10915
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação - Parte III

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rejane Bianchini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_09NUM05
Recursos:
- Necessários: Um meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail, ou envio dos materiais impressos.
Opcionais: material concreto de contagem (pode ser algum material que os alunos estejam familiarizados, como palitos de picolé, fios de contas, tampinhas, grãos, canudinhos, pedrinhas... ); vídeo sobre multiplicação A Multiplicação | Vídeos Educativos para Crianças

Para este plano, foque nas etapas da Retomada e da Atividade principal.
Este plano foi adaptado para ser usado em duas aulas.

Retomada
Na primeira aula utilize o Jogo da memória da multiplicação.
Encaminhe o documento com as fichas para os alunos confeccionarem o jogo, envie uma imagem das peças do jogo pelo WhatsApp, ou ainda entregue as fichas impressas para seus alunos e peça que recortem. Projete a tela do seu computador, se você estiver em momento síncrono com seus alunos; grave um áudio ou envie um texto explicando as regras do jogo. Eles podem jogar sozinhos em suas casas e depois conversarem com um colega contando como foi que fizeram para descobrir os pares de cartas. Se tiver alguém em casa que possa jogar junto com eles, explique que cada jogador deve virar duas cartas de cada vez, se uma for a multiplicação e a outra for a adição de parcelas iguais correspondentes, o aluno recolhe as cartas para si e tem o direito de jogar novamente, até que não encontre mais cartas pares. Neste caso, quando não encontrar mais cartas pares, passa a vez para o outro jogador. Vence o jogo quem obtiver maior número de cartas.
Se você não tiver oportunidade de comunicação on-line com seus alunos, envie junto das fichas e das orientações uma questão para que eles descrevam suas jogadas, falando um pouco do que aprenderam ao procurar os pares das cartas.

Atividade principal
Aplique o problema proposto na atividade principal em uma segunda aula, depois que tiver retomado com a turma a multiplicação associada à adição de parcelas iguais, por meio do jogo da memória da multiplicação.
Para resolver esta atividade é interessante que seus alunos tenham, além da cópia do problema, algum tipo de material concreto para contagem.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode compartilhar sua tela com seus alunos e apresentar o slide 3. Faça a leitura do problema com eles, e peça que façam os cálculos usando o material de contagem. Deixe o slide do problema visível, como um apoio para que eles leiam os dados toda a vez que precisarem. Se achar melhor, você pode enviar o documento da atividade principal para que os alunos façam a impressão do problema. Oriente que pensem primeiro na representação dos dados que o problema traz. Se preferir, peça que usem o material de contagem para simular os animais. Eles também podem encontrar as respostas fazendo desenhos dos animais. Depois disso, oriente que escrevam qual a sentença matemática que usaram para representar os cálculos.
Se não estiver com todos os alunos ao mesmo tempo, você pode tirar um print da tela do slide do problema e compartilhar com eles via WhatsApp. Você também pode gravar áudio com as orientações e com o texto do problema. Explique que há diferentes formas de resolver o problema, e incentive-os a usarem a que acharem mais fácil. Peça que fotografem a estratégia usada e enviem para você por WhatsApp. Envie também a pergunta: "Que tipo de operação pode representar os cálculos para encontrar o total de cada tipo de animal?"
Caso não tenha Internet, você pode imprimir o documento da atividade e combinar com os pais para buscar e devolver na escola. Neste caso, fica mais difícil a discussão das soluções, então encaminhe junto com o problema as questões abaixo.
     - Como você pensou fazer para resolver o problema?
     - Que tipo de operação pode representar os cálculos que você fez?

Discussão das soluções
Proporcione meios para que seus alunos possam compartilhar as respostas com a turma. Se puder fazer isto de forma síncrona incentive a participação de todos, pedindo que expliquem as estratégias que usaram para descobrir o número total de animais e apresentem os cálculos envolvidos. Faça os questionamentos sugeridos abaixo:
     - Que estratégias vocês usaram para encontrar o total de cada tipo de animal?
     - Que tipo de operação fizeram?
     - Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
Estimule os alunos para que percebam a relação da multiplicação com a soma de parcelas iguais. Você encontra nos slides 5, 6, 7 e 8 sugestões de possíveis formas de calcular as respostas do problema, usando a adição e a multiplicação. Se alguma delas não foi apresentada por seus alunos, compartilhe com eles mais essas formas.
Você também pode fazer os questionamentos sugeridos acima, e a socialização das estratégias utilizadas pelos alunos usando o WhatsApp, por meio de bate-papo, gravação de áudio ou envio de mensagem de texto. Eles podem fotografar as suas representações e enviar no grupo ou gravar áudio explicando como fizeram. É importante que eles percebam que existem jeitos diferentes de chegar ao resultado, e que pode ser usado tanto a adição quanto a multiplicação, por isso, no caso de você não ter momento síncrono com sua turma, reúna as diferentes estratégias usadas pelos alunos e envie por WhatsApp.
Se você não tiver comunicação on-line com eles, analise as respostas das questões enviadas junto com o problema, reúna algumas e depois encaminhe aos seus alunos junto com a devolutiva impressa. O importante é dar espaço para que todos os alunos possam fazer suas reflexões e concluir qual operação consideram melhor usar neste caso.

Encerramento
Apresente o conceito trabalhado na aula e sistematize a aprendizagem, retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Reforce que a multiplicação torna mais rápido os cálculos de adição de parcelas iguais. Você também pode encaminhar no grupo do WhatsApp a imagem da sistematização que está no slide 9, ou enviar a escrita impressa para cada aluno junto com a validação da resposta.

Raio X
O problema proposto no Raio X serve para avaliar a aprendizagem da aula. Assim, peça que respondam o problema individualmente e depois encaminhem a resposta para você.
Caso preferir, o problema pode ser aplicado em uma outra aula como mais um momento de construção do conceito de multiplicação associada à soma de parcelas iguais. Se achar necessário trabalhar mais o conceito, faça questionamentos e depois a socialização das diferentes estratégias usadas por eles e as operações envolvidas. Disponibilize para os alunos da forma que for possível, enviando o documento por e-mail, imagem do slide 10 pelo celular, compartilhamento de tela, ou mesmo impresso.

Convite às famílias
Os pais podem ajudar seus filhos com a leitura dos problemas e das regras do jogo, e com a confecção das fichas do jogo de memória. O apoio dos familiares é sempre muito importante para o sucesso da aprendizagem dos alunos, por isso incentive a participação e o envolvimento deles. Você pode escrever um pequeno texto e enviar junto com a tarefa, ou gravar e enviar um áudio fazendo o convite e dando sugestões de apoio aos filhos. Disponibilize aos pais o link do vídeo sobre multiplicação sugerido nos recursos, para que dentro de suas possibilidades possam assistir com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_09NUM05

(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas