Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Objetivos específicos
Utilizar multiplicações (por 2, 3, 4 e 5) associadas à ideia de adição de parcelas iguais para resolver problemas por meio de desenhos, esquemas ou outras formas de registro pessoal dos processos de multiplicação.
Conceito-chave
Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
- Fichas do Jogo da Multiplicação;
- Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos, tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).
Vocabulário
Adição: operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.
Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.
Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.
Orientações:
Antes do início da aula: Confeccione a quantidade de jogos necessários para a sua turma.
Durante a aula: Organize os alunos em duplas. Em seguida, explique as regras do jogo: cada aluno deve virar duas cartas de cada vez, se uma for a multiplicação e a outra for a adição de parcelas iguais correspondente, o aluno recolhe as cartas para si e tem o direito de jogar novamente, até que não encontre mais cartas pares. Quando não encontrar mais cartas pares, passa a vez para seu colega. Vence o jogo quem obtiver maior número de cartas.
Propósito:Retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia você usou para descobrir quais eram os pares de cartas corretos?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Explique.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo previsto: 14 minutos.
Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os alunos leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Leve material concreto com o qual os alunos estejam familiarizados para manipularem, realizarem contagens e operações. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso.
Propósito: Resolver problemas utilizando a multiplicação associada à ideia de adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- O que o problema está pedindo?
- Me conte o que você pensou fazer para resolver o problema.
- O resultado encontrado por você responde a pergunta do problema?
- Qual o jeito mais econômico ou mais rápido de resolver este problema? Explique.
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).
Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).
Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).
Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).
Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).
Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito retomando com os alunos a ideia de que existem várias maneiras de resolver um problema e a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e deem mais alguns exemplos para fixar a relação da multiplicação associada à soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.
Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.
Slide sem título
Título: Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação associada à soma de parcelas iguais.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Caso queira saber mais sobre multiplicação, acesse aqui.
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