Atividade Principal 1
Plano de Aula
Plano de aula: Ampliar estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativa de quocientes
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.
Conceito-chave
Estimativa da ordem de grandeza de um quociente.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Fichas de cores diferentes com os problemas do jogo.
- Lápis e borracha.
- Lousa e giz.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.
Orientação: Leia o objetivo com as crianças, peça que expliquem o que compreenderam e esclareça dúvidas.
Discuta com a turma:
- O que significa fazer um cálculo por estimativa? Quem se lembra?
- Quociente, o que é? E ordem de grandeza de um quociente? Quem pode explicar?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Rever o conceito de estimativa e estratégias de cálculos para estimar a ordem de grandeza de um quociente.
Orientação: Leia o problema ou solicite que um ou dois alunos o façam em voz alta. Para certificar-se de que todos entenderam o problema, peça que expliquem os dados principais e a pergunta do enunciado. Se necessário, vá fazendo mediações e questionamentos para esclarecer dúvidas. Registre no quadro ou em um cartaz um breve resumo das conclusões das crianças.
Discuta com a turma:
- Qual operação Ana precisa realizar?
- Ele precisa calcular em 3 minutos para não ter risco de perder a promoção. Como pode fazer isso? Que tipo de cálculo ela deve fazer?
- Há mais de uma maneira de estimar a ordem de grandeza do quociente da operação proposta no problema?
Possibilidade de resolução:
18.200,00 tem 10 dezenas de milhar e 8 unidades de milhar, o quociente só terá centenas pois não há milhares suficientes para distribuir para 20 pessoas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.
Orientação: Monte duplas, trio ou quartetos, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.
Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.
Discuta com a turma:
- O que acharam desse jogo?
- Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
- Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.
Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas.
Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.
Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.
Discuta com a turma:
- O que acharam desse jogo?
- Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
- Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.
Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.
Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.
Discuta com a turma:
- O que acharam desse jogo?
- Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
- Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.
Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.
Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.
Discuta com a turma:
- O que acharam desse jogo?
- Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
- Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.
Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.
Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.
Discuta com a turma:
- O que acharam desse jogo?
- Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
- Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.
Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.
Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.
Discuta com a turma:
- O que acharam desse jogo?
- Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
- Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.
Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.
Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.
Discuta com a turma:
- O que acharam desse jogo?
- Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
- Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Analisar e comparar as situações propostas com as que foram apresentadas pelos alunos ao estimar a ordem de grandeza de um quociente.
Orientação: Leia a explicação de Cauê ou peça a um aluno que o faça em voz alta. Pergunte se todos entenderam a fala do menino e amplie a discussão, verificando se algum aluno usou outro procedimento para chegar à estimativa da ordem de grandeza da operação 16.000 : 40.
Deixe que expliquem as estratégias utilizadas para estimar a ordem de grandeza dos demais quocientes. Vá socializando e fazendo um breve registro das ideias e conclusões dos alunos e compare-as com as que foram feitas no momento da retomada.
Discuta com a turma:
- Vejam as anotações que fizemos no início da aula e as que fizemos agora. O que vocês observam de diferente? As informações são complementares? Expliquem.
- Quem concorda que há uma estratégia mais eficiente que pode ser usada para estimar a ordem de grandeza de um quociente ? Por quê?
- Das estratégias apresentadas, qual vocês conseguem fazer com maior rapidez?
- Por que é importante saber a ordem da grandeza de um quociente?
- Dê exemplo de uma situação em que você poderia utilizar o cálculo por estimativa da ordem de grandeza do quociente para resolver um problema do dia a dia.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Resumir e organizar os conceitos trabalhados na aula.
Orientação: Faça uma leitura compartilhada do encerramento com os alunos. Durante a leitura, peça que expliquem nas próprias palavras o que compreenderam.
Discuta com a turma:
- O que foi mais interessante na aula de hoje?
- Como vocês poderiam resumir o que aprenderam?
Raio X
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ser capaz de estimar a ordem de grandeza de um quociente.
Orientação: Leia para a turma ou peça a dois alunos que leiam a orientação e o enunciado da atividade.. Certifique-se de que a atividade proposta foi compreendida corretamente e solicite às crianças que a realizem individualmente,pois este é um momento importante de avaliação do trabalho desenvolvido na aula. Circule pela sala, observe as estratégias de cálculo que estão sendo usadas e as explicações elaboradas pelos alunos. Reserve 5 minutos para socializar a resposta e as estratégias usadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Todos vocês chegaram ao mesmo resultado? Por quê?
- Vocês usaram a operação inversa da divisão nessa atividade? Como?
- Ao realizar uma operação de divisão, por que é importante pensar na ordem de grandeza de um quociente?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_07NUM_05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: Google Formulários, Google Documentos, Google Apresentações, Google Meet.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Retome os conceitos com a questão apresentada, o que pode ser feito tanto com um registro escrito quanto com uma sequência de slides no Google Apresentações, convidando o aluno a avançar somente quando tiver pensado sobre cada pergunta feita (incluir as questões presentes nas orientações ao professor).
Atividade principal
Caso o aluno possa jogar com a família será uma boa oportunidade de interação para os residentes na casa. Caso contrário, proponha que os alunos criem novas fichas para compor o jogo, com outras situações problemas que estejam no campo de interesse deles.
Discussão das soluções
Pedir que os alunos façam um registro de pouco mais de um parágrafo contando se a atividade proposta fez com que eles mudassem o jeito de estimar as divisões que faziam anteriormente, justificando se sim e se não.
Caso tenha o recurso digital, eles podem fazer isso usando o Google Formulários.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Fazer uma conversa com a turma via Google Meet para verificar como foi o trabalho com a atividade proposta. Caso não tenham essa possibilidade, o professor pode pedir que eles registrem no caderno as estratégias de cálculo que eles construíram ao longo desse plano.
Raio X
Propor que respondam ao problema proposto e às questões presentes nas orientações ao professor para completar o trabalho. Isso pode ser feito usando o Google Documentos, possibilitando que o aluno insira imagens de suas resoluções para que o professor conheça suas estratégias de pensamento (caso o recurso esteja disponível para o aluno).
Convite às famílias
Convidar a família a jogar o jogo proposto na Atividade Principal com o aluno.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.
Conceito-chave
Estimativa da ordem de grandeza de um quociente.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Fichas de cores diferentes com os problemas do jogo.
- Lápis e borracha.
- Lousa e giz.