10929
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - As Regularidades da Adição

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre identificação e expressão de regularidades em sequências numéricas ou geométricas recursivas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzane Aline Proceke Maiorki

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10 )  Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um  mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

  • Identificar e expressar a regularidade em sequências numéricas ou geométricas;
  • Descrever padrões em operações de adição sem mencionar as propriedades;



Conceito-chave

Identificação e expressão de regularidades em sequências numéricas ou geométricas recursivas.

Recursos necessários

  • Data-show;
  • Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
  • Atividades impressas em folha;
  • Lápis, borracha, quadro, giz;
  • Materiais manipuláveis para contagem (tampinhas, palitos, etc.);

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente a questão para a turma, questionando-os sobre a relação entre as peças de dominó. A soma dos pontos em todas as peças apresentadas é igual a 7, independentemente da ordem das parcelas na soma.

Propósito: Provocar a reflexão sobre as quantidades de pontos das peças, concluindo que a soma dos pontos dos dois lados não se altera, aliando a compreensão de regularidade à propriedade comutativa da adição.

Discuta com a turma:

  • O que estas peças têm em comum?
  • Que relação você consegue perceber entre os números totais de pontos de cada peça do dominó?
  • O que podemos concluir com isso?
  • Isso também ocorreria com outros valores em peças de dominó como essas? De que maneiras? Me diga algumas situações.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia a proposta da atividade com a turma e peça que, em duplas, discutam as hipóteses de resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem o padrão de regularidade na sequência numérica e demonstrem quais estratégias estão utilizando para isso.

Discuta com a turma:

Existe algum padrão na quantidade de páginas que Joana leu com o passar dos dias?

O que esse padrão significa? Como esse padrão é formado?

Como você fez para descobrir quantas páginas João e Lucas leram em cada um dos dois dias?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar: Para saber a forma mais produtiva de agrupar seus alunos na sala, leia o artigo da Revista Nova Escola, que fala sobre agrupamentos em duplas, trios ou equipes, orientando como adequar cada forma de agrupamento às necessidades da sua turma.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Após as resoluções das duplas, proponha uma discussão sobre o padrão de regularidade percebido, perguntando quais estratégias utilizaram para descobrí-lo e registre as informações no quadro.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para descobrir quantas páginas Joana lê por dia?
  • Alguém utilizou outra estratégia para descobrir a regularidade?
  • Nos dois casos, a soma de páginas lidas corresponde ao total de páginas do livro?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Após as resoluções das duplas, proponha uma discussão sobre o padrão de regularidade percebido, perguntando quais estratégias utilizaram para descobrí-lo e registre as informações no quadro.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para descobrir quantas páginas Joana lê por dia?
  • Alguém utilizou outra estratégia para descobrir a regularidade?
  • Nos dois casos, a soma de páginas lidas corresponde ao total de páginas do livro?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Após as resoluções das duplas, proponha uma discussão sobre o padrão de regularidade percebido, perguntando quais estratégias utilizaram para descobrí-lo e registre as informações no quadro.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para descobrir quantas páginas Joana lê por dia?
  • Alguém utilizou outra estratégia para descobrir a regularidade?
  • Nos dois casos, a soma de páginas lidas corresponde ao total de páginas do livro?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a aprendizagem da aula, questionando se os alunos compreendem o conceito estudado na aula.

Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos leiam a proposta da atividade e peça que resolvam as questões conforme as orientações do enunciado.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar e expressar padrões nas operações de adição.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA10 )  Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um  mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objetivos específicos

  • Identificar e expressar a regularidade em sequências numéricas ou geométricas;
  • Descrever padrões em operações de adição sem mencionar as propriedades;



Conceito-chave

Identificação e expressão de regularidades em sequências numéricas ou geométricas recursivas.

Recursos necessários

  • Data-show;
  • Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
  • Atividades impressas em folha;
  • Lápis, borracha, quadro, giz;
  • Materiais manipuláveis para contagem (tampinhas, palitos, etc.);
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente a questão para a turma, questionando-os sobre a relação entre as peças de dominó. A soma dos pontos em todas as peças apresentadas é igual a 7, independentemente da ordem das parcelas na soma.

Propósito: Provocar a reflexão sobre as quantidades de pontos das peças, concluindo que a soma dos pontos dos dois lados não se altera, aliando a compreensão de regularidade à propriedade comutativa da adição.

Discuta com a turma:

  • O que estas peças têm em comum?
  • Que relação você consegue perceber entre os números totais de pontos de cada peça do dominó?
  • O que podemos concluir com isso?
  • Isso também ocorreria com outros valores em peças de dominó como essas? De que maneiras? Me diga algumas situações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia a proposta da atividade com a turma e peça que, em duplas, discutam as hipóteses de resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem o padrão de regularidade na sequência numérica e demonstrem quais estratégias estão utilizando para isso.

Discuta com a turma:

Existe algum padrão na quantidade de páginas que Joana leu com o passar dos dias?

O que esse padrão significa? Como esse padrão é formado?

Como você fez para descobrir quantas páginas João e Lucas leram em cada um dos dois dias?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar: Para saber a forma mais produtiva de agrupar seus alunos na sala, leia o artigo da Revista Nova Escola, que fala sobre agrupamentos em duplas, trios ou equipes, orientando como adequar cada forma de agrupamento às necessidades da sua turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Após as resoluções das duplas, proponha uma discussão sobre o padrão de regularidade percebido, perguntando quais estratégias utilizaram para descobrí-lo e registre as informações no quadro.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para descobrir quantas páginas Joana lê por dia?
  • Alguém utilizou outra estratégia para descobrir a regularidade?
  • Nos dois casos, a soma de páginas lidas corresponde ao total de páginas do livro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Após as resoluções das duplas, proponha uma discussão sobre o padrão de regularidade percebido, perguntando quais estratégias utilizaram para descobrí-lo e registre as informações no quadro.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para descobrir quantas páginas Joana lê por dia?
  • Alguém utilizou outra estratégia para descobrir a regularidade?
  • Nos dois casos, a soma de páginas lidas corresponde ao total de páginas do livro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Após as resoluções das duplas, proponha uma discussão sobre o padrão de regularidade percebido, perguntando quais estratégias utilizaram para descobrí-lo e registre as informações no quadro.

Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para descobrir quantas páginas Joana lê por dia?
  • Alguém utilizou outra estratégia para descobrir a regularidade?
  • Nos dois casos, a soma de páginas lidas corresponde ao total de páginas do livro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a aprendizagem da aula, questionando se os alunos compreendem o conceito estudado na aula.

Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos leiam a proposta da atividade e peça que resolvam as questões conforme as orientações do enunciado.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar e expressar padrões nas operações de adição.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano