Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem por padrão em uma sequência. Os alunos podem descrever o aumento da barra de chocolate numericamente pela expressão 1+ 1, 2 + 1, 3 + 1 e 4 +1. O padrão presente é o acréscimo de +1. Chame atenção dos alunos para o novo pedaço de chocolate que surge primeiro do lado esquerdo, seguindo um padrão de construção da barra.
Propósito: Compreender como se constrói uma sequência e seu padrão.
Discuta com a turma:
- O que é padrão?
- Só existem sequência de números? Podemos construir uma sequência de objetos?
- Que elementos compõem essa sequência?
Leitura Complementar
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: A atividade pode ser realizada em dupla ou de forma individual. Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Circule a sala questionando se há alguma dúvida sobre o enunciado. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. Esta atividade levantará outros conhecimentos prévios dos alunos, como conhecer os dias da semana e sua sequência no calendário, disponibilize na sala um calendário onde os alunos possam consultar para possíveis retiradas de dúvidas.
Propósito: Investigar a regularidade presentes na sequência considerando o padrão.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar na construção dessa sequência?
- Me explique como você construiu esse padrão?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: A atividade pode ser realizada em dupla ou de forma individual. Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Circule a sala questionando se há alguma dúvida sobre o enunciado. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. Esta atividade levantará outros conhecimentos prévios dos alunos, como conhecer os dias da semana e sua sequência no calendário, disponibilize na sala um calendário onde os alunos possam consultar para possíveis retiradas de dúvidas.
Propósito: Investigar a regularidade presentes na sequência considerando o padrão.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar na construção dessa sequência?
- Me explique como você construiu esse padrão?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: A atividade pode ser realizada em dupla ou de forma individual. Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Circule a sala questionando se há alguma dúvida sobre o enunciado. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. Esta atividade levantará outros conhecimentos prévios dos alunos, como conhecer os dias da semana e sua sequência no calendário, disponibilize na sala um calendário onde os alunos possam consultar para possíveis retiradas de dúvidas.
Propósito: Investigar a regularidade presentes na sequência considerando o padrão.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar na construção dessa sequência?
- Me explique como você construiu esse padrão?
Discusssão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Verifique se algum aluno apresentou uma das hipóteses de solução parecida com esta, chame-o até a lousa e peça que demonstre como ele chegou à solução. Caso nenhum tenha feito desta forma, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discusssão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Verifique se algum aluno apresentou uma das hipóteses de solução parecida com esta, chame-o até a lousa e peça que demonstre como ele chegou à solução. Caso nenhum tenha feito desta forma, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discusssão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Verifique se algum aluno apresentou uma das hipóteses de solução parecida com esta, chame-o até a lousa e peça que demonstre como ele chegou à solução. Caso nenhum tenha feito desta forma, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discusssão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Verifique se algum aluno apresentou uma das hipóteses de solução parecida com esta, chame-o até a lousa e peça que demonstre como ele chegou à solução. Caso nenhum tenha feito desta forma, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Contextualize o principal conceito aprendido na aula.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo, registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência recursiva.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar