10926
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Ampliar estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Estimativa da ordem de grandeza de um quociente

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa  da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.



Conceito-chave

Estimativa da ordem de grandeza de um quociente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Fichas de cores diferentes  com os problemas do jogo.
  • Lápis e borracha.
  • Lousa e giz.

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.

Orientação: Leia o objetivo com as crianças, peça que expliquem o que compreenderam e esclareça dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O que significa fazer um cálculo por estimativa? Quem se lembra?
  • Quociente, o que é? E ordem de grandeza de um quociente? Quem pode explicar?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Rever o conceito de estimativa e estratégias de cálculos para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Leia o problema ou solicite que um ou dois alunos o façam em voz alta. Para certificar-se de que todos entenderam o problema, peça que expliquem os dados principais e a pergunta do enunciado. Se necessário, vá fazendo mediações e questionamentos para esclarecer dúvidas. Registre no quadro ou em um cartaz um breve resumo das conclusões das crianças.

Discuta com a turma:

  • Qual operação Ana precisa realizar?
  • Ele precisa calcular em 3 minutos para não ter risco de perder a promoção. Como pode fazer isso? Que tipo de cálculo ela deve fazer?
  • Há mais de uma maneira de estimar a ordem de grandeza do quociente da operação proposta no problema?

Possibilidade de resolução:

18.200,00 tem 10 dezenas de milhar e 8 unidades de milhar, o quociente só terá centenas pois não há milhares suficientes para distribuir para 20 pessoas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas, trio ou quartetos, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal 1

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Aprender divisão é mais do que dividir

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas.

Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Analisar e comparar as situações propostas com as que foram apresentadas pelos alunos ao estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Leia a explicação de Cauê ou peça a um aluno que o faça em voz alta. Pergunte se todos entenderam a fala do menino e amplie a discussão, verificando se algum aluno usou outro procedimento para chegar à estimativa da ordem de grandeza da operação 16.000 : 40.

Deixe que expliquem as estratégias utilizadas para estimar a ordem de grandeza dos demais quocientes. Vá socializando e fazendo um breve registro das ideias e conclusões dos alunos e compare-as com as que foram feitas no momento da retomada.

Discuta com a turma:

  • Vejam as anotações que fizemos no início da aula e as que fizemos agora. O que vocês observam de diferente? As informações são complementares? Expliquem.
  • Quem concorda que há uma estratégia mais eficiente que pode ser usada para estimar a ordem de grandeza de um quociente ? Por quê?
  • Das estratégias apresentadas, qual vocês conseguem fazer com maior rapidez?
  • Por que é importante saber a ordem da grandeza de um quociente?
  • Dê exemplo de uma situação em que você poderia utilizar o cálculo por estimativa da ordem de grandeza do quociente para resolver um problema do dia a dia.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Resumir e organizar os conceitos trabalhados na aula.

Orientação: Faça uma leitura compartilhada do encerramento com os alunos. Durante a leitura, peça que expliquem nas próprias palavras o que compreenderam.

Discuta com a turma:

  • O que foi mais interessante na aula de hoje?
  • Como vocês poderiam resumir o que aprenderam?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ser capaz de estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Leia para a turma ou peça a dois alunos que leiam a orientação e o enunciado da atividade.. Certifique-se de que a atividade proposta foi compreendida corretamente e solicite às crianças que a realizem individualmente,pois este é um momento importante de avaliação do trabalho desenvolvido na aula. Circule pela sala, observe as estratégias de cálculo que estão sendo usadas e as explicações elaboradas pelos alunos. Reserve 5 minutos para socializar a resposta e as estratégias usadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Todos vocês chegaram ao mesmo resultado? Por quê?
  • Vocês usaram a operação inversa da divisão nessa atividade? Como?
  • Ao realizar uma operação de divisão, por que é importante pensar na ordem de grandeza de um quociente?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.

Orientação: Leia o objetivo com as crianças, peça que expliquem o que compreenderam e esclareça dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O que significa fazer um cálculo por estimativa? Quem se lembra?
  • Quociente, o que é? E ordem de grandeza de um quociente? Quem pode explicar?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor:  Isabel Cossalter

    Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

    Especialista de área: Luciana Tenuta



    Habilidade da BNCC

    EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.



    Objetivos específicos

    Ampliar as estratégias de cálculo por estimativa  da ordem de grandeza de um quociente a partir de situações-problema.



    Conceito-chave

    Estimativa da ordem de grandeza de um quociente.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca.
    • Fichas de cores diferentes  com os problemas do jogo.
    • Lápis e borracha.
    • Lousa e giz.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Rever o conceito de estimativa e estratégias de cálculos para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Leia o problema ou solicite que um ou dois alunos o façam em voz alta. Para certificar-se de que todos entenderam o problema, peça que expliquem os dados principais e a pergunta do enunciado. Se necessário, vá fazendo mediações e questionamentos para esclarecer dúvidas. Registre no quadro ou em um cartaz um breve resumo das conclusões das crianças.

Discuta com a turma:

  • Qual operação Ana precisa realizar?
  • Ele precisa calcular em 3 minutos para não ter risco de perder a promoção. Como pode fazer isso? Que tipo de cálculo ela deve fazer?
  • Há mais de uma maneira de estimar a ordem de grandeza do quociente da operação proposta no problema?

Possibilidade de resolução:

18.200,00 tem 10 dezenas de milhar e 8 unidades de milhar, o quociente só terá centenas pois não há milhares suficientes para distribuir para 20 pessoas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas, trio ou quartetos, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal 1

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Aprender divisão é mais do que dividir

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas.

Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo para estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Monte duplas ou trios, procurando colocar juntos alunos que possam trabalhar cooperativamente. Esclareça que a competição proposta no jogo tem como objetivo o treino das estratégias para estimar a ordem de grandeza do quociente, portanto, ganhar ou perder são aspectos que fazem parte da brincadeira. Escolha uma quantidade de cores de acordo com o número de grupos formados e faça as quatro fichas na cor de cada grupo. Esconda as fichas na sala de aula ou escolha um outro local que julgar mais adequado para fazer isso e avise as crianças que só poderão encontrá-las neste espaço. Dê preferência a locais não muito grandes, assim ficará mais fácil deixar a maior parte do tempo para a resolução das atividades e não para procurar as fichas. Leia as regras do jogo com os alunos para que fiquem claras a todos. Explique que não basta assinalar na tabela a resposta, ela só será considerada correta se o grupo deixar registrada a estratégia de cálculo utilizada.

Defina um tempo de aproximadamente 8 minutos para que encontrem as fichas e completem a tabela. Durante a atividade, procure verificar como os grupos estão interagindo e quais estratégias estão utilizando. Incentive-os a pensar nas estratégias que podem ser mais rápidas e práticas para estimar a ordem de grandeza do quociente. Nos 7 minutos restantes, faça a correção coletiva e a contagem dos pontos.

Discuta com a turma:

  • O que acharam desse jogo?
  • Ter que procurar a ficha pela sala atrapalhou a resolução das questões?
  • Como foi a organização do grupo na hora de resolver as atividades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Analisar e comparar as situações propostas com as que foram apresentadas pelos alunos ao estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Leia a explicação de Cauê ou peça a um aluno que o faça em voz alta. Pergunte se todos entenderam a fala do menino e amplie a discussão, verificando se algum aluno usou outro procedimento para chegar à estimativa da ordem de grandeza da operação 16.000 : 40.

Deixe que expliquem as estratégias utilizadas para estimar a ordem de grandeza dos demais quocientes. Vá socializando e fazendo um breve registro das ideias e conclusões dos alunos e compare-as com as que foram feitas no momento da retomada.

Discuta com a turma:

  • Vejam as anotações que fizemos no início da aula e as que fizemos agora. O que vocês observam de diferente? As informações são complementares? Expliquem.
  • Quem concorda que há uma estratégia mais eficiente que pode ser usada para estimar a ordem de grandeza de um quociente ? Por quê?
  • Das estratégias apresentadas, qual vocês conseguem fazer com maior rapidez?
  • Por que é importante saber a ordem da grandeza de um quociente?
  • Dê exemplo de uma situação em que você poderia utilizar o cálculo por estimativa da ordem de grandeza do quociente para resolver um problema do dia a dia.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Resumir e organizar os conceitos trabalhados na aula.

Orientação: Faça uma leitura compartilhada do encerramento com os alunos. Durante a leitura, peça que expliquem nas próprias palavras o que compreenderam.

Discuta com a turma:

  • O que foi mais interessante na aula de hoje?
  • Como vocês poderiam resumir o que aprenderam?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ser capaz de estimar a ordem de grandeza de um quociente.

Orientação: Leia para a turma ou peça a dois alunos que leiam a orientação e o enunciado da atividade.. Certifique-se de que a atividade proposta foi compreendida corretamente e solicite às crianças que a realizem individualmente,pois este é um momento importante de avaliação do trabalho desenvolvido na aula. Circule pela sala, observe as estratégias de cálculo que estão sendo usadas e as explicações elaboradas pelos alunos. Reserve 5 minutos para socializar a resposta e as estratégias usadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Todos vocês chegaram ao mesmo resultado? Por quê?
  • Vocês usaram a operação inversa da divisão nessa atividade? Como?
  • Ao realizar uma operação de divisão, por que é importante pensar na ordem de grandeza de um quociente?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano