Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_10NUM10
Recursos
- Essenciais: Atividade impressa, enviada por WhatsApp ou e-mail.
- Optativas: Materiais concretos para cálculos, como lápis, cédulas e moedas de papel, entre outros; Gravação de áudio, Zoom, Google Meets; Link de vídeo: - METADE E TERÇA PARTE
Para este plano foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
Os alunos devem ser desafiados a solucionar um problema mobilizando os conhecimentos que já possuem da divisão por três e associar ao conceito de terça parte. Eles precisam ter acesso ao slide 3 com a situação problema. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e encontrem uma solução.
Caso não tenha esse momento síncrono, você pode fotografar ou fazer um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Compartilhe os questionamentos com a turma:
- Só existe uma maneira de resolver esse problema?
- De quais maneiras você resolveria?
- O que é a terça parte de algo?
- Como podemos saber se ela conseguirá comprar o brinco com o dinheiro que restou?
Se não tiver um meio de comunicação on-line com seus alunos, pode enviar o problema impresso. Neste caso, inclua as questões acima para que eles, além de resolverem a situação problema, reflitam sobre formas de resolução e o conceito de terça parte. Explique que podem usar material concreto para pensar em soluções para o problema.
Discussão das soluções
É muito importante que os alunos tenham oportunidade de compartilhar seus registros, pois eles poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Peça que socializem o resultado que chegaram enviando áudio aos colegas ou no grupo da turma. Instigue-os a falar sobre as formas de representação de terça parte. Use as perguntas:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Eles podem também conversar por meio do bate-papo ou enviar imagens de como fizeram seus registros.
Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente também os slides 4 à 10, com diferentes formas de registro e uso de materiais diversos como apoio. Peça aos alunos que comparem com suas soluções. Se isto não for possível, escolha as imagens das estratégias diferentes que eles não utilizaram e encaminhe no grupo de WhatsApp, junto com as devolutivas da tarefa.
Encerramento
Finalize a atividade enviando texto, mensagem ou áudio. Retome o conceito construído na aula, focando na divisão por 3 para obter a terça parte.
Raio X
A atividade de Raio X pode ser usada para verificar se os alunos entenderam o conceito de terça parte. Você pode enviar impressa ou online, compartilhar sua tela, tirar print do slide 12 e encaminhar a imagem do problema das medalhas via WhatsApp; ou seja, use a ferramenta que for possível. Peça que resolvam individualmente e mandem a resposta para você.
Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas de acordo com as suas possibilidades. Sugira, por exemplo, que ajudem seus filhos na leitura da situação problema e no envio das respostas. Se seus alunos tiverem acesso à Internet, disponibilize aos pais o link com o vídeo sobre os conceitos de metade e terça parte. Pode ser um momento divertido, de interação com os familiares e de muito aprendizado.
Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin
Código: MAT2_10NUM10
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 09
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes