10923
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Aprofundando o estudo de gráfico e tabelas

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Representação de dados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CRISTIANO SANTOS RODRIGUES

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_27PES_05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Mentimeter, Google Meet, Google Planilhas, FlipGrid

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Organizar uma nuvem de palavras vai Mentimeter para saber o que os alunos entendem ser indispensável em uma festa de aniversário. Você pode socializar o resultado via e-mail ou de maneira síncrona, usando o Google Meet.
Caso a turma não tenha acesso à internet, você pode fazer perguntas sobre os itens indispensáveis em uma festa de aniversário em folha impressa, junto com a próxima etapa.

Atividade principal
Organize a atividade propondo que a tabela e o gráfico usados para a resolução da atividade sejam construídos usando o Google Planilhas, inclusive inserindo as respostas às questões que esta etapa apresenta. Caso não seja possível usar o recurso, você pode propor uma construção utilizando folha quadriculada ou folha de caderno com o auxílio de uma régua. Além da construção, peça que os alunos justifiquem as escolhas feitas, principalmente a escolha pelo tipo de gráfico utilizado. Convide a família para auxiliar nessa construção.

Discussão das soluções
Caso a construção tenha sido feita usando o Google Planilhas, você pode usar o recurso dos comentários para fazer intervenções e problematizações. Peça também que os alunos gravem pequenos vídeos usando o FlipGrid para explicar as estratégias utilizadas na resolução do problema, para socializar com os demais colegas. Caso a turma não use dos recursos digitais, o professor pode fazer apenas as intervenções individuais nas produções de cada aluno.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Peça aos alunos para registrarem o que aprenderam nesta aula no próprio caderno, fazendo indicações em tópicos dos pontos de atenção na construção de uma tabela e de um gráfico.

Raio X
Proponha que os alunos resolvam o problema usando um arquivo no Google Planilhas ou por escrito, para envio ao professor.

Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliarem os alunos na construção da tabela e do gráfico solicitados na Atividade Principal, seja usando o Google Planilhas ou não.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_27PES05

(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 4º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise de chances de eventos aleatórios, coleta, classificação, leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras múltiplas verticais e horizontais.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas