10915
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação - Parte III

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rejane Bianchini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Objetivos específicos

Utilizar multiplicações  (por 2, 3, 4 e 5) associadas à ideia de adição de parcelas iguais para resolver  problemas por meio de desenhos, esquemas ou outras formas de registro pessoal dos processos de multiplicação.

Conceito-chave

Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
  • Fichas do Jogo da Multiplicação;
  • Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos,  tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).

Vocabulário

Adição:  operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.

Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.

Multiplicação:  operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações:

Antes do início da aula: Confeccione a quantidade de jogos necessários para a sua turma.

Durante a aula: Organize os alunos em duplas. Em seguida, explique as regras do jogo: cada aluno deve virar duas cartas de cada vez, se uma for a multiplicação e a outra for a adição de parcelas iguais correspondente, o aluno recolhe as cartas para si e tem o direito de jogar novamente, até que não encontre mais cartas pares. Quando não encontrar mais cartas pares, passa a vez para seu colega. Vence o jogo quem obtiver maior número de cartas.

Propósito:Retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia você usou para descobrir quais eram os pares de cartas corretos?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Explique.

Materiais Complementares:

Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 14 minutos.

Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os alunos leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Leve material concreto com o qual os alunos estejam familiarizados para manipularem, realizarem contagens e operações. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso.

Propósito: Resolver problemas utilizando a multiplicação associada à ideia de adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • O que o problema está pedindo?
  • Me conte o que você pensou fazer para resolver o problema.
  • O resultado encontrado por você responde a pergunta do problema?
  • Qual o jeito mais econômico ou mais rápido de resolver este problema? Explique.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).

Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).

Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).

Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).

Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).

Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito retomando com os alunos a ideia de que existem várias maneiras de resolver um problema e a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e deem mais alguns exemplos para fixar a relação da multiplicação associada à soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.

Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Raio X

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação associada à soma de parcelas iguais.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Caso queira saber mais sobre multiplicação, acesse aqui.

Caso queira sugestões de jogos online, acesse aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Objetivos específicos

Utilizar multiplicações  (por 2, 3, 4 e 5) associadas à ideia de adição de parcelas iguais para resolver  problemas por meio de desenhos, esquemas ou outras formas de registro pessoal dos processos de multiplicação.

Conceito-chave

Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
  • Fichas do Jogo da Multiplicação;
  • Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos,  tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).

Vocabulário

Adição:  operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.

Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.

Multiplicação:  operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações:

Antes do início da aula: Confeccione a quantidade de jogos necessários para a sua turma.

Durante a aula: Organize os alunos em duplas. Em seguida, explique as regras do jogo: cada aluno deve virar duas cartas de cada vez, se uma for a multiplicação e a outra for a adição de parcelas iguais correspondente, o aluno recolhe as cartas para si e tem o direito de jogar novamente, até que não encontre mais cartas pares. Quando não encontrar mais cartas pares, passa a vez para seu colega. Vence o jogo quem obtiver maior número de cartas.

Propósito:Retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia você usou para descobrir quais eram os pares de cartas corretos?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Explique.

Materiais Complementares:

Retomada

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 14 minutos.

Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os alunos leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Leve material concreto com o qual os alunos estejam familiarizados para manipularem, realizarem contagens e operações. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso.

Propósito: Resolver problemas utilizando a multiplicação associada à ideia de adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • O que o problema está pedindo?
  • Me conte o que você pensou fazer para resolver o problema.
  • O resultado encontrado por você responde a pergunta do problema?
  • Qual o jeito mais econômico ou mais rápido de resolver este problema? Explique.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).

Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).

Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).

Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).

Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 5 a 9 ).

Orientações: Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como resolveram o problema. Aproveite todas as soluções diferentes que tiver. Depois que os alunos exporem todas as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as estratégias utilizadas para resolver a atividade e compare com as estratégias que os alunos haviam apresentado anteriormente. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito retomando com os alunos a ideia de que existem várias maneiras de resolver um problema e a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e deem mais alguns exemplos para fixar a relação da multiplicação associada à soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.

Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.

Slide Plano Aula

Título: Raio X

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação associada à soma de parcelas iguais.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Caso queira saber mais sobre multiplicação, acesse aqui.

Caso queira sugestões de jogos online, acesse aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano