10924
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - O autor, agora, é você!

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Elaboração de um problema de raciocínio combinatório, dada uma pergunta

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Esther Maria Freixedelo Martins

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

- Não há.

Objetivos específicos

- Definir o contexto e os dados do problema, a partir da pergunta apresentada.

- Relacionar os dados à pergunta de uma forma lógica, que permita a resolução do problema através do raciocínio combinatório.  

- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.

Conceito-chave

Elaboração de um problema de raciocínio combinatório, dada uma pergunta.

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.


Propósito:

Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que “elaborar” é inventar e que “problema de raciocínio combinatório” é aquele que em precisamos determinar os agrupamentos possíveis, considerando o “enunciado” ou comando do problema.

Para saber mais sobre a elaboração de situações-problema pelos alunos, leia:

“Por que formular problemas” - Cristiane H. Chica in “Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática” - Kátia Stoccco Smole, Maria Ignez Diniz (organizadoras) - Porto Alegre: Artmed, 2007.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Levar o aluno a refletir sobre o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Essas questões têm o objetivo de fazer os alunos relembrar os problemas de produto cartesiano que já resolveram.

Espera-se que os alunos digam que combinar é relacionar os elementos ou formar os pares, e que eles citem os problemas em que se busca o total de agrupamentos que podemos formar quando combinamos calças e blusas, pães e recheios, sabores de sorvete e coberturas, pois eles são muito trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Para saber mais sobre problemas de raciocínio combinatório ou de contagem no Ensino Fundamental, acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/6076/estrategias-para-resolver-problemas-de-combinatoria ou

https://novaescola.org.br/questoes/125/calcular-as-combinacoes-possiveis-a-partir-de-um-determinado-numero-de-elementos

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Coloque os alunos em duplas ou trios, para que possam discutir suas ideias e elaborar conjuntamente o texto do problema.

Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Para saber mais sobre o trabalho com grupos produtivos, acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos ou

https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar

Materiais Auxiliares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, estruturando seu pensamento.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para elaborar o problema?

- Como você se sentiu sendo autor do problema?

- O que você aprendeu na aula de hoje?

Raio-X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais Auxiliares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Propósito:

Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que “elaborar” é inventar e que “problema de raciocínio combinatório” é aquele que em precisamos determinar os agrupamentos possíveis, considerando o “enunciado” ou comando do problema.

Para saber mais sobre a elaboração de situações-problema pelos alunos, leia:

“Por que formular problemas” - Cristiane H. Chica in “Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática” - Kátia Stoccco Smole, Maria Ignez Diniz (organizadoras) - Porto Alegre: Artmed, 2007.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

- Não há.

Objetivos específicos

- Definir o contexto e os dados do problema, a partir da pergunta apresentada.

- Relacionar os dados à pergunta de uma forma lógica, que permita a resolução do problema através do raciocínio combinatório.  

- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.

Conceito-chave

Elaboração de um problema de raciocínio combinatório, dada uma pergunta.

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.

Slide Plano Aula

Propósito: Levar o aluno a refletir sobre o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Essas questões têm o objetivo de fazer os alunos relembrar os problemas de produto cartesiano que já resolveram.

Espera-se que os alunos digam que combinar é relacionar os elementos ou formar os pares, e que eles citem os problemas em que se busca o total de agrupamentos que podemos formar quando combinamos calças e blusas, pães e recheios, sabores de sorvete e coberturas, pois eles são muito trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Para saber mais sobre problemas de raciocínio combinatório ou de contagem no Ensino Fundamental, acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/6076/estrategias-para-resolver-problemas-de-combinatoria ou

https://novaescola.org.br/questoes/125/calcular-as-combinacoes-possiveis-a-partir-de-um-determinado-numero-de-elementos

Slide Plano Aula

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Coloque os alunos em duplas ou trios, para que possam discutir suas ideias e elaborar conjuntamente o texto do problema.

Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.

Para saber mais sobre o trabalho com grupos produtivos, acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos ou

https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar

Materiais Auxiliares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.

Propósito:

Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?

Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.

- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, estruturando seu pensamento.

Discuta com a turma:

- No que foi preciso pensar para elaborar o problema?

- Como você se sentiu sendo autor do problema?

- O que você aprendeu na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais Auxiliares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano