Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre o slide para o aluno e faça os questionamentos, deixando as crianças se expressarem livremente, de acordo com os conhecimentos prévios que possuem. É muito importante que eles entendam a disposição das figuras na malha, para que posteriormente na atividade principal compreenderem que as figuras podem fazer parte de uma sequência recursiva.
Propósito: Entender como se organiza um objeto ou imagem dentro do percurso da malha.
Discuta com a turma:
- Os quadrados seguem alguma orientação?
- A imagem forma uma sequência? Como podemos explicar essa sequência?
Leitura Complementar: Para melhor explanação sobre o pensamento algébrico nos anos iniciais, Ribeiro (2016) traz uma leitura sobre Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: “Primeiras reflexões à luz de uma revisão de literatura”, acesse aqui o artigo.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações: Distribua as cópias com a sequência proposta. Deixe que os alunos investiguem e tracem estratégias de como a sequência foi planejada. Circule pela sala, após a observação individual peça que discuta com um colega sobre a composição da sequência. A ideia é que os alunos completem a sequência de acordo com a regularidade que observarem.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre desenhos geométricos e o seu posicionamento em uma malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Você vê quantas imagens semelhantes a que foi mostrada no quadro?
- Já tentou observar a figura por outro ângulo?
- Me explique como essa sequência se inicia?
- Existe outra possibilidade de organização das cores?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
Atividade
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações: Distribua as cópias com a sequência proposta. Deixe que os alunos investiguem e tracem estratégias de como a sequência foi planejada. Circule pela sala, após a observação individual peça que discuta com um colega sobre a composição da sequência. A ideia é que os alunos completem a sequência de acordo com a regularidade que observarem.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre desenhos geométricos e o seu posicionamento em uma malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Você vê quantas imagens semelhantes a que foi mostrada no quadro?
- Já tentou observar a figura por outro ângulo?
- Me explique como essa sequência se inicia?
- Existe outra possibilidade de organização das cores?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações: Distribua as cópias com a sequência proposta. Deixe que os alunos investiguem e tracem estratégias de como a sequência foi planejada. Circule pela sala, após a observação individual peça que discuta com um colega sobre a composição da sequência. A ideia é que os alunos completem a sequência de acordo com a regularidade que observarem.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre desenhos geométricos e o seu posicionamento em uma malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Você vê quantas imagens semelhantes a que foi mostrada no quadro?
- Já tentou observar a figura por outro ângulo?
- Me explique como essa sequência se inicia?
- Existe outra possibilidade de organização das cores?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos os quadrados separadamente. Veja se alguém já havia conseguido encontrar as figuras de forma separada. Destaque o primeiro quadrado vermelho, que ele se desloca primeiro para a direita, depois para baixo, em seguida esquerda e por último para cima. Sempre nesta sequência. Chame um aluno que tenha conseguido continuar a sequência para que explique o movimento das outras cores. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar que os alunos busquem compartilhar as resoluções encontradas.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Ao girar o quadrado teremos sempre as mesmas posições de cores?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade expondo os trabalhos realizados pelos alunos. Incentive a interação e troca de ideias.
Propósito: Fazer com que o aluno construa uma sequência seguindo padrões específicos.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 9 e 10)
Orientações: O aluno deve descobrir o padrão apresentado, e deverá ser criada uma nova figura, seguindo a mesma regra de regularidade.
Propósito: Avaliar as habilidades do aluno em construir figuras a partir de um padrão inicial.