Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam terça parte.
Conceito-chave
Relacionar a terça parte como uma parte de um todo, dividido por três.
Recursos necessários
- Lápis grafite e coloridos,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura,
- Materiais concretos (palitos, material dourado, ou qualquer outro disponível),
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.
Propósito: Resolver um problema que solicite terça parte de uma quantidade.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo ou projetando a situação problema aos alunos. Se quiser passe no quadro ou dê uma cópia para cada aluno. Proponha a discussão em duplas por uns 2 minutos. Depois da divisão, proponha uma discussão sobre como podem realizar o registro. Peça aos alunos que expliquem como pensaram e vá colocando as estratégias no quadro ou solicitando que os alunos registrem suas ideias. Para que vivenciem a divisão, você pode propor uma dinâmica rápida, onde os alunos devem se dividir em três grupos na classe. Mesmo que algum aluno fique fora da divisão (por ser necessário a mesma quantidade de alunos nos grupos).
Propósito: Levantar os conhecimentos sobre a ideia de dividir por 3 para entrar na terça parte.
Discuta com a turma:
- Como pode ser feita a divisão dos alunos?
- Os três grupos ficaram com a mesma quantidade de crianças?
- Se fizerem essa separação na nossa classe, algum aluno ficará sem grupo?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema. Disponibilize materiais concretos aos alunos para que, se quiserem, possam usá-los para pensar em soluções para o problema.
Propósito: Que os alunos utilizem estratégias diversas para resolver um problema sobre terça parte.
Discuta com a turma:
- De quais formas podemos resolver esse problema?
- O que é a terça parte de algo?
- Como podemos saber se ela conseguirá comprar o brinco com o dinheiro que restou?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Retomar o conceito de terça parte.
Orientação: Este é um momento para sistematizar os aprendizados da aula. Questione os alunos sobre o que aprenderam na aula, se necessário retome alguma ideia. Posteriormente feche a aula com a leitura ou projeção do slide.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.
Materiais complementares