10913
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Combinação em diversas representações

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Desenvolver o raciocínio combinatório, utilizando duas representações diferentes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Tavares da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_10NUM_05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Documentos, Google Apresentações, Google Planilhas, Google Formulários.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Convide os alunos a acompanharem uma resolução de uma situação problema envolvendo raciocínio combinatório usando a representação por diagramas. Você pode fornecer essa resolução em folha impressa ou organizar uma sequência de slides via Google Apresentações, com detalhes de explicação, para que os alunos possam

Atividade principal
Proponha aos alunos a escolha por uma estratégia de resolução (tabela, diagrama, árvore de possibilidades, multiplicação) para cada situação problema que encontrarem neste plano: o professor deve condensar as situações problemas em um único arquivo via Google Documentos, contendo os problemas das etapas de Retomada, Atividade Principal e Raio X - incluindo os que estão na atividade complementar, e o aluno irá escolher como ele vai resolver cada um deles. Porém, o aluno precisa utilizar todas as estratégias de resolução (pelo menos uma vez cada).
Outra escolha que depende do aluno é de qual recurso digital ele entende ser mais interessante para cada categoria de resolução: Google Documentos, Google Apresentações ou Google Planilhas. O professor deve disponibilizar um formulário para envio dos links das resoluções utilizando o Google Formulários. Caso os alunos não tenham acesso à internet, o professor pode fazer o mesmo movimento usando folhas impressas.

Discussão das soluções
O professor deve inserir comentários nas resoluções para dar a devolutiva para cada resolução, no caso das resoluções digitais e das impressas. É possível também fazer uma curadoria das resoluções enviadas pelos alunos e organizar em slides via Google Apresentações as resoluções dos problemas para disponibilizar para a turma após o envio de todos os alunos.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Propor que os alunos escolham um dos problemas da próxima etapa (Raio X) e, com o auxílio da família, pedir que eles resolvam o mesmo problema com todas as estratégias aprendidas neste plano de aula: tabela, diagrama, árvore de possibilidades, multiplicação (tudo feito no próprio caderno).

Raio X
Pedir aos alunos que resolvam o problema que está no slide e os que estão disponíveis no arquivo das atividades complementares. Além disso, verificar as orientações da etapa anterior (Encerramento).

Convite às famílias
Convidar a família a acompanhar o aluno no desenvolvimento da etapa de Encerramento, que também está relacionada com a etapa de Raio X.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_10NUM05

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas