10913
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Combinação em diversas representações

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Desenvolver o raciocínio combinatório, utilizando duas representações diferentes

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Tavares da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

Desenvolver o raciocínio combinatório, utilizando duas representações diferentes.

Conceito-chave

Raciocínio combinatório.

Construção de diferentes representações de combinação.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha, lápis de cor.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Apresente no quadro ou slide, o problema. Peça aos alunos que criem coletivamente uma situação de combinação a partir da árvore de possibilidades. Em seguida, dê uns minutos para que pensem nas diversas estratégias para chegar a solução. Discuta com os alunos outras formas de representar as possíveis combinações coletivamente e vá registrando no quadro. Considere todas resoluções e estratégias diversas apresentadas pelos alunos, comparando-as.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre combinação de elementos, necessário para o desenvolvimento da aula.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • Que elementos estão sendo combinados na árvore?
  • Em que locais esses elementos serão combinados?
  • Você pode me explicar como foram feitas essas combinações?
  • O que o problema pede?
  • Que tipo de situações podem se adequar à essa árvore de possibilidades?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.

Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.

Crie situações, estimulando-os a perceber que para fazer as combinações, precisa utilizar um tipo de pão, um recheio, um complemento e uma bebida de maneiras diferentes.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • O que é vendido na barraca?
  • O que pode ser colocado nesse lanche?
  • Como você pode montar os sanduíches que o Sr. Márcio vende?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Qual é a representação que você precisa usar na resolução?

Propósito: Resolver o problema utilizando algumas respresentações.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 10).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as representações, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras,letras , siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode representar de outra maneira?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre a sua representação e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre a maneira que representou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais você pode ler Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios” acessando aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 10).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as representações, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, letras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode representar de outra maneira?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre a sua representação e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre a maneira que representou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais você pode ler Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios” acessando aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 10).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as representações, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, letras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode representar de outra maneira?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre a sua representação e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre a maneira que representou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais você pode ler Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios” acessando aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 10).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as representações, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, letras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode representar de outra maneira?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre a sua representação e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre a maneira que representou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais você pode ler Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios” acessando aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 10).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as representações, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, letras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode representar de outra maneira?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre a sua representação e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre a maneira que representou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais você pode ler Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios” acessando aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 10).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as representações, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, letras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode representar de outra maneira?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre a sua representação e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre a maneira que representou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais você pode ler Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios” acessando aqui.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Para finalizar, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro. Se desejar, peça aos alunos que registrem a síntese no caderno.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente o slide, distribua a atividade aos alunos ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. O raio x é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo apresentado. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois, pode-se discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.

Discuta com a turma:

  • O que conta o problema?
  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Quais as perguntas do problema?
  • O que está sendo solicitado?

Propósito: Verificar se o aluno consegue fazer as combinações, construindo diferentes representações, com autonomia.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

Desenvolver o raciocínio combinatório, utilizando duas representações diferentes.

Conceito-chave

Raciocínio combinatório.

Construção de diferentes representações de combinação.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha, lápis de cor.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Apresente no quadro ou slide, o problema. Peça aos alunos que criem coletivamente uma situação de combinação a partir da árvore de possibilidades. Em seguida, dê uns minutos para que pensem nas diversas estratégias para chegar a solução. Discuta com os alunos outras formas de representar as possíveis combinações coletivamente e vá registrando no quadro. Considere todas resoluções e estratégias diversas apresentadas pelos alunos, comparando-as.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre combinação de elementos, necessário para o desenvolvimento da aula.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • Que elementos estão sendo combinados na árvore?
  • Em que locais esses elementos serão combinados?
  • Você pode me explicar como foram feitas essas combinações?
  • O que o problema pede?
  • Que tipo de situações podem se adequar à essa árvore de possibilidades?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.

Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.

Crie situações, estimulando-os a perceber que para fazer as combinações, precisa utilizar um tipo de pão, um recheio, um complemento e uma bebida de maneiras diferentes.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • O que é vendido na barraca?
  • O que pode ser colocado nesse lanche?
  • Como você pode montar os sanduíches que o Sr. Márcio vende?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Qual é a representação que você precisa usar na resolução?

Propósito: Resolver o problema utilizando algumas respresentações.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 10).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as representações, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras,letras , siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode representar de outra maneira?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre a sua representação e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre a maneira que representou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais você pode ler Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios” acessando aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 10).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as representações, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, letras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode representar de outra maneira?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre a sua representação e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre a maneira que representou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais você pode ler Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios” acessando aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 10).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as representações, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, letras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode representar de outra maneira?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre a sua representação e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre a maneira que representou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais você pode ler Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios” acessando aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 10).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as representações, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, letras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode representar de outra maneira?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre a sua representação e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre a maneira que representou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais você pode ler Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios” acessando aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 10).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as representações, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, letras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode representar de outra maneira?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre a sua representação e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre a maneira que representou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais você pode ler Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios” acessando aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 10).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as representações, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, letras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode representar de outra maneira?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre a sua representação e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre a maneira que representou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais você pode ler Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios” acessando aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Para finalizar, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro. Se desejar, peça aos alunos que registrem a síntese no caderno.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente o slide, distribua a atividade aos alunos ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. O raio x é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo apresentado. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois, pode-se discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.

Discuta com a turma:

  • O que conta o problema?
  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Quais as perguntas do problema?
  • O que está sendo solicitado?

Propósito: Verificar se o aluno consegue fazer as combinações, construindo diferentes representações, com autonomia.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano