é necessário fazer para que essa situação realmente seja um problema. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos, elaborando perguntas coerentes.

Discuta com a turma:

  • O problema tem uma pergunta?
  • Que tipos de perguntas poderíamos fazer nessa situação?
  • Imagine você sendo responsável por alguma coisa e fica doente, o que aconteceria? Seria um problema? Como seria possível resolver a situação?
  • A pergunta que você elaborou pode ser respondida? Como?
  • Que estratégia você utilizaria para resolver o problema com a pergunta que você elaborou?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.



Objetivos específicos

- Compreender diferentes tipos de situações problemas.

- Criar uma pergunta para um problema.

- Identificar os dados essenciais de uma situação para sua resolução.

- Compreender os processos matemáticos envolvidos na resolução de problema.

Conceito-chave

Resolução, situações, problemas, estratégias, perguntas.

Recursos necessários

- Atividade principal e raio x impresso.

- Quadro para anotações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Coletivamente, apresente o questionamento acima aos alunos e estimule-os a dizer o pensam e o que sabem sobre resolução de problemas. Explore o conceito de problemas não numéricos e a possibilidade de completarem um problema e elaborarem perguntas.

Propósito: Socializar ideias referentes a resolução de problemas não numéricos sem pergunta.

Discuta com a turma:

  • Uma situação precisa ter números para ser considerada um problema?
  • Todo problema precisa de pelo menos uma pergunta a ser respondida?
  • Como traçamos estratégias de resolução em um problema?
  • O que não pode faltar numa situação para ser considerada um problema?
  • Que tipos de problemas você já viu?
  • Como você os resolveu?

Material complementar:

Seus alunos sabem interpretar problemas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Oriente os alunos a lerem a situação e analisar se ela está completa. É importante que compreendam a proposta, ou seja, são duas coisas a serem feitas: primeiro responder a pergunta feita, e segundo formular a pergunta do problema. Explore o que está faltando na situação para que ela realmente seja considerada um problema. Enfatize que esse tipo de problema não envolve necessariamente dados numérico, portanto o que realmente está faltando não são os números e sim uma pergunta coerente, que possa ser respondida mesmo com sugestões pessoais. Estimule os alunos a se colocarem no lugar da personagem e pensem o que pode acontecer com alguém nessa situação para que se torne um problema.

Propósito: Apresentar a situação e propor a elaboração de uma pergunta.

Discuta com a turma:

  • Podemos dizer que nessa situação há um problema a ser resolvido? Por quê?
  • O que diz a situação?
  • A situação precisa ser resolvida de alguma forma? Por quê?
  • O que falta nessa situação?
  • É possível elaborar alguma pergunta para essa situação se tornar um problema a ser resolvido?
  • Que estratégia você e seu colega utilizarão para formular a pergunta da situação?
  • Quais informações irão auxiliar vocês a elaborarem essa pergunta?
  • O que você acha que poderia acontecer nessa situação? Que tipos de acontecimentos seriam possíveis?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Explore as respostas que os alunos deram a pergunta 1. Socialize as perguntas elaboradas, verifique se todas as duplas elaboraram perguntas que podem ser respondidas, se elas estão coerentes com a situação. Assim que uma dupla expor a pergunta que elaborou, peça que a turma a responda, assim será possível validar a pergunta. Caso não seja coerente e não seja possível respondê-la, peça que a dupla retome e verifique o que faltou e o que precisa ser melhorado.

Propósito: Validar as perguntas elaboradas e socializá-las.

Discuta com a turma:

  • Todas as duplas tiveram a mesma resposta sobre essa situação ser um problema ou não?
  • As perguntas elaboradas podem ser respondidas?
  • Na pergunta que sua dupla elaborou é preciso pensar em alguma estratégia para respondê-la?
  • Que estratégia você utilizaria para responder a pergunta que você e seu colega elaboraram?

Material complementar:

Metodologia da resolução de problemas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elenque as conclusões dos alunos deixando-os exporem suas ideias e esclareça o que ficar de dúvidas sobre a importância da pergunta na situação problema, e que nem todo problema precisa ter números e ser resolvido com operações para ser um problema.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • A pergunta é um dos elementos mais importantes num problema? Por quê?
  • Há como resolver um problema sem pergunta? Como?
  • Há como resolver um problema sem números? Como?
  • O que é preciso para resolver problemas?
  • Você já tinha visto algum problema que não envolvesse números na resolução?
  • Pensar numa pergunta para um problema que não envolva dados numéricos é mais fácil ou mais difícil?
  • Geralmente, os problemas não numéricos envolvem situações que vivenciamos em nosso dia a dia, isso facilita ou dificulta a resolução deles?

Slide Plano Aula

Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem e retomar pontos importantes caso os alunos ainda apresentem dúvidas sobre a aula. Apresente a situação para refletirem individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Explore o que Maria vende na padaria e converse com os alunos sobre o que é necessário fazer para que essa situação realmente seja um problema. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos, elaborando perguntas coerentes.

Discuta com a turma:

  • O problema tem uma pergunta?
  • Que tipos de perguntas poderíamos fazer nessa situação?
  • Imagine você sendo responsável por alguma coisa e fica doente, o que aconteceria? Seria um problema? Como seria possível resolver a situação?
  • A pergunta que você elaborou pode ser respondida? Como?
  • Que estratégia você utilizaria para resolver o problema com a pergunta que você elaborou?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre processos matemáticos, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano