Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- Não há.
Objetivos específicos
- Definir o contexto e os dados do problema, a partir da pergunta apresentada.
- Relacionar os dados à pergunta de uma forma lógica, que permita a resolução do problema através do raciocínio combinatório.
- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.
Conceito-chave
Elaboração de um problema de raciocínio combinatório, dada uma pergunta.
Recursos necessários
Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.
Propósito:
Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.
Leia o objetivo com seus alunos e comente que “elaborar” é inventar e que “problema de raciocínio combinatório” é aquele que em precisamos determinar os agrupamentos possíveis, considerando o “enunciado” ou comando do problema.
Para saber mais sobre a elaboração de situações-problema pelos alunos, leia:
“Por que formular problemas” - Cristiane H. Chica in “Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática” - Kátia Stoccco Smole, Maria Ignez Diniz (organizadoras) - Porto Alegre: Artmed, 2007.
Aquecimento
Propósito: Levar o aluno a refletir sobre o objetivo da aula.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Essas questões têm o objetivo de fazer os alunos relembrar os problemas de produto cartesiano que já resolveram.
Espera-se que os alunos digam que combinar é relacionar os elementos ou formar os pares, e que eles citem os problemas em que se busca o total de agrupamentos que podemos formar quando combinamos calças e blusas, pães e recheios, sabores de sorvete e coberturas, pois eles são muito trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para saber mais sobre problemas de raciocínio combinatório ou de contagem no Ensino Fundamental, acesse:
https://novaescola.org.br/conteudo/6076/estrategias-para-resolver-problemas-de-combinatoria ou
Atividade Principal
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Coloque os alunos em duplas ou trios, para que possam discutir suas ideias e elaborar conjuntamente o texto do problema.
Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Para saber mais sobre o trabalho com grupos produtivos, acesse:
https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos ou
https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar
Materiais Auxiliares
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, estruturando seu pensamento.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para elaborar o problema?
- Como você se sentiu sendo autor do problema?
- O que você aprendeu na aula de hoje?
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.
Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais Auxiliares
Resolução da atividade complementar