10931
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Quanto tem? Quanto cabe? Estimando medidas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre realizar estimativas a partir de medidas não padronizadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila Paes Inacio Melies

COMPRIMENTO:

Para que as crianças compreendam o conceito de comprimento, faça uma brincadeira muito conhecida chamada de “senhor capitão”.

Escolha um animal (primeiro um grande, como uma girafa, em seguida um pequeno, como uma formiga) e coloque como objetivo para a criança chegar de um lugar a outro.

Solicite que a criança diga “senhor capitão” e, em seguida, diga quantos passos ela deve dar, como 5 passos de girafa, por exemplo. Caso seja interessante, utilize um dado para sortear o número. Dessa forma, o conceito de comprimento pode ser desenvolvido com os pequenos.

Também é possível desenvolver o conceito com brincadeiras simples no dia a dia. Solicite que a criança faça a medida da mesa de casa utilizando o próprio palmo e, em seguida, peça para que um adulto responsável faça o mesmo. Mostre a diferença entre uma e outra medida.

Solicite a ajuda de um adulto responsável e compare o número de palmos com pedaços de barbantes ou linhas cortados, para que a criança consiga observar que, por serem unidades diferentes, o resultado também será diferente.

Como crianças menores necessitam de atividades muito concretas, registre essas medidas não somente com números, mas também de forma abstrata com objetos, como palitos, tampinhas, caixinhas ou outras formas de quantificação.

Peça para que a criança desenhe em uma folha os comprimentos na ordem de tamanho deles, ou seja, do mais curto para o mais comprido.

MASSA:

No plano 2 dessa sequência “Mais leve, mais pesado, cabe mais ou cabe menos”, há uma imagem na seção “Aquecimento” com alguns animais. Mostre-as para as crianças, levantando a discussão sobre quem é o mais leve e quem é o mais pesado.

Parta da pergunta:
- Quais dos animais você conseguiria carregar no colo?
Avance na discussão sobre qual as crianças acham que seria o mais pesado e o porquê.

Em seguida, solicite que elas tenham em mãos potes ou caixas opacos (não transparentes) com objetos ou quantidades diferentes de grãos (arroz, feijão), pacotes de alimentos, latas etc. Peça para que as crianças determinem qual deles é o mais pesado e que explique o motivo da escolha.

Caso tenham uma balança em casa, sugira que façam a pesagem depois de darem os palpites, para ver como está a estimativa.

Oriente-as a mudarem a quantidade de objetos ou os tipos em cada caixa (ou pote), para que a criança tente acertar a quantia novamente.

Depois de cada atividade realizada, peça para a criança organizar as caixas por peso, começando da mais leve para a mais pesada.

CAPACIDADE:

Solicite que a criança escolha copos de tamanhos diferentes que serão utilizados para encher um balde ou uma bacia com água.

Peça para ela dar palpites de quantos copos serão necessários para encher o recipiente com cada tipo de recipiente selecionado.

Solicite que mude o recipiente a ser preenchido para um maior, e, depois, para outro menor.
Converse com ela sobre o motivo de aumentar ou diminuir a quantidade de copos necessários.

Peça para que registre o número de copos dos palpites em cada uma das situações e verifique posteriormente se a estimativa estava correta. Incentive o refinamento dos palpites conforme forem testando os recipientes.

Depois das atividades, peça para a criança organizar os recipientes por tamanho, começando pelo que cabe menos para o que cabe mais água.

Uma boa opção para desenvolvimento do conceito de grandezas e medidas é o jogo on-line (https://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/medidas-grandezas), que desenvolve conceitos de menor e maior e ordem crescente com diferentes temas.
Sugiro também este outro jogo nessa linha (http://www.escolagames.com.br/jogos/circoMagico/?deviceType=computer).

Sugestão Enviada Por: Renata Capovilla e Fernando Barnabé


Código: MAT1_14GRM04

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas