10930
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Construindo sequências na malha quadriculada

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre construir sequências recursivas utilizando a malha quadriculada

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva  Rocha

Especialista de área:  Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF02MA09) Construção de sequências recursivas e repetitivas (dado um padrão; criando um padrão; numéricas e figurativas).



Objetivos específicos

Construir sequências recursivas utilizando a malha quadriculada.

Conceito-chave

Sequência Recursiva, Malha quadriculada.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis de cor ou giz de cera

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre o slide para o aluno e faça os questionamentos, deixando as crianças se expressarem livremente, de acordo com os conhecimentos prévios que possuem. É muito importante que eles entendam a disposição das figuras na malha, para que posteriormente na atividade principal compreenderem que as figuras podem fazer parte de uma sequência recursiva.

Propósito: Entender como se organiza um objeto ou imagem dentro do percurso da malha.

Discuta com a turma:

  • Os quadrados seguem alguma orientação?
  • A imagem forma uma sequência? Como podemos explicar essa sequência?

Leitura Complementar: Para melhor explanação sobre o pensamento algébrico nos anos iniciais, Ribeiro (2016) traz uma leitura sobre Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: “Primeiras reflexões à luz de uma revisão de literatura”, acesse aqui o artigo.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Distribua as cópias com a sequência proposta. Deixe que os alunos investiguem e tracem estratégias de como a sequência foi planejada. Circule pela sala, após a observação individual peça que discuta com um colega sobre a composição da sequência. A ideia é que os alunos completem a sequência de acordo com a regularidade que observarem.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre desenhos geométricos e o seu posicionamento em uma malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Você vê quantas imagens semelhantes a que foi mostrada no quadro?
  • Já tentou observar a figura por outro ângulo?
  • Me explique como essa sequência se inicia?
  • Existe outra possibilidade de organização das cores?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Distribua as cópias com a sequência proposta. Deixe que os alunos investiguem e tracem estratégias de como a sequência foi planejada. Circule pela sala, após a observação individual peça que discuta com um colega sobre a composição da sequência. A ideia é que os alunos completem a sequência de acordo com a regularidade que observarem.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre desenhos geométricos e o seu posicionamento em uma malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Você vê quantas imagens semelhantes a que foi mostrada no quadro?
  • Já tentou observar a figura por outro ângulo?
  • Me explique como essa sequência se inicia?
  • Existe outra possibilidade de organização das cores?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Distribua as cópias com a sequência proposta. Deixe que os alunos investiguem e tracem estratégias de como a sequência foi planejada. Circule pela sala, após a observação individual peça que discuta com um colega sobre a composição da sequência. A ideia é que os alunos completem a sequência de acordo com a regularidade que observarem.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre desenhos geométricos e o seu posicionamento em uma malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Você vê quantas imagens semelhantes a que foi mostrada no quadro?
  • Já tentou observar a figura por outro ângulo?
  • Me explique como essa sequência se inicia?
  • Existe outra possibilidade de organização das cores?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos os quadrados separadamente. Veja se alguém já havia conseguido encontrar as figuras de forma separada. Destaque o primeiro quadrado vermelho, que ele se desloca primeiro para a direita, depois para baixo, em seguida esquerda e por último para cima. Sempre nesta sequência. Chame um aluno que tenha conseguido continuar a sequência para que explique o movimento das outras cores. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem compartilhar as resoluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Ao girar o quadrado teremos sempre as mesmas posições de cores?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade expondo os trabalhos realizados pelos alunos. Incentive a interação e troca de ideias.

Propósito: Fazer com que o aluno construa uma sequência seguindo padrões específicos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 9 e 10)

Orientações: O aluno deve descobrir o padrão apresentado, e deverá ser criada uma nova figura, seguindo a mesma regra de regularidade.

Propósito: Avaliar as habilidades do aluno em construir figuras a partir de um padrão inicial.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 9 e 10)

Orientações: O aluno deve descobrir o padrão apresentado, e deverá ser criada uma nova figura, seguindo a mesma regra de regularidade.

Propósito: Avaliar as habilidades do aluno em construir figuras a partir de um padrão inicial.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva  Rocha

Especialista de área:  Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF02MA09) Construção de sequências recursivas e repetitivas (dado um padrão; criando um padrão; numéricas e figurativas).



Objetivos específicos

Construir sequências recursivas utilizando a malha quadriculada.

Conceito-chave

Sequência Recursiva, Malha quadriculada.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis de cor ou giz de cera
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre o slide para o aluno e faça os questionamentos, deixando as crianças se expressarem livremente, de acordo com os conhecimentos prévios que possuem. É muito importante que eles entendam a disposição das figuras na malha, para que posteriormente na atividade principal compreenderem que as figuras podem fazer parte de uma sequência recursiva.

Propósito: Entender como se organiza um objeto ou imagem dentro do percurso da malha.

Discuta com a turma:

  • Os quadrados seguem alguma orientação?
  • A imagem forma uma sequência? Como podemos explicar essa sequência?

Leitura Complementar: Para melhor explanação sobre o pensamento algébrico nos anos iniciais, Ribeiro (2016) traz uma leitura sobre Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: “Primeiras reflexões à luz de uma revisão de literatura”, acesse aqui o artigo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Distribua as cópias com a sequência proposta. Deixe que os alunos investiguem e tracem estratégias de como a sequência foi planejada. Circule pela sala, após a observação individual peça que discuta com um colega sobre a composição da sequência. A ideia é que os alunos completem a sequência de acordo com a regularidade que observarem.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre desenhos geométricos e o seu posicionamento em uma malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Você vê quantas imagens semelhantes a que foi mostrada no quadro?
  • Já tentou observar a figura por outro ângulo?
  • Me explique como essa sequência se inicia?
  • Existe outra possibilidade de organização das cores?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Distribua as cópias com a sequência proposta. Deixe que os alunos investiguem e tracem estratégias de como a sequência foi planejada. Circule pela sala, após a observação individual peça que discuta com um colega sobre a composição da sequência. A ideia é que os alunos completem a sequência de acordo com a regularidade que observarem.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre desenhos geométricos e o seu posicionamento em uma malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Você vê quantas imagens semelhantes a que foi mostrada no quadro?
  • Já tentou observar a figura por outro ângulo?
  • Me explique como essa sequência se inicia?
  • Existe outra possibilidade de organização das cores?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Distribua as cópias com a sequência proposta. Deixe que os alunos investiguem e tracem estratégias de como a sequência foi planejada. Circule pela sala, após a observação individual peça que discuta com um colega sobre a composição da sequência. A ideia é que os alunos completem a sequência de acordo com a regularidade que observarem.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre desenhos geométricos e o seu posicionamento em uma malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Você vê quantas imagens semelhantes a que foi mostrada no quadro?
  • Já tentou observar a figura por outro ângulo?
  • Me explique como essa sequência se inicia?
  • Existe outra possibilidade de organização das cores?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos os quadrados separadamente. Veja se alguém já havia conseguido encontrar as figuras de forma separada. Destaque o primeiro quadrado vermelho, que ele se desloca primeiro para a direita, depois para baixo, em seguida esquerda e por último para cima. Sempre nesta sequência. Chame um aluno que tenha conseguido continuar a sequência para que explique o movimento das outras cores. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem compartilhar as resoluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Ao girar o quadrado teremos sempre as mesmas posições de cores?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade expondo os trabalhos realizados pelos alunos. Incentive a interação e troca de ideias.

Propósito: Fazer com que o aluno construa uma sequência seguindo padrões específicos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 9 e 10)

Orientações: O aluno deve descobrir o padrão apresentado, e deverá ser criada uma nova figura, seguindo a mesma regra de regularidade.

Propósito: Avaliar as habilidades do aluno em construir figuras a partir de um padrão inicial.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 9 e 10)

Orientações: O aluno deve descobrir o padrão apresentado, e deverá ser criada uma nova figura, seguindo a mesma regra de regularidade.

Propósito: Avaliar as habilidades do aluno em construir figuras a partir de um padrão inicial.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano