Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_15ALG_05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: FlipGrip, Padlet
Para este plano, foque na etapa_____
Aquecimento
Pedir aos alunos que resolvam as operações apresentadas e, posteriormente, pedir a eles que encontrem outra forma de resolver as situações. Caso seja possível, o professor pode usar o Padlet para que os alunos socializem as suas diferentes resoluções.
Atividade principal
O professor pode indicar 3 conjuntos de números a cada aluno, para que elaborem situações problemas e socializem as mesmas, seja enviando ao professor ou ainda as colocando em um painel via Padlet.
A tabela deve ser preenchida individualmente, tanto com os números recebidos quanto com os números identificados nas situações apresentadas pelos colegas no painel. Caso o recurso digital esteja indisponível para a turma, use a tabela somente com os números que recebeu.
Discussão das soluções
Após a identificação da tabela, propor as questões presentes nesta etapa aos alunos.
Sistematização
(unido com a próxima etapa - Encerramento)
Pedir aos alunos que usem o FliGrip para enviar um vídeo explicando o que aprenderam e, quando todos responderem, o professor deve gravar um vídeo para que os alunos também acessem sua explicação.
Encerramento
Ver etapa anterior.
Raio X
Apresentar as questões desta etapa e inserir outras similares para prática da turma.
Convite às famílias
Convidar as famílias a realizarem a Atividade Principal como ela está aqui originalmente apresentada, para que os alunos tenham com quem trocar ao trabalhar com as produções.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_15ALG05
(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes