10931
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Quanto tem? Quanto cabe? Estimando medidas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre realizar estimativas a partir de medidas não padronizadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila Paes Inacio Melies

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Título: Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.



Objetivos específicos

Realizar estimativas a partir de medidas não padronizadas.

Conceito-chave

Estimar medidas não padronizadas de comprimento.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Título: Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Título: Aquecimento select-down

Slide Plano Aula Título: Aquecimento

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leve um cabo de vassoura e um palito de picolé para a sala e faça a pergunta da projeção. Incentive as crianças a darem palpites e a estimarem quantos palitos seriam necessários para chegar ao comprimento do cabo de vassoura. Não permita que as crianças, por exemplo, coloquem o palito junto ao cabo de vassoura e façam marcações com o lápis ou qualquer outra atitude que os levem a conclusões precisas, pois a atividade se trata de estimar e não precisar. Após fazer uma rápida discussão, finalize dizendo que nesta aula aprenderemos a estimar comprimentos não padronizados.

Propósito: Levar as crianças à reflexão e à estimativa de alguns comprimentos.

Discuta com a turma:

- Qual dos bastões é mais comprido?

- Quantos palitos de picolé como este seriam necessários para obtermos o mesmo comprimento do cabo de vassoura?

Título: Atividade principal select-down

Slide Plano Aula Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: As crianças devem estar organizadas em duplas. Usando o mesmo cabo de vassoura da atividade do aquecimento, lance a pergunta da projeção. Você pode colocar o bastão deitado no chão da sala para que as crianças compreendam qual é o comprimento que precisam estimar. As crianças vão olhar o bastão e buscar estratégias para estimar quantos são necessários para completar o comprimento da sala. Enquanto as duplas discutem entre si para chegar num acordo, circule pela sala para observar as discussões e mediá-las caso necessário (conforme o tópico “discuta com a turma”). Aproveite este momento para circular pela sala e tomar conhecimento das estratégias que as duplas estão usando para estimar e já ir pensando no momento seguinte que será a discussão das soluções. Se alguma dupla não tiver desenvolvido nenhuma estratégia ou esteja com dúvida sobre como fazer uma estimativa veja como proceder no Guia de intervenções.

Discuta com a turma (nas duplas):

  • Compreenderam o que é para fazer?
  • O que vocês pretendem fazer para descobrir a resposta?

Propósito: Propiciar, nas crianças, a necessidade de estimar a quantidade de bastões necessários para chegar ao comprimento da sala.

Materiais complementares para impressão

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Título: Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula Título: Discussão das Soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Permita que todos os grupos possam apresentar suas estratégias para encontrar a resposta.

Propósito: Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para encontrar a resposta.

Discuta com a turma: Faça as seguintes questões para cada grupo no momento da discussão das soluções. Determine que se direcionem para a turma e não para o professor.

  • Diga para os colegas quantos bastões vocês estimaram para chegarmos próximo ao comprimento da sala?
  • Como pensaram e o que fizeram para chegar neste valor? Explique pra nós.
  • Conseguiram pensar em outra alternativa?
  • Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando o seguinte: Vocês consideram que esta estratégia ajudou a dupla a chegar na resposta? Por quê?
  • Concordam com a maneira como eles fizeram? Ou fariam algo diferente?
  • Vocês concordam com a resposta da dupla? Por quê?

Obs.: É possível que apareçam várias respostas diferentes, já que estamos trabalhando com estimativa. Depois de todas as estratégias que você solicitou forem compartilhadas (é recomendável que durante a discussão seja feito o registro de cada estratégia no quadro para que fique visível para todos ao final da discussão) pergunte à turma:

  • Mais alguma dupla chegou nesses mesmos valores expostos aqui? Usou a mesma estratégia?
  • De todas essas respostas, qual vocês consideram que se aproximou mais da quantidade exata de bastões?

Possíveis estratégias de resolução: As duplas poderão:

- Medir o bastão com os pés, ou passos e depois fazer o mesmo no comprimento da sala. Por exemplo: Um integrante da dupla percebe que se der um passo bem grande alcança o comprimento do cabo de vassoura, então ele dá vários passos na sala para fazer sua estimativa.

- Usar algum material, como um barbante, ou os próprios braços abertos para medir o comprimento do bastão.

Não direcione as crianças a nenhuma delas, mas deixe-os livre para usar a estratégia a que melhor se adaptarem. Essas são possibilidades de estratégias, podem aparecer outras de acordo com a criatividades das crianças. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas vai questioná-los sobre a estratégia que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Material Complementar:

Você pode encontrar as possíveis soluções aqui.

Título: Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula Título: Sistematização do Conceito

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Após a socialização das estratégias de resolução conduza uma rápida discussão levando as crianças a perceberem que estimar é utilizar estratégias que facilitam a busca de um valor aproximado daquilo que se pede e que é possível fazer isso com qualquer grandeza.

Propósito: Sistematizar e conceituar o que foi aprendido na aula.

Título: Encerramento select-down

Slide Plano Aula Título: Encerramento

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o resumo da aprendizagem. Leia junto com seus alunos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Título: Raio X select-down

Slide Plano Aula Título: Raio X

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando as crianças sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje. É possível que haja várias respostas diferentes e aceitáveis já que as crianças vão fazer as estimativas baseadas no tamanho do próprio passo e umas certamente são mais altas que outras.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares para impresão

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano
Título: Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.



Objetivos específicos

Realizar estimativas a partir de medidas não padronizadas.

Conceito-chave

Estimar medidas não padronizadas de comprimento.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula
Título: Aquecimento

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leve um cabo de vassoura e um palito de picolé para a sala e faça a pergunta da projeção. Incentive as crianças a darem palpites e a estimarem quantos palitos seriam necessários para chegar ao comprimento do cabo de vassoura. Não permita que as crianças, por exemplo, coloquem o palito junto ao cabo de vassoura e façam marcações com o lápis ou qualquer outra atitude que os levem a conclusões precisas, pois a atividade se trata de estimar e não precisar. Após fazer uma rápida discussão, finalize dizendo que nesta aula aprenderemos a estimar comprimentos não padronizados.

Propósito: Levar as crianças à reflexão e à estimativa de alguns comprimentos.

Discuta com a turma:

- Qual dos bastões é mais comprido?

- Quantos palitos de picolé como este seriam necessários para obtermos o mesmo comprimento do cabo de vassoura?

Slide Plano Aula
Título: Atividade principal

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: As crianças devem estar organizadas em duplas. Usando o mesmo cabo de vassoura da atividade do aquecimento, lance a pergunta da projeção. Você pode colocar o bastão deitado no chão da sala para que as crianças compreendam qual é o comprimento que precisam estimar. As crianças vão olhar o bastão e buscar estratégias para estimar quantos são necessários para completar o comprimento da sala. Enquanto as duplas discutem entre si para chegar num acordo, circule pela sala para observar as discussões e mediá-las caso necessário (conforme o tópico “discuta com a turma”). Aproveite este momento para circular pela sala e tomar conhecimento das estratégias que as duplas estão usando para estimar e já ir pensando no momento seguinte que será a discussão das soluções. Se alguma dupla não tiver desenvolvido nenhuma estratégia ou esteja com dúvida sobre como fazer uma estimativa veja como proceder no Guia de intervenções.

Discuta com a turma (nas duplas):

  • Compreenderam o que é para fazer?
  • O que vocês pretendem fazer para descobrir a resposta?

Propósito: Propiciar, nas crianças, a necessidade de estimar a quantidade de bastões necessários para chegar ao comprimento da sala.

Materiais complementares para impressão

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula
Título: Discussão das Soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Permita que todos os grupos possam apresentar suas estratégias para encontrar a resposta.

Propósito: Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para encontrar a resposta.

Discuta com a turma: Faça as seguintes questões para cada grupo no momento da discussão das soluções. Determine que se direcionem para a turma e não para o professor.

  • Diga para os colegas quantos bastões vocês estimaram para chegarmos próximo ao comprimento da sala?
  • Como pensaram e o que fizeram para chegar neste valor? Explique pra nós.
  • Conseguiram pensar em outra alternativa?
  • Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando o seguinte: Vocês consideram que esta estratégia ajudou a dupla a chegar na resposta? Por quê?
  • Concordam com a maneira como eles fizeram? Ou fariam algo diferente?
  • Vocês concordam com a resposta da dupla? Por quê?

Obs.: É possível que apareçam várias respostas diferentes, já que estamos trabalhando com estimativa. Depois de todas as estratégias que você solicitou forem compartilhadas (é recomendável que durante a discussão seja feito o registro de cada estratégia no quadro para que fique visível para todos ao final da discussão) pergunte à turma:

  • Mais alguma dupla chegou nesses mesmos valores expostos aqui? Usou a mesma estratégia?
  • De todas essas respostas, qual vocês consideram que se aproximou mais da quantidade exata de bastões?

Possíveis estratégias de resolução: As duplas poderão:

- Medir o bastão com os pés, ou passos e depois fazer o mesmo no comprimento da sala. Por exemplo: Um integrante da dupla percebe que se der um passo bem grande alcança o comprimento do cabo de vassoura, então ele dá vários passos na sala para fazer sua estimativa.

- Usar algum material, como um barbante, ou os próprios braços abertos para medir o comprimento do bastão.

Não direcione as crianças a nenhuma delas, mas deixe-os livre para usar a estratégia a que melhor se adaptarem. Essas são possibilidades de estratégias, podem aparecer outras de acordo com a criatividades das crianças. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas vai questioná-los sobre a estratégia que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Material Complementar:

Você pode encontrar as possíveis soluções aqui.

Slide Plano Aula
Título: Sistematização do Conceito

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Após a socialização das estratégias de resolução conduza uma rápida discussão levando as crianças a perceberem que estimar é utilizar estratégias que facilitam a busca de um valor aproximado daquilo que se pede e que é possível fazer isso com qualquer grandeza.

Propósito: Sistematizar e conceituar o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula
Título: Encerramento

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o resumo da aprendizagem. Leia junto com seus alunos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula
Título: Raio X

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando as crianças sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje. É possível que haja várias respostas diferentes e aceitáveis já que as crianças vão fazer as estimativas baseadas no tamanho do próprio passo e umas certamente são mais altas que outras.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares para impresão

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano