Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Isabel Cossalter
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF04MA03 - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
Utilizar as ideias da subtração para ampliar estratégias de cálculo.
Conceito-chave
Diferentes estratégias para resolver subtrações.
Recursos necessários
- Lápis,
- borracha,
- caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Propósito: Recordar os termos da subtração.
Orientações: Leia o título do slide com os alunos ou deixe que um deles faça a leitura para a classe.
Solicite que expliquem o assunto do slide e esclareça dúvidas, se necessário. Peça que pensem em outros exemplos em que a ideia da subtração aqui retratada (quanto restou?) esteja presente.
Discussão com a turma:
- Quais foram as situações pensadas por vocês?
- Há situações comuns entre as apresentadas aqui? (Podem surgir semelhanças, dependendo da realidade local.)
- Essa é uma ideia da subtração comum no nosso dia a dia?
- Qual operação precisa ser realizada para resolver as situações propostas?
- Quem consegue fazer este cálculo sem armar a conta? Quantos lápis restaram no estojo da menina?
Resolução:
30 - 4 = 26 lápis
Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Propósito: Recordar os termos da subtração.
Orientações: Leia com a turma ou peça que um aluno leia o slide. Peça que expliquem qual é a ideia da subtração apresentada aqui (descobrir a diferença entre duas quantidades) e esclareça dúvidas. Em seguida, junto com as crianças, faça um levantamento de situações em que esta mesma ideia esteja presente.
Discuta com a turma:
- No nosso dia a dia, podemos observar muitas diferenças entre pessoas, objetos, lugares. Em matemática, quando falamos em diferença, a qual ideia estamos nos referindo?
- Como fazemos para calcular a diferença entre dois números?
- Qual é a diferença entre o peso do cachorro e do gato? Quem consegue responder sem armar a conta? Como fez?
Resolução:
12 - 3 = 9 kg
Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Propósito: Recordar os termos da subtração.
Orientações: Leia com a turma ou deixe que um dos alunos leia para a classe. Peça que expliquem a ideia da subtração mostrada aqui (quanto falta) e esclareça dúvidas. Apresente às crianças outras situações do mesmo tipo ou solicite que deem exemplos que tragam essa mesma ideia.
Discuta com a turma:
- Na nossa vida diária, usamos com frequência este tipo de cálculo? Exemplos de respostas possíveis: cálculo de tempo para terminar uma atividade, de meses ou dias para chegar uma data, de número de lições que faltam ser feitas, etc.
- Como podemos resolver esse problema? Sem armar conta, como podemos calcular o tempo que falta para acabar o jogo?
Resolução:
18h - 17h15min = 45min
Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Propósito: Recordar os termos da subtração.
Orientações: Apenas para verificar o conhecimento prévio das crianças, antes de apresentar o slide, pergunte: “Quem se lembra quais são os nomes dos termos da subtração”? Não há problema se não souberem, use o slide para reforçar ou rever esse conteúdo.
Discuta com a turma:
- Por que o segundo termo recebe o nome de subtraendo?
- Por que o resultado é chamado de resto ou diferença?
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.
Orientação: Organize a turma em duplas ou trios e peça que encontrem formas não convencionais de resolver a atividade. Circule pela sala para observar as hipóteses dos alunos e as estratégias de cálculo escolhidas. Os alunos podem escolher as estratégias que acharem melhor para resolver, inclusive com desenhos ou por escrito. Após 4 minutos, socialize as estratégias utilizadas pelos alunos e se possível, peça que alguns demonstram na lousa como resolveram o cálculo. Na medida do possível, durante as intervenções nos grupos, faça referência aos termos da subtração, usando as nomenclaturas revisadas no slide 6.
Discuta com a turma:
- Qual a operação você acha que devemos utilizar para resolver o problema?
- Somente essa operação pode ser usada?
- Existem outras alternativas?
- Houve algum procedimento de cálculo comum entre os grupos?
- Se houve, vocês acham que isso ocorreu por algum motivo especial? É mais prático ou rápido, por exemplo?
- Houve algum procedimento de cálculo usado que é pouco conhecido pela maioria? O que acharam dessa estratégia?
- Todos os grupos chegaram ao mesmo resultado? Por que isso ocorre?
- Podemos afirmar que é possível escolher entre várias estratégias não convencionais para resolver operações?
- Quem quer vir ao quadro para mostrar como resolveu?
- Explique para seus colega como você resolveu o problema.
- Você consegue explicar como seu colega resolveu o problema?
Possibilidades de resolução:
a) Arredondando as centenas e depois fazendo a correção do resultado.
796 está próximo de 800
194 está próximo de 200
800 - 200 = 600
6 - 4 = 2
600 + 2 = 602
b) Decompondo o subtraendo: 796 - 194 =
(796 - 100) - 90 - 4 =
(696 - 90) - 4 =
606 - 4 = 602
c) Decompondo o minuendo e o subtraendo; depois, reagrupando.
796 - 194 =
700 - 100 = 600
90 - 90 = 0
6 - 4 = 2
Resultado: 602
Materiais complementares:
Leia a matéria “Comunicação em matemática: instrumento de ensino e aprendizagem”, publicada em 2015, sobre a importância de ensinar o aluno a se comunicar matematicamente, aqui:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.
Orientação: Explore as estratégias de cálculo e as hipóteses elaboradas pelos alunos. O objetivo maior deste momento é permitir que possam compartilhar as maneiras como pensaram, favorecendo a troca de ideias e despertando a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente. Por isso, é importante que não apenas apresentem a resolução da atividade, mas expliquem ao grupo de que modo pensaram para chegar à solução.
Sempre que possível, procure valorizar as tentativas de criação de estratégias realizadas pelos alunos, mesmo que não estejam corretas e escreva a autoria de cada uma delas no quadro.
Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre o slide com a resolução feita pelo João e volte a discutir se algum aluno chegou a essa mesma estratégia e se ela é válida.
Discuta com a turma:
- De quais maneiras vocês conseguiram resolver a lição de casa de Carolina?
- Quais diferenças vocês observaram nas estratégias apresentadas?
- Quais foram as dificuldades encontradas na resolução desta atividade? Por que isso ocorreu?
- Qual das estratégias apresentadas vocês consideram mais fácil? Por quê?
- Recordar as ideias da subtração e a nomenclatura dos termos da subtração foi importante? Por quê?
- Qual estratégia a Bia usou? Algum grupo usou a mesma estratégia?
- De que forma ela resolveu? Ela chegou ao resultado correto? Explique.
- E a estratégia usada pelo João? Alguém usou a mesma estratégia?
- De que forma ele resolveu? Ele chegou ao resultado correto? Explique.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.
Orientação: Orientação: Explore as estratégias de cálculo e as hipóteses elaboradas pelos alunos. O objetivo maior deste momento é permitir que possam compartilhar as maneiras como pensaram, favorecendo a troca de ideias e despertando a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente. Por isso, é importante que não apenas apresentem a resolução da atividade, mas expliquem ao grupo de que modo pensaram para chegar à solução.
Sempre que possível, procure valorizar as tentativas de criação de estratégias realizadas pelos alunos, mesmo que não estejam corretas e escreva a autoria de cada uma delas no quadro.
Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre o slide com a resolução feita pelo João e volte a discutir se algum aluno chegou a essa mesma estratégia e se ela é válida.
Discuta com a turma:
- De quais maneiras vocês conseguiram resolver a lição de casa de Carolina?
- Quais diferenças vocês observaram nas estratégias apresentadas?
- Quais foram as dificuldades encontradas na resolução desta atividade? Por que isso ocorreu?
- Qual das estratégias apresentadas vocês consideram mais fácil? Por quê?
- Recordar as ideias da subtração e a nomenclatura dos termos da subtração foi importante? Por quê?
- Qual estratégia a Bia usou? Algum grupo usou a mesma estratégia?
- De que forma ela resolveu? Ela chegou ao resultado correto? Explique.
- E a estratégia usada pelo João? Alguém usou a mesma estratégia?
- De que forma ele resolveu? Ele chegou ao resultado correto? Explique.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.
Orientação: Explore as estratégias de cálculo e as hipóteses elaboradas pelos alunos. O objetivo maior deste momento é permitir que possam compartilhar as maneiras como pensaram, favorecendo a troca de ideias e despertando a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente. Por isso, é importante que não apenas apresentem a resolução da atividade, mas expliquem ao grupo de que modo pensaram para chegar à solução.
Sempre que possível, procure valorizar as tentativas de criação de estratégias realizadas pelos alunos, mesmo que não estejam corretas e escreva a autoria de cada uma delas no quadro.
Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre o slide com a resolução feita pelo João e volte a discutir se algum aluno chegou a essa mesma estratégia e se ela é válida.
Discuta com a turma:
- De quais maneiras vocês conseguiram resolver a lição de casa de Carolina?
- Quais diferenças vocês observaram nas estratégias apresentadas?
- Quais foram as dificuldades encontradas na resolução desta atividade? Por que isso ocorreu?
- Qual das estratégias apresentadas vocês consideram mais fácil? Por quê?
- Recordar as ideias da subtração e a nomenclatura dos termos da subtração foi importante? Por quê?
- Qual estratégia a Bia usou? Algum grupo usou a mesma estratégia?
- De que forma ela resolveu? Ela chegou ao resultado correto? Explique.
- E a estratégia usada pelo João? Alguém usou a mesma estratégia?
- De que forma ele resolveu? Ele chegou ao resultado correto? Explique.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Rever e organizar as estratégias de cálculo não convencional da subtração aprendidas na aula.
Orientação: Leia o slide com os alunos. Ao final da discussão, se julgar oportuno, proponha a montagem de um pequeno cartaz que contenha algumas das estratégias de cálculo trabalhadas. Deixe-o afixado no mural da classe, para que sirva de material de consulta durante as aulas.
Discuta com a turma
- O que aprendemos hoje?
- Quais ideias discutidas na nossa aula podem ser aplicadas no seu dia a dia?
- Você teve alguma dificuldade em resolver a situação? Qual foi ela?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa atividade?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Entregue a cada aluno a tirinha de papel com a atividade a ser feita. Peça que analisem os procedimentos propostos na atividade individualmente. Procure circular pela classe, verificando as formas de resolução adotadas pelos alunos. Após 5 minutos, socialize as estratégias de resolução usadas pela turma.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que estratégias usadas com diferentes operações podem levar à resolução de um mesmo tipo de cálculo.
Discuta com a turma:
- De acordo com o que trabalhamos nessa aula, como poderíamos resolver essa situação sem armar a conta?
- Qual das estratégias que você viu hoje, você utilizou para resolver esse problema?
- Você teve alguma dificuldade? Qual? Como você acha que pode melhorar seu desempenho para resolver esse tipo de situação?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar