10931
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Quanto tem? Quanto cabe? Estimando medidas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre realizar estimativas a partir de medidas não padronizadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila Paes Inacio Melies

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_14GRM04

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, um cabo de vassoura e um palito (sorvete ou churrasco) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.

Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Peça às famílias que apresentem aos alunos um cabo de vassoura e um outro palito (picolé, churrasco). Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.

Atividade principal e Discussão das soluções
Para qualquer tipo de aula, explique a comanda ou envie deixando claro que não podem usar o cabo de vassoura para medir o cômodo. Peça que escolham um cômodo da casa e que, um adulto coloque o cabo de vassoura no chão, no sentido do seu comprimento. Indique que deverão estimar quantos cabos são necessários para medir o comprimento do cômodo.
Aula síncrona: Deixe que, por alguns minutos, seus alunos pensem em estratégias e depois realize uma discussão das soluções encontradas, adaptando as questões do Discuta com a turma, pois eles não trabalharam em duplas.
Aula assíncrona: Envie questões para saber como pensaram e já colocando algumas estratégias para que comentem. Peça que te encaminhem as respostas.
     1) DE QUAL CÔMODO DA SUA CASA VOCÊ ESTIMOU A MEDIDA?
     2) QUANTOS BASTÕES VOCÊ ESTIMOU PARA CHEGA PRÓXIMO AO COMPRIMENTO DO CÔMODO?
     3) COMO PENSOU E O QUE FEZ PARA CHEGAR NESTE VALOR? EXPLIQUE.
     4) CONSEGUIU PENSAR EM OUTRA ALTERNATIVA?
     5) UM COLEGA MEDIU O TAMANHO DO CABO DE VASSOURA COM SEUS PÉS E DEPOIS MEDIU A SALA. DAÍ ESTIMOU QUANTOS CABOS SERIAM NECESSÁRIOS.      6) VOCÊ ACHA QUE ESSA ESTRATÉGIA É VÁLIDA?
Se necessário, indique que um adulto seja o leitor e ou escriba.

Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Utilize os slides da Sistematização do conceito e do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Realize uma devolutiva às respostas dos alunos, com as intervenções que julgar necessárias e um fechamento com base na sistematização do conceito e no encerramento do plano de aula. Se achar conveniente, mande uma compilação de diferentes estratégias usadas pelos alunos.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre estimativa de medidas e a realizar as atividades da aula. Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_14GRM04

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas