10919
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Reconhecer o significado e a ordem de resolução das expressões matemáticas

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Ordem de resolução da operações nas expressões

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

Analisar o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na expressão.

Objetivo específico

  • Explorar a hierarquia entre as operações em uma escrita aritmética.
  • Relacionar a ordem de resolução das operações na expressão.

Conceito-chave

  • Ordem de resolução da operações nas expressões.

Recursos necessários

  • Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância dos sinais de associação e da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.

Propósito: Retomar a ideia dos sinais de associação e ordem de resolução das expressões matemáticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelos sinais de associação?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância dos sinais de associação e da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.

Propósito: Retomar a ideia dos sinais de associação e ordem de resolução das expressões matemáticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelos sinais de associação?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a importância do sinal de associação e ordem de resolução da expressão matemática, bem como a importância da hierarquia das operações matemáticas.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis expressões matemáticas que representam as questões do problema?
  • A resolução das expressões segue alguma ordem hierárquica das operações matemáticas?
  • Qual é a importância da ordem de resolução das expressões?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância dos sinais de associação e da hierarquia das operações matemáticas, ou seja a relevância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar paulatinamente as vendas, subtraímos do valor da doação e o restante dividimos por dois? (Ideia da construção da expressão matemática)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância dos sinais de associação e da hierarquia das operações matemáticas, ou seja a relevância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar paulatinamente as vendas, subtraímos do valor da doação e o restante dividimos por dois? (Ideia da construção da expressão matemática)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, bem como a ordem das operações na resolução das expressões matemáticas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão, com a utilização do sinal de associação. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

Analisar o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na expressão.

Objetivo específico

  • Explorar a hierarquia entre as operações em uma escrita aritmética.
  • Relacionar a ordem de resolução das operações na expressão.

Conceito-chave

  • Ordem de resolução da operações nas expressões.

Recursos necessários

  • Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância dos sinais de associação e da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.

Propósito: Retomar a ideia dos sinais de associação e ordem de resolução das expressões matemáticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelos sinais de associação?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância dos sinais de associação e da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.

Propósito: Retomar a ideia dos sinais de associação e ordem de resolução das expressões matemáticas.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelos sinais de associação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a importância do sinal de associação e ordem de resolução da expressão matemática, bem como a importância da hierarquia das operações matemáticas.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis expressões matemáticas que representam as questões do problema?
  • A resolução das expressões segue alguma ordem hierárquica das operações matemáticas?
  • Qual é a importância da ordem de resolução das expressões?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância dos sinais de associação e da hierarquia das operações matemáticas, ou seja a relevância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar paulatinamente as vendas, subtraímos do valor da doação e o restante dividimos por dois? (Ideia da construção da expressão matemática)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância dos sinais de associação e da hierarquia das operações matemáticas, ou seja a relevância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar paulatinamente as vendas, subtraímos do valor da doação e o restante dividimos por dois? (Ideia da construção da expressão matemática)
  • Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões)
  • Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, bem como a ordem das operações na resolução das expressões matemáticas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão, com a utilização do sinal de associação. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 6º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano