10930
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Construindo sequências na malha quadriculada

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre construir sequências recursivas utilizando a malha quadriculada

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_11ALG04

Recursos
- Essencial: Atividade impressa, enviada por WhatsApp ou e-mail; malha quadriculada e lápis de cor.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets..
Para este plano foque na etapa da Atividade Principal.

Atividade Principal
Os alunos serão desafiados a construir uma sequência padronizada em malha quadriculada. Eles precisam ter acesso aos slides 3 e 4 com a proposta e a imagem da figura iniciada. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…),compartilhe a tela do seu computador com o slide 3 para que os alunos vejam o quadrado separadamente e como as cores estão organizadas. Depois passe para o slide 4 e faça perguntas para que eles entendam o deslocamento das cores nos quadrados. Depois peça que observem a sequência colorida já iniciada, e desenhem no papel quadriculado usando lápis de cor. Eles precisam entender o deslocamento dos quadrados do cubo mágico. Para ajudar a compreensão, promova uma discussão usando as perguntas:
     - Como você desenharia cada quadrado separadamente.
     - Você vê quantas imagens semelhantes a que foi mostrada no quadro?
     - Já tentou observar a figura por outro ângulo?
     - Explique como essa sequência se inicia.
    - Existe outra possibilidade de organização das cores?
Depois leia o desafio no slide 5 para que eles dêem continuidade.
Se não tiver um meio de comunicação on-line com seus alunos, pode enviar o documento impresso. Se não for possível a impressão colorida, escreva o nome das cores e peça que os alunos pintem os quadradinhos. Inclua também algumas questões para que eles possam refletir sobre a forma que Karina iniciou a sua sequência na malha quadriculada e possam entender a regularidade para dar continuidade. Caso não tenha esse momento síncrono, você pode fotografar ou fazer um print das telas dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Apresente inicialmente aos alunos os quadrados separadamente. Peça que eles reproduzam a sequência iniciada na malha quadriculada e dêem continuidade. Compartilhe também os questionamentos com a turma, para que eles explorem os deslocamentos das cores dos quadrados e percebam que a orientação seguirá a ordem de direita, esquerda, para cima e para baixo.

Discussão das soluções
Disponibilize um meio para que os alunos possam socializar e explicar o que descobriram sobre o padrão específico da sequência. Eles podem enviar fotos por meio de whatsApp e analisar os diferentes sequências criadas por eles. Eles também podem gravar áudio contando os critérios que usaram na continuidade da sequência. Envie essas perguntas para incentivar a discussão:
     - Ao girar o quadrado teremos sempre as mesmas posições de cores?
     - Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas?
     - Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
Veja se alguém conseguiu encontrar as figuras de forma separada. Destaque o primeiro quadrado vermelho, que ele se desloca primeiro para a direita, depois para baixo, em seguida, esquerda, e por último, para cima. Peça a um aluno que tenha conseguido continuar a sequência certinho para que explique o movimento das outras cores. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, ou tenha usado outras cores, peça que grave um áudio, ou envie uma mensagem de texto contando para os colegas.
Incentive por todos os meios que os alunos busquem compartilhar as resoluções encontradas. Se não for possível essa discussão, envie junto com a tarefa algumas dessas perguntas para que os alunos tenham oportunidade de refletir sobre os diferentes padrões que podem ser criados na formação de sequências. Depois reúna as respostas diferentes e envie junto com as devolutivas, para que eles também vejam as sequências feitas pelos colegas.

Sistematização
Sistematize a aprendizagem e finalize a atividade, enviando texto, mensagem ou áudio. Retome a atividade realizada dizendo que é possível construir uma sequência seguindo padrões específicos.

Raio X
A atividade de Raio X serve para avaliar se o objetivo da aula foi alcançado, isto é, se os alunos são capazes de construir uma sequência seguindo padrão específico em uma sequência. Para verificar se os alunos aplicam esses conhecimentos adquiridos numa situação semelhante, você pode aplicar mais este desafio. Envie o documento do Raio X , impresso ou online, compartilhando sua tela , ou tire print do slide e encaminhe a imagem via WhatsApp. Peça que resolvam individualmente e mandem a resposta para você.

Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas de acordo com as suas possibilidades. Sugira por exemplo, que apoiem e incentivem os alunos na construção de sequências padronizadas, disponibilizando os recursos necessários para o desenvolvimento da atividade. Nas atividades complementares existem outras sequências que se você achar conveniente pode enviar para casa. Neste caso, grave um áudio explicando o objetivo das atividades e dê orientações aos alunos e responsáveis. Pode ser um momento divertido e de grande aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_11ALG04

(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas