Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o problema do balão com os alunos e proponha que tentem resolver. Reserve 2 minutos para que eles exponham as soluções encontradas e estratégias utilizadas. Observe se eles conseguiram aplicar a ideia de divisão proporcional para resolver. Eles devem concluir que se 90 foi dividido em duas partes e uma delas corresponde ao dobro do valor da outra, então podemos dividir em três partes iguais obtendo 30 como resultado e depois disso separamos duas partes (2 x 30 = 60) e uma parte (30). Assim dividimos 90 em duas partes sendo que uma delas (60) é o dobro da outra (30).
Propósito: Recordar que a ideia de divisão em partes desiguais proporcionais.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver essa situação?
- Que estratégias podemos utilizar para identificar o valor das partes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Leia a atividade junto com os alunos e proponha que trabalhem em duplas para resolver. Deixe que eles utilizem diferentes estratégias de solução. Durante o trabalho, observe se as duplas estão utilizando a ideia de divisão proporcional para resolver. Acompanhe as discussões e o desenvolvimento da atividade pelas duplas.
Propósito: Utilizar a ideia de divisão proporcional para resolver situações problemas.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para responder as questões?
- Que estratégias vocês estão utilizando para resolver?
- Existe mais de uma forma de solução?
- Que informações já sabemos que podem ser úteis para responder isso?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para resolver a situação?
- Qual a melhor forma de resolver esse problema?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
- Explique o que você pensou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para resolver a situação?
- Qual a melhor forma de resolver esse problema?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
- Explique o que você pensou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para resolver a situação?
- Qual a melhor forma de resolver esse problema?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
- Explique o que você pensou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para resolver a situação?
- Qual a melhor forma de resolver esse problema?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
- Explique o que você pensou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Questione os alunos sobre como pensaram para resolver o problema e que estratégias utilizaram. Deixe que eles comentem como fizeram e só depois apresente a solução dos slides comparando com as dos alunos. Discuta com eles as diferentes possibilidades de solução. Destaque a ideia de divisão desigual mas proporcional.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para resolver a situação?
- Qual a melhor forma de resolver esse problema?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
- Explique o que você pensou?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque a importância da divisão desigual proporcional em situações em que a divisão equitativa não é a mais adequada.
Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado sobre a divisão desigual proporcional na resolução de problemas.