10922
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Multiplicações envolvendo o zero - E agora?

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Compreender os efeitos e o significado do zero em uma multiplicação dentro dos números naturais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_15ALG_05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: FlipGrip, Padlet

Para este plano, foque na etapa_____

Aquecimento
Pedir que os alunos resolvam as operações apresentadas e, posteriormente, pedir que eles encontrem outra forma de resolverem as situações. Caso seja possível, o professor pode usar o Padlet para que os alunos socializem as suas diferentes resoluções.

Atividade principal
O professor pode indicar 3 conjuntos de números para cada aluno, para que eles elaborem situações problemas e socializem as mesmas, seja enviando ao professor ou ainda colocando-as em um painel via Padlet.
A tabela eles devem preencher individualmente, tanto com os números recebidos quanto com os números identificados nas situações apresentadas pelos colegas no painel. Caso o recurso digital esteja indisponível para a turma, usar a tabela somente com os números que recebeu.

Discussão das soluções
Após a identificação da tabela, propor as questões presentes nesta etapa aos alunos.

Sistematização
(unido com a próxima etapa - Encerramento)
Pedir que os alunos usem o FliGrip para enviar um vídeo explicando o que aprenderam e, quando todos responderem, o professor grava um vídeo para que os alunos também acessem sua explicação.

Encerramento
Ver etapa anterior.

Raio X
Apresentar as questões desta etapa e inserir outras similares para prática da turma.

Convite às famílias
Convidar as famílias a realizarem a Atividade Principal como ela está aqui originalmente apresentada, para que os alunos tenham com quem trocar ao trabalhar com as produções.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_15ALG05

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas