10928
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Padrões que enfeitam

POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO 17/07/2018
Código: MAT1_06ALG04

1º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre padrão de regularidade

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC:

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.

Objetivos específicos

  • Identificar a regularidade numa sequência de cores e formas geométricas variadas.
  • Descrever o padrão utilizado e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.



Conceito-chave

Padrão de regularidade

Recursos necessários

  • Lápis de cor ou canetinha;
  • Atividades impressas.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Mostre esse slide e Veja se os alunos sabem o que é uma figura geométrica, quais cores diferentes aparecem na figura, como um desenho pode ser composto pela combinação de figuras geométricas com cores e tamanhos diferentes. A experiência de um aluno pode contribuir com a experiência do outro. O que um aluno observa e explica, ajuda o outro a perceber algo que ele antes não havia notado. Essa troca é bastante importante.

Propósito: Explorar a capacidade dos alunos em observar características nas figuras apresentadas.

Discuta com a turma:

  • O que podemos falar sobre essas figuras geométricas?
  • O que vocês observaram nela?
  • Há repetição de alguma figura?

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Apresente o slide 4 para os alunos, e discuta com a turma o que eles percebem nas pulseiras apresentadas. Divida a turma em trios. Distribua um modelo diferente de pulseira para cada um. Certifique-se de que eles entenderam a proposta. Os alunos do grupo devem conversar e chegar a conclusão do padrão utilizado e devem desenhar na pulseira o próximo elemento. Assim, sucessivamente, até completar toda a tira de papel. Durante a realização da atividade, você deve circular pelos grupos de modo a fazer indagações que os levem a perceberem o padrão inicial e verbalizarem isso. Assim, você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de solução. Esta dinâmica também possibilita uma intervenção mais eficaz. Reforce o vocabulário matemático na interação com os alunos. Não há necessidade de uma explicação de cada termo, mas ao ver você usando palavras inicialmente desconhecidas, estranhas ao seu vocabulário, o aluno acabará se apropriando deste mesmo vocabulário.

Propósito: Possibilitar a interação em pequenos grupos para resolução da atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
  • É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
  • Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?
  • Alguém do grupo tem alguma outra explicação?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Álgebra desde cedo

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: Apresente o slide 4 para os alunos, e discuta com a turma o que eles percebem nas pulseiras apresentadas. Divida a turma em trios. Distribua um modelo diferente de pulseira para cada um. Certifique-se de que eles entenderam a proposta. Os alunos do grupo devem conversar e chegar a conclusão do padrão utilizado e devem desenhar na pulseira o próximo elemento. Assim, sucessivamente, até completar toda a tira de papel. Durante a realização da atividade, você deve circular pelos grupos de modo a fazer indagações que os levem a perceberem o padrão inicial e verbalizarem isso. Assim, você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de solução. Esta dinâmica também possibilita uma intervenção mais eficaz. Reforce o vocabulário matemático na interação com os alunos. Não há necessidade de uma explicação de cada termo, mas ao ver você usando palavras inicialmente desconhecidas, estranhas ao seu vocabulário, o aluno acabará se apropriando deste mesmo vocabulário.

Propósito: Possibilitar a interação em pequenos grupos para resolução da atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
  • É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
  • Como vocês chegaram a conclusão de que esta figura é a próxima?
  • Alguém do grupo tem alguma outra explicação?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Chame à frente da turma todos os alunos com as pulseiras iguais as do slide. Inicialmente, eles trabalharam em grupos com diferentes tipos de padrões das pulseiras. Agora, no momento de discussão das soluções, os padrões iguais serão apresentados e discutidos juntos. Peça que descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos alunos pode ter uma explicação diferente de acordo com a sua percepção individual do padrão. Ao final da atividade os alunos poderão colocar as tiras no pulso e usá-las. Para isso eles podem colar as extremidades com cola ou com fita adesiva. Veja em “resolução da atividade principal”.

Propósito: Valorizar a produção de cada aluno e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Chame à frente da turma todos os alunos com as pulseiras iguais as do slide. Inicialmente, eles trabalharam em grupos com diferentes tipos de padrões das pulseiras. Agora, no momento de discussão das soluções, os padrões iguais serão apresentados e discutidos juntos. Peça que descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos alunos pode ter uma explicação diferente de acordo com a sua percepção individual do padrão. Ao final da atividade os alunos poderão colocar as tiras no pulso e usá-las. Para isso eles podem colar as extremidades com cola ou com fita adesiva. Veja em “resolução da atividade principal”.

Propósito: Valorizar a produção de cada aluno e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Chame à frente da turma todos os alunos com as pulseiras iguais as do slide. Inicialmente, eles trabalharam em grupos com diferentes tipos de padrões das pulseiras. Agora, no momento de discussão das soluções, os padrões iguais serão apresentados e discutidos juntos. Peça que descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos alunos pode ter uma explicação diferente de acordo com a sua percepção individual do padrão. Ao final da atividade os alunos poderão colocar as tiras no pulso e usá-las. Para isso eles podem colar as extremidades com cola ou com fita adesiva. Veja em “resolução da atividade principal”.

Propósito: Valorizar a produção de cada aluno e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Chame à frente da turma todos os alunos com as pulseiras iguais as do slide. Inicialmente, eles trabalharam em grupos com diferentes tipos de padrões das pulseiras. Agora, no momento de discussão das soluções, os padrões iguais serão apresentados e discutidos juntos. Peça que descrevam o padrão e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Cada um dos alunos pode ter uma explicação diferente de acordo com a sua percepção individual do padrão. Ao final da atividade os alunos poderão colocar as tiras no pulso e usá-las. Para isso eles podem colar as extremidades com cola ou com fita adesiva. Veja em “resolução da atividade principal”.

Propósito: Valorizar a produção de cada aluno e possibilitar a explicação para os demais, servindo de enriquecimento de estratégias.

Discuta com a turma:

  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que escolheu este elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Exemplifique a aprendizagem da aula com a figura do início da aula. Demonstre cada etapa da explicação apontando na figura o item correspondente. Aproveite esse momento para utilizar a linguagem matemática adequada.

Propósito: Retornar ao início e unir com o aprendizado da aula algo que antes só havia sido observado e comentado.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceber a sequência de figuras e o padrão como estão dispostas e que devem desenhar e pintar as demais. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado, utilizando cores e formas para dar prosseguimento à sequência.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos e cores a serem utilizados para compor a sequência?
  • Você pode explicar como chegou a esta conclusão?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC:

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.

Objetivos específicos

  • Identificar a regularidade numa sequência de cores e formas geométricas variadas.
  • Descrever o padrão utilizado e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.



Conceito-chave

Padrão de regularidade

Recursos necessários

  • Lápis de cor ou canetinha;
  • Atividades impressas.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes