10924
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - O autor, agora, é você!

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Elaboração de um problema de raciocínio combinatório, dada uma pergunta

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Esther Maria Freixedelo Martins

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_28RDP_10

Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
                  - Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail e Jamboard.

Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Aquecimento
O aquecimento oportuniza a retomada sobre raciocínio combinatório. Logo, como o objetivo do plano é “Elaborar um problema de raciocínio combinatório, a partir de uma pergunta dada”, é totalmente pertinente realizar o aquecimento. Dessa forma, sugiro uma adaptação para a atividade proposta.

Uma opção para abordar o raciocínio combinatório é lançar como atividade prévia para seus alunos, situações de combinação com elementos que eles tenham em suas residências.

Atividade Prévia:
Solicitar que cada aluno(a) separe:
3 blusas/camisetas e 2 saias ou 3 blusas/camisetas e 2 shorts.

Em seguida, proponha que pense e registre todas as maneiras diferentes que ele(a) poderá se vestir, considerando que ele(a) usará:
1 blusa/camiseta e 1 saia ou 1 blusa/camiseta e 1 short.

A atividade de aquecimento adaptada pode ser desenvolvida em aula síncrona ou assíncrona.

Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode iniciar abordando os resultados da atividade prévia, discutindo as possibilidades encontradas, as estratégias utilizadas, certificando de que todos compreenderam o que foi proposto. Solicite que citem outros agrupamentos que podemos formar quando combinamos pães e recheios, sabores de sorvete e coberturas.
Em seguida, pode apresentar o slide 3, e estimular uma conversa coletiva sobre as questões apresentadas.

Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos a atividade prévia por áudio, e em sequência, as situações apresentadas no slide 3 via WhatsApp ou e-mail, e pedi-los que apresentem seus resultados pelo mesmo meio recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade prévia, com outras atividades desse e de outros planos e forme uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.

Atividade principal
A atividade principal oportuniza a elaboração de um problema de raciocínio combinatório, a partir de uma pergunta dada, assim essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.

Na aula síncrona, após a explanação das atividades do aquecimento, você pode apresentar o slide 4, e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para realizarem a produção e em seguida inicie os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”, por exemplo:
     - No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
     - Tem outra maneira de elaborar esse problema?
     - Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Professor, você poderá ser o escriba, dos problemas elaborados e apresentados pelos alunos, tendo o cuidado de escrevê-los, focando a câmera para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 4 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a atividade do aquecimento.

Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções
Na aula síncrona, os problemas elaborados serão socializados e discutidos, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que o aluno explique seu pensamento.
Após o compartilhamento e discussão dos problemas elaborados pelos alunos, você pode apresentar os slides 6, 7 e 8, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as produções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização dos problemas elaborados pelos pelos alunos, e dos apresentados na Discussão das soluções (nos slides 6, 7 e 8), por meio de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as produções e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.

Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, favorecer, através da socialização das produções apresentadas, o levantamento do que foi aprendido. Inclusive lançando os questionamentos:
     - Como você se sentiu sendo autor do problema?
     - O que você aprendeu na aula de hoje?

Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 10 pode ser usada para verificar se os alunos elaboram problemas de raciocínio combinatório a partir de uma pergunta dada.
Dessa forma, professor, para os alunos que realizaram as atividades pelo acesso digital, solicite que registrem suas elaborações nos post its do Jamboard compartilhado por você.
Para os demais alunos, receba a devolutiva física e transcreva no Jamboard, ressaltando a importância de socializar com todos.

Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula, apresentando inclusive suas produções.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves


Código: MAT4_28RDP10

(EF04MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas