10921
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Problematizando com a divisão desigual

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Divisão desigual proporcional

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

Objetivos específicos

Utilizar a ideia de divisão proporcional para resolver situações problemas.

Conceito-chave

- Divisão desigual proporcional.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o problema do balão com os alunos e proponha que tentem resolver. Reserve 2 minutos para que eles exponham as soluções encontradas e estratégias utilizadas. Observe se eles conseguiram aplicar a ideia de divisão proporcional para resolver. Eles devem concluir que se 90 foi dividido em duas partes e uma delas corresponde ao dobro do valor da outra, então podemos dividir em três partes iguais obtendo 30 como resultado e depois disso separamos duas partes (2 x 30 = 60) e uma parte (30). Assim dividimos 90 em duas partes sendo que uma delas (60) é o dobro da outra (30).

Propósito: Recordar que a ideia de divisão em partes desiguais proporcionais.

Discuta com a turma:

  • Como podemos resolver essa situação?
  • Que estratégias podemos utilizar para identificar o valor das partes?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia a atividade junto com os alunos e proponha que trabalhem em duplas para resolver. Deixe que eles utilizem diferentes estratégias de solução. Durante o trabalho, observe se as duplas estão utilizando a ideia de divisão proporcional para resolver. Acompanhe as discussões e o desenvolvimento da atividade pelas duplas.

Propósito: Utilizar a ideia de divisão proporcional para resolver situações problemas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para responder as questões?
  • Que estratégias vocês estão utilizando para resolver?
  • Existe mais de uma forma de solução?
  • Que informações já sabemos que podem ser úteis para responder isso?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque a importância da divisão desigual proporcional em situações em que a divisão equitativa não é a mais adequada.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado sobre a divisão desigual proporcional na resolução de problemas.

Raio x select-down

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

Objetivos específicos

Utilizar a ideia de divisão proporcional para resolver situações problemas.

Conceito-chave

- Divisão desigual proporcional.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o problema do balão com os alunos e proponha que tentem resolver. Reserve 2 minutos para que eles exponham as soluções encontradas e estratégias utilizadas. Observe se eles conseguiram aplicar a ideia de divisão proporcional para resolver. Eles devem concluir que se 90 foi dividido em duas partes e uma delas corresponde ao dobro do valor da outra, então podemos dividir em três partes iguais obtendo 30 como resultado e depois disso separamos duas partes (2 x 30 = 60) e uma parte (30). Assim dividimos 90 em duas partes sendo que uma delas (60) é o dobro da outra (30).

Propósito: Recordar que a ideia de divisão em partes desiguais proporcionais.

Discuta com a turma:

  • Como podemos resolver essa situação?
  • Que estratégias podemos utilizar para identificar o valor das partes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia a atividade junto com os alunos e proponha que trabalhem em duplas para resolver. Deixe que eles utilizem diferentes estratégias de solução. Durante o trabalho, observe se as duplas estão utilizando a ideia de divisão proporcional para resolver. Acompanhe as discussões e o desenvolvimento da atividade pelas duplas.

Propósito: Utilizar a ideia de divisão proporcional para resolver situações problemas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para responder as questões?
  • Que estratégias vocês estão utilizando para resolver?
  • Existe mais de uma forma de solução?
  • Que informações já sabemos que podem ser úteis para responder isso?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para resolver a situação?
  • Qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Explique o que você pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque a importância da divisão desigual proporcional em situações em que a divisão equitativa não é a mais adequada.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado sobre a divisão desigual proporcional na resolução de problemas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano