10923
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Aprofundando o estudo de gráfico e tabelas

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Representação de dados

Plano 05 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CRISTIANO SANTOS RODRIGUES

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentora: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF04MA27 -  Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

EF04MA28 -  Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.



Objetivo específico

Trabalhar situações que exijam leitura e interpretação e representação de dados em gráfico e tabelas.



Conceito-chave

Representação de dados

Recursos necessários

  • Papel
  • Lápis
  • Borracha
  • Régua
  • Lousa
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Leia o slide para a turma. Relembre com os alunos as etapas de uma pesquisa, enfocando as formas de representação dos dados coletados, através de gráficos e tabelas. Peça que citem exemplos de situações que podem utilizar esses métodos de representação.

Propósito: Retomada da representação de dados.

Discuta com a turma:

  • Qual maneira é eficaz para organizarmos os itens de uma festa?
  • Como podemos representar as quantidades envolvidas na organização de uma festa?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)

Orientações: Peça que, em duplas, os alunos leiam a situação proposta, e pensem em estratégias de resolução. Eles devem representar os dados através de tabelas e gráficos. Para a questão proposta em A, o aluno deve organizar os dados constantes no slide 4, que referem-se às ofertas do supermercado, relacionando os itens a serem adquiridos por Júlia com seu respectivo preço unitário, e calcular o valor total de cada item. Tal organização deve ser através de uma tabela, discuta com a turma essa forma de representação, como acham que deve ser feita, quantas linhas e colunas serão necessárias. Na questão seguinte, pede-se um gráfico que relacione os itens e suas respectivas quantidades, para isso o aluno deve identificar quais informações deve utilizar, entre os dados fornecidos e calculados. As demais questões exigem análise de dados, seja gráfica ou de tabela.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de ocorrência.

Discuta com a turma:

  • O que você acha importante para representar na tabela?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?
  • Vocês sabem o que é valor unitário? Onde encontramos o valor unitário nesta atividade?
  • Como podemos encontrar o valor total para cada item?
  • A tabela construída será útil para construir o gráfico?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)

Orientações: Peça que, em duplas, os alunos leiam a situação proposta, e pensem em estratégias de resolução. Eles devem representar os dados através de tabelas e gráficos. Para a questão proposta em A, o aluno deve organizar os dados constantes no slide 4, que referem-se às ofertas do supermercado, relacionando os itens a serem adquiridos por Júlia com seu respectivo preço unitário, e calcular o valor total de cada item. Tal organização deve ser através de uma tabela, discuta com a turma essa forma de representação, como acham que deve ser feita, quantas linhas e colunas serão necessárias. Na questão seguinte, pede-se um gráfico que relacione os itens e suas respectivas quantidades, para isso o aluno deve identificar quais informações deve utilizar, entre os dados fornecidos e calculados. As demais questões exigem análise de dados, seja gráfica ou de tabela.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de ocorrência.

Discuta com a turma:

  • O que você acha importante para representar na tabela?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?
  • Vocês sabem o que é valor unitário? Onde encontramos o valor unitário nesta atividade?
  • Como podemos encontrar o valor total para cada item?
  • A tabela construída será útil para construir o gráfico?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)

Orientações: Peça que, em duplas, os alunos leiam a situação proposta, e pensem em estratégias de resolução. Eles devem representar os dados através de tabelas e gráficos. Para a questão proposta em A, o aluno deve organizar os dados constantes no slide 4, que referem-se às ofertas do supermercado, relacionando os itens a serem adquiridos por Júlia com seu respectivo preço unitário, e calcular o valor total de cada item. Tal organização deve ser através de uma tabela, discuta com a turma essa forma de representação, como acham que deve ser feita, quantas linhas e colunas serão necessárias. Na questão seguinte, pede-se um gráfico que relacione os itens e suas respectivas quantidades, para isso o aluno deve identificar quais informações deve utilizar, entre os dados fornecidos e calculados. As demais questões exigem análise de dados, seja gráfica ou de tabela.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de ocorrência.

Discuta com a turma:

  • O que você acha importante para representar na tabela?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?
  • Vocês sabem o que é valor unitário? Onde encontramos o valor unitário nesta atividade?
  • Como podemos encontrar o valor total para cada item?
  • A tabela construída será útil para construir o gráfico?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.

Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
  • O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.

Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
  • O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.

Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
  • O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.

Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
  • O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.

Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
  • O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.

Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
  • O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: O professor realiza com os alunos a leitura do slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Peça que destaquem suas dificuldades em relação a essas formas de representação de dados.

Propósito: Resumo do que foi explorado na aula.

Atividade Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14 e 15).

Orientações: Peça que os alunos analisem os dados apresentados, e tentem responder aos questionamento. Verifique se todos estão familiarizados com essa indicação de quantidade para o número de alunos, se necessário peça que anotem o numeral representado em cada escolha. A pergunta traz a análise gráfica, em que o aluno deve verificar os dados representados comparando-o com as escolhas de frutas feitas pelos alunos da turma de Maria.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos a análise de tabela e gráfico.

Propósito: Apresentar situações que exijam análise de gráficos e tabelas.

Discuta com a turma:

  • Você apresentou dificuldades em compreender os dados tabelados?
  • Tem outras formas de representar a escolha feita pelos alunos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Atividade Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14 e 15).

Orientações: Peça que os alunos analisem os dados apresentados, e tentem responder aos questionamento. Verifique se todos estão familiarizados com essa indicação de quantidade para o número de alunos, se necessário peça que anotem o numeral representado em cada escolha. A pergunta traz a análise gráfica, em que o aluno deve verificar os dados representados comparando-o com as escolhas de frutas feitas pelos alunos da turma de Maria.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos a análise de tabela e gráfico.

Propósito: Apresentar situações que exijam análise de gráficos e tabelas.

Discuta com a turma:

  • Você apresentou dificuldades em compreender os dados tabelados?
  • Tem outras formas de representar a escolha feita pelos alunos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentora: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF04MA27 -  Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

EF04MA28 -  Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.



Objetivo específico

Trabalhar situações que exijam leitura e interpretação e representação de dados em gráfico e tabelas.



Conceito-chave

Representação de dados

Recursos necessários

  • Papel
  • Lápis
  • Borracha
  • Régua
  • Lousa
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Leia o slide para a turma. Relembre com os alunos as etapas de uma pesquisa, enfocando as formas de representação dos dados coletados, através de gráficos e tabelas. Peça que citem exemplos de situações que podem utilizar esses métodos de representação.

Propósito: Retomada da representação de dados.

Discuta com a turma:

  • Qual maneira é eficaz para organizarmos os itens de uma festa?
  • Como podemos representar as quantidades envolvidas na organização de uma festa?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)

Orientações: Peça que, em duplas, os alunos leiam a situação proposta, e pensem em estratégias de resolução. Eles devem representar os dados através de tabelas e gráficos. Para a questão proposta em A, o aluno deve organizar os dados constantes no slide 4, que referem-se às ofertas do supermercado, relacionando os itens a serem adquiridos por Júlia com seu respectivo preço unitário, e calcular o valor total de cada item. Tal organização deve ser através de uma tabela, discuta com a turma essa forma de representação, como acham que deve ser feita, quantas linhas e colunas serão necessárias. Na questão seguinte, pede-se um gráfico que relacione os itens e suas respectivas quantidades, para isso o aluno deve identificar quais informações deve utilizar, entre os dados fornecidos e calculados. As demais questões exigem análise de dados, seja gráfica ou de tabela.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de ocorrência.

Discuta com a turma:

  • O que você acha importante para representar na tabela?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?
  • Vocês sabem o que é valor unitário? Onde encontramos o valor unitário nesta atividade?
  • Como podemos encontrar o valor total para cada item?
  • A tabela construída será útil para construir o gráfico?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)

Orientações: Peça que, em duplas, os alunos leiam a situação proposta, e pensem em estratégias de resolução. Eles devem representar os dados através de tabelas e gráficos. Para a questão proposta em A, o aluno deve organizar os dados constantes no slide 4, que referem-se às ofertas do supermercado, relacionando os itens a serem adquiridos por Júlia com seu respectivo preço unitário, e calcular o valor total de cada item. Tal organização deve ser através de uma tabela, discuta com a turma essa forma de representação, como acham que deve ser feita, quantas linhas e colunas serão necessárias. Na questão seguinte, pede-se um gráfico que relacione os itens e suas respectivas quantidades, para isso o aluno deve identificar quais informações deve utilizar, entre os dados fornecidos e calculados. As demais questões exigem análise de dados, seja gráfica ou de tabela.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de ocorrência.

Discuta com a turma:

  • O que você acha importante para representar na tabela?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?
  • Vocês sabem o que é valor unitário? Onde encontramos o valor unitário nesta atividade?
  • Como podemos encontrar o valor total para cada item?
  • A tabela construída será útil para construir o gráfico?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)

Orientações: Peça que, em duplas, os alunos leiam a situação proposta, e pensem em estratégias de resolução. Eles devem representar os dados através de tabelas e gráficos. Para a questão proposta em A, o aluno deve organizar os dados constantes no slide 4, que referem-se às ofertas do supermercado, relacionando os itens a serem adquiridos por Júlia com seu respectivo preço unitário, e calcular o valor total de cada item. Tal organização deve ser através de uma tabela, discuta com a turma essa forma de representação, como acham que deve ser feita, quantas linhas e colunas serão necessárias. Na questão seguinte, pede-se um gráfico que relacione os itens e suas respectivas quantidades, para isso o aluno deve identificar quais informações deve utilizar, entre os dados fornecidos e calculados. As demais questões exigem análise de dados, seja gráfica ou de tabela.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de ocorrência.

Discuta com a turma:

  • O que você acha importante para representar na tabela?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?
  • Vocês sabem o que é valor unitário? Onde encontramos o valor unitário nesta atividade?
  • Como podemos encontrar o valor total para cada item?
  • A tabela construída será útil para construir o gráfico?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.

Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
  • O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.

Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
  • O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.

Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
  • O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.

Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
  • O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.

Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
  • O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 12)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções para situação proposta, deixe que comparem os resultados apresentados com os por eles desenvolvidos. A atividade exige que eles representem os dados através de tabelas e gráficos. Para isso, analisar quais informações devem constar na representação, efetuando os cálculos necessários para obter o valor total dos produtos. Para o gráfico, espera-se que a turma selecione as informações solicitadas, ou seja, represente os produtos e suas respectivas quantidades. Nas demais questões o aluno pode utilizar a tabela ou gráfico construído para responder às questões propostas.

Propósito: Apresentar possíveis soluções, comparando as estratégias desenvolvidas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quais informações devemos representar tanto na tabela quanto no gráfico?
  • O gráfico e a tabela terão as mesmas informações?
  • Todos os itens da oferta devem ser representados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: O professor realiza com os alunos a leitura do slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Peça que destaquem suas dificuldades em relação a essas formas de representação de dados.

Propósito: Resumo do que foi explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14 e 15).

Orientações: Peça que os alunos analisem os dados apresentados, e tentem responder aos questionamento. Verifique se todos estão familiarizados com essa indicação de quantidade para o número de alunos, se necessário peça que anotem o numeral representado em cada escolha. A pergunta traz a análise gráfica, em que o aluno deve verificar os dados representados comparando-o com as escolhas de frutas feitas pelos alunos da turma de Maria.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos a análise de tabela e gráfico.

Propósito: Apresentar situações que exijam análise de gráficos e tabelas.

Discuta com a turma:

  • Você apresentou dificuldades em compreender os dados tabelados?
  • Tem outras formas de representar a escolha feita pelos alunos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 14 e 15).

Orientações: Peça que os alunos analisem os dados apresentados, e tentem responder aos questionamento. Verifique se todos estão familiarizados com essa indicação de quantidade para o número de alunos, se necessário peça que anotem o numeral representado em cada escolha. A pergunta traz a análise gráfica, em que o aluno deve verificar os dados representados comparando-o com as escolhas de frutas feitas pelos alunos da turma de Maria.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos a análise de tabela e gráfico.

Propósito: Apresentar situações que exijam análise de gráficos e tabelas.

Discuta com a turma:

  • Você apresentou dificuldades em compreender os dados tabelados?
  • Tem outras formas de representar a escolha feita pelos alunos?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 4º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise de chances de eventos aleatórios, coleta, classificação, leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras múltiplas verticais e horizontais.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA27 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano