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Plano de aula - Descobrindo a razão no preparo de uma receita

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais, razão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Machado Pinheiro

 

Objetivos select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF06MA14) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

Objetivos específicos

Explorar a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.

Conceito-chave

Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais, razão.

Recursos necessários

  • Caderno, lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.

Retomada select-down

Retomada

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide lembrando a turma os conceitos-chave envolvidos na situação proposta. Converse com os alunos sobre a possibilidade de dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras. Explore as possibilidades indicadas na tabela para a divisão de 40.

Permita que a turma discuta sobre a relação entre as partes e entre as partes e o todo. Participe da discussão, ouvindo e fazendo novas perguntas. Organize a socialização das ideias.

Propósito: Retomar a ideia de que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, explorando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram do que aprendemos sobre divisão?
  • É possível dividir esta quantidade em duas partes?
  • Como vocês fariam para dividir esta quantidade em duas partes iguais?
  • Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
  • É possível dividir uma quantidade em duas partes desiguais?
  • O que significa dizer que uma parte é um terço da outra?
  • De que outra forma pode ser representada a relação que existe entre as partes?
  • O que significa dizer que uma parte é um décimo do todo?
  • Há alguma relação entre a outra parte e o todo? Como podemos expressar essa relação?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Para motivar os alunos para a atividade, converse com eles sobre o assunto, pergunte quem já preparou uma receita, se já tomaram suco de acerola, de morango, de morango com acerola, como é o sabor de cada um separado, e como ficariam misturados, como na receita, com mais morango que acerola… enfim, converse com os alunos para que a compreensão do contexto não seja uma dificuldade. Organize as duplas e peça que leiam a atividade com atenção e procurem responder a pergunta proposta, usando a estratégia que preferirem para fazer o que está sendo pedido, desenhos, cálculos, esquemas, tabelas. Peça que respondam as perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, evidenciando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades.

Discuta com a turma:

  • O suco foi preparado conforme a receita?
  • Quais são as polpas que serão usadas para o preparo do suco?
  • Quantos pacotes de cada polpa deve ser usado, segundo a receita, para o preparo de um litro de suco?
  • Qual a razão entre a quantidade de polpas de cada sabor no preparo de um litro de suco?
  • Seguindo esta razão, quanto de cada polpa é necessário para o preparo de dois litros de suco? E para o preparo de três litros de suco? E para o preparo de quatro litros de suco?
  • O que é preciso fazer para corrigir o suco preparado, seguindo a razão proposta na receita?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste, e nos próximos slides, apresentamos passo a passo, uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste, e nos próximos slides, apresentamos passo a passo, uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste, e nos próximos slides, apresentamos passo a passo, uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Resolver problema que envolve a ideia de razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF06MA14) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

Objetivos específicos

Explorar a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.

Conceito-chave

Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais, razão.

Recursos necessários

  • Caderno, lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Retomada

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide lembrando a turma os conceitos-chave envolvidos na situação proposta. Converse com os alunos sobre a possibilidade de dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras. Explore as possibilidades indicadas na tabela para a divisão de 40.

Permita que a turma discuta sobre a relação entre as partes e entre as partes e o todo. Participe da discussão, ouvindo e fazendo novas perguntas. Organize a socialização das ideias.

Propósito: Retomar a ideia de que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, explorando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram do que aprendemos sobre divisão?
  • É possível dividir esta quantidade em duas partes?
  • Como vocês fariam para dividir esta quantidade em duas partes iguais?
  • Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
  • É possível dividir uma quantidade em duas partes desiguais?
  • O que significa dizer que uma parte é um terço da outra?
  • De que outra forma pode ser representada a relação que existe entre as partes?
  • O que significa dizer que uma parte é um décimo do todo?
  • Há alguma relação entre a outra parte e o todo? Como podemos expressar essa relação?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Para motivar os alunos para a atividade, converse com eles sobre o assunto, pergunte quem já preparou uma receita, se já tomaram suco de acerola, de morango, de morango com acerola, como é o sabor de cada um separado, e como ficariam misturados, como na receita, com mais morango que acerola… enfim, converse com os alunos para que a compreensão do contexto não seja uma dificuldade. Organize as duplas e peça que leiam a atividade com atenção e procurem responder a pergunta proposta, usando a estratégia que preferirem para fazer o que está sendo pedido, desenhos, cálculos, esquemas, tabelas. Peça que respondam as perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, evidenciando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades.

Discuta com a turma:

  • O suco foi preparado conforme a receita?
  • Quais são as polpas que serão usadas para o preparo do suco?
  • Quantos pacotes de cada polpa deve ser usado, segundo a receita, para o preparo de um litro de suco?
  • Qual a razão entre a quantidade de polpas de cada sabor no preparo de um litro de suco?
  • Seguindo esta razão, quanto de cada polpa é necessário para o preparo de dois litros de suco? E para o preparo de três litros de suco? E para o preparo de quatro litros de suco?
  • O que é preciso fazer para corrigir o suco preparado, seguindo a razão proposta na receita?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste, e nos próximos slides, apresentamos passo a passo, uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste, e nos próximos slides, apresentamos passo a passo, uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste, e nos próximos slides, apresentamos passo a passo, uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Resolver problema que envolve a ideia de razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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