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Plano de aula - Estratégias de cálculo - Subtração

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre [OBJETIVO ESPECÍFICO].

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

EF04MA03 - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.

EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

Utilizar as ideias da subtração para ampliar estratégias de cálculo.



Conceito-chave

Diferentes estratégias para resolver subtrações.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • borracha,
  • caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Propósito: Recordar os termos da subtração.

Orientações: Leia o título do slide com os alunos ou deixe que um deles faça a leitura para a classe.

Solicite que expliquem o assunto do slide e esclareça dúvidas, se necessário. Peça que pensem em outros exemplos em que a ideia da subtração aqui retratada (quanto restou?) esteja presente.

Discussão com a turma:

  • Quais foram as situações pensadas por vocês?
  • Há situações comuns entre as apresentadas aqui? (Podem surgir semelhanças, dependendo da realidade local.)
  • Essa é uma ideia da subtração comum no nosso dia a dia?
  • Qual operação precisa ser realizada para resolver as situações propostas?
  • Quem consegue fazer este cálculo sem armar a conta? Quantos lápis restaram no estojo da menina?

Resolução:

30 - 4 = 26 lápis

Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Propósito: Recordar os termos da subtração.

Orientações: Leia com a turma ou peça que um aluno leia o slide. Peça que expliquem qual é a ideia da subtração apresentada aqui (descobrir a diferença entre duas quantidades) e esclareça dúvidas. Em seguida, junto com as crianças, faça um levantamento de situações em que esta mesma ideia esteja presente.

Discuta com a turma:

  • No nosso dia a dia, podemos observar muitas diferenças entre pessoas, objetos, lugares. Em matemática, quando falamos em diferença, a qual ideia estamos nos referindo?
  • Como fazemos para calcular a diferença entre dois números?
  • Qual é a diferença entre o peso do cachorro e do gato? Quem consegue responder sem armar a conta? Como fez?

Resolução:

12 - 3 = 9 kg

Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Propósito: Recordar os termos da subtração.

Orientações: Leia com a turma ou deixe que um dos alunos leia para a classe. Peça que expliquem a ideia da subtração mostrada aqui (quanto falta) e esclareça dúvidas. Apresente às crianças outras situações do mesmo tipo ou solicite que deem exemplos que tragam essa mesma ideia.

Discuta com a turma:

  • Na nossa vida diária, usamos com frequência este tipo de cálculo? Exemplos de respostas possíveis: cálculo de tempo para terminar uma atividade, de meses ou dias para chegar uma data, de número de lições que faltam ser feitas, etc.
  • Como podemos resolver esse problema? Sem armar conta, como podemos calcular o tempo que falta para acabar o jogo?

Resolução:

18h - 17h15min = 45min

Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Propósito: Recordar os termos da subtração.

Orientações: Apenas para verificar o conhecimento prévio das crianças, antes de apresentar o slide, pergunte: “Quem se lembra quais são os nomes dos termos da subtração”? Não há problema se não souberem, use o slide para reforçar ou rever esse conteúdo.

Discuta com a turma:

  • Por que o segundo termo recebe o nome de subtraendo?
  • Por que o resultado é chamado de resto ou diferença?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.

Orientação: Organize a turma em duplas ou trios e peça que encontrem formas não convencionais de resolver a atividade. Circule pela sala para observar as hipóteses dos alunos e as estratégias de cálculo escolhidas. Os alunos podem escolher as estratégias que acharem melhor para resolver, inclusive com desenhos ou por escrito. Após 4 minutos, socialize as estratégias utilizadas pelos alunos e se possível, peça que alguns demonstram na lousa como resolveram o cálculo. Na medida do possível, durante as intervenções nos grupos, faça referência aos termos da subtração, usando as nomenclaturas revisadas no slide 6.

Discuta com a turma:

  • Qual a operação você acha que devemos utilizar para resolver o problema?
  • Somente essa operação pode ser usada?
  • Existem outras alternativas?
  • Houve algum procedimento de cálculo comum entre os grupos?
  • Se houve, vocês acham que isso ocorreu por algum motivo especial? É mais prático ou rápido, por exemplo?
  • Houve algum procedimento de cálculo usado que é pouco conhecido pela maioria? O que acharam dessa estratégia?
  • Todos os grupos chegaram ao mesmo resultado? Por que isso ocorre?
  • Podemos afirmar que é possível escolher entre várias estratégias não convencionais para resolver operações?
  • Quem quer vir ao quadro para mostrar como resolveu?
  • Explique para seus colega como você resolveu o problema.
  • Você consegue explicar como seu colega resolveu o problema?

Possibilidades de resolução:

a) Arredondando as centenas e depois fazendo a correção do resultado.

796 está próximo de 800

194 está próximo de 200

800 - 200 = 600

6 - 4 = 2

600 + 2 = 602

b) Decompondo o subtraendo: 796 - 194 =

(796 - 100) - 90 - 4 =

(696 - 90) - 4 =

606 - 4 = 602

c) Decompondo o minuendo e o subtraendo; depois, reagrupando.

796 - 194 =

700 - 100 = 600

90 - 90 = 0

6 - 4 = 2

Resultado: 602

Materiais complementares:

Leia a matéria “Comunicação em matemática: instrumento de ensino e aprendizagem”, publicada em 2015, sobre a importância de ensinar o aluno a se comunicar matematicamente, aqui:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.

Orientação: Explore as estratégias de cálculo e as hipóteses elaboradas pelos alunos. O objetivo maior deste momento é permitir que possam compartilhar as maneiras como pensaram, favorecendo a troca de ideias e despertando a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente. Por isso, é importante que não apenas apresentem a resolução da atividade, mas expliquem ao grupo de que modo pensaram para chegar à solução.

Sempre que possível, procure valorizar as tentativas de criação de estratégias realizadas pelos alunos, mesmo que não estejam corretas e escreva a autoria de cada uma delas no quadro.

Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre o slide com a resolução feita pelo João e volte a discutir se algum aluno chegou a essa mesma estratégia e se ela é válida.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras vocês conseguiram resolver a lição de casa de Carolina?
  • Quais diferenças vocês observaram nas estratégias apresentadas?
  • Quais foram as dificuldades encontradas na resolução desta atividade? Por que isso ocorreu?
  • Qual das estratégias apresentadas vocês consideram mais fácil? Por quê?
  • Recordar as ideias da subtração e a nomenclatura dos termos da subtração foi importante? Por quê?
  • Qual estratégia a Bia usou? Algum grupo usou a mesma estratégia?
  • De que forma ela resolveu? Ela chegou ao resultado correto? Explique.
  • E a estratégia usada pelo João? Alguém usou a mesma estratégia?
  • De que forma ele resolveu? Ele chegou ao resultado correto? Explique.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.

Orientação: Orientação: Explore as estratégias de cálculo e as hipóteses elaboradas pelos alunos. O objetivo maior deste momento é permitir que possam compartilhar as maneiras como pensaram, favorecendo a troca de ideias e despertando a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente. Por isso, é importante que não apenas apresentem a resolução da atividade, mas expliquem ao grupo de que modo pensaram para chegar à solução.

Sempre que possível, procure valorizar as tentativas de criação de estratégias realizadas pelos alunos, mesmo que não estejam corretas e escreva a autoria de cada uma delas no quadro.

Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre o slide com a resolução feita pelo João e volte a discutir se algum aluno chegou a essa mesma estratégia e se ela é válida.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras vocês conseguiram resolver a lição de casa de Carolina?
  • Quais diferenças vocês observaram nas estratégias apresentadas?
  • Quais foram as dificuldades encontradas na resolução desta atividade? Por que isso ocorreu?
  • Qual das estratégias apresentadas vocês consideram mais fácil? Por quê?
  • Recordar as ideias da subtração e a nomenclatura dos termos da subtração foi importante? Por quê?
  • Qual estratégia a Bia usou? Algum grupo usou a mesma estratégia?
  • De que forma ela resolveu? Ela chegou ao resultado correto? Explique.
  • E a estratégia usada pelo João? Alguém usou a mesma estratégia?
  • De que forma ele resolveu? Ele chegou ao resultado correto? Explique.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.

Orientação: Explore as estratégias de cálculo e as hipóteses elaboradas pelos alunos. O objetivo maior deste momento é permitir que possam compartilhar as maneiras como pensaram, favorecendo a troca de ideias e despertando a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente. Por isso, é importante que não apenas apresentem a resolução da atividade, mas expliquem ao grupo de que modo pensaram para chegar à solução.

Sempre que possível, procure valorizar as tentativas de criação de estratégias realizadas pelos alunos, mesmo que não estejam corretas e escreva a autoria de cada uma delas no quadro.

Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre o slide com a resolução feita pelo João e volte a discutir se algum aluno chegou a essa mesma estratégia e se ela é válida.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras vocês conseguiram resolver a lição de casa de Carolina?
  • Quais diferenças vocês observaram nas estratégias apresentadas?
  • Quais foram as dificuldades encontradas na resolução desta atividade? Por que isso ocorreu?
  • Qual das estratégias apresentadas vocês consideram mais fácil? Por quê?
  • Recordar as ideias da subtração e a nomenclatura dos termos da subtração foi importante? Por quê?
  • Qual estratégia a Bia usou? Algum grupo usou a mesma estratégia?
  • De que forma ela resolveu? Ela chegou ao resultado correto? Explique.
  • E a estratégia usada pelo João? Alguém usou a mesma estratégia?
  • De que forma ele resolveu? Ele chegou ao resultado correto? Explique.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Rever e organizar as estratégias de cálculo não convencional da subtração aprendidas na aula.

Orientação: Leia o slide com os alunos. Ao final da discussão, se julgar oportuno, proponha a montagem de um pequeno cartaz que contenha algumas das estratégias de cálculo trabalhadas. Deixe-o afixado no mural da classe, para que sirva de material de consulta durante as aulas.

Discuta com a turma

  • O que aprendemos hoje?
  • Quais ideias discutidas na nossa aula podem ser aplicadas no seu dia a dia?
  • Você teve alguma dificuldade em resolver a situação? Qual foi ela?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa atividade?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue a cada aluno a tirinha de papel com a atividade a ser feita. Peça que analisem os procedimentos propostos na atividade individualmente. Procure circular pela classe, verificando as formas de resolução adotadas pelos alunos. Após 5 minutos, socialize as estratégias de resolução usadas pela turma.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que estratégias usadas com diferentes operações podem levar à resolução de um mesmo tipo de cálculo.

Discuta com a turma:

  • De acordo com o que trabalhamos nessa aula, como poderíamos resolver essa situação sem armar a conta?
  • Qual das estratégias que você viu hoje, você utilizou para resolver esse problema?
  • Você teve alguma dificuldade? Qual? Como você acha que pode melhorar seu desempenho para resolver esse tipo de situação?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar


Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

EF04MA03 - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.

EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

Utilizar as ideias da subtração para ampliar estratégias de cálculo.



Conceito-chave

Diferentes estratégias para resolver subtrações.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • borracha,
  • caderno.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Propósito: Recordar os termos da subtração.

Orientações: Leia o título do slide com os alunos ou deixe que um deles faça a leitura para a classe.

Solicite que expliquem o assunto do slide e esclareça dúvidas, se necessário. Peça que pensem em outros exemplos em que a ideia da subtração aqui retratada (quanto restou?) esteja presente.

Discussão com a turma:

  • Quais foram as situações pensadas por vocês?
  • Há situações comuns entre as apresentadas aqui? (Podem surgir semelhanças, dependendo da realidade local.)
  • Essa é uma ideia da subtração comum no nosso dia a dia?
  • Qual operação precisa ser realizada para resolver as situações propostas?
  • Quem consegue fazer este cálculo sem armar a conta? Quantos lápis restaram no estojo da menina?

Resolução:

30 - 4 = 26 lápis

Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Propósito: Recordar os termos da subtração.

Orientações: Leia com a turma ou peça que um aluno leia o slide. Peça que expliquem qual é a ideia da subtração apresentada aqui (descobrir a diferença entre duas quantidades) e esclareça dúvidas. Em seguida, junto com as crianças, faça um levantamento de situações em que esta mesma ideia esteja presente.

Discuta com a turma:

  • No nosso dia a dia, podemos observar muitas diferenças entre pessoas, objetos, lugares. Em matemática, quando falamos em diferença, a qual ideia estamos nos referindo?
  • Como fazemos para calcular a diferença entre dois números?
  • Qual é a diferença entre o peso do cachorro e do gato? Quem consegue responder sem armar a conta? Como fez?

Resolução:

12 - 3 = 9 kg

Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Propósito: Recordar os termos da subtração.

Orientações: Leia com a turma ou deixe que um dos alunos leia para a classe. Peça que expliquem a ideia da subtração mostrada aqui (quanto falta) e esclareça dúvidas. Apresente às crianças outras situações do mesmo tipo ou solicite que deem exemplos que tragam essa mesma ideia.

Discuta com a turma:

  • Na nossa vida diária, usamos com frequência este tipo de cálculo? Exemplos de respostas possíveis: cálculo de tempo para terminar uma atividade, de meses ou dias para chegar uma data, de número de lições que faltam ser feitas, etc.
  • Como podemos resolver esse problema? Sem armar conta, como podemos calcular o tempo que falta para acabar o jogo?

Resolução:

18h - 17h15min = 45min

Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Propósito: Recordar os termos da subtração.

Orientações: Apenas para verificar o conhecimento prévio das crianças, antes de apresentar o slide, pergunte: “Quem se lembra quais são os nomes dos termos da subtração”? Não há problema se não souberem, use o slide para reforçar ou rever esse conteúdo.

Discuta com a turma:

  • Por que o segundo termo recebe o nome de subtraendo?
  • Por que o resultado é chamado de resto ou diferença?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.

Orientação: Organize a turma em duplas ou trios e peça que encontrem formas não convencionais de resolver a atividade. Circule pela sala para observar as hipóteses dos alunos e as estratégias de cálculo escolhidas. Os alunos podem escolher as estratégias que acharem melhor para resolver, inclusive com desenhos ou por escrito. Após 4 minutos, socialize as estratégias utilizadas pelos alunos e se possível, peça que alguns demonstram na lousa como resolveram o cálculo. Na medida do possível, durante as intervenções nos grupos, faça referência aos termos da subtração, usando as nomenclaturas revisadas no slide 6.

Discuta com a turma:

  • Qual a operação você acha que devemos utilizar para resolver o problema?
  • Somente essa operação pode ser usada?
  • Existem outras alternativas?
  • Houve algum procedimento de cálculo comum entre os grupos?
  • Se houve, vocês acham que isso ocorreu por algum motivo especial? É mais prático ou rápido, por exemplo?
  • Houve algum procedimento de cálculo usado que é pouco conhecido pela maioria? O que acharam dessa estratégia?
  • Todos os grupos chegaram ao mesmo resultado? Por que isso ocorre?
  • Podemos afirmar que é possível escolher entre várias estratégias não convencionais para resolver operações?
  • Quem quer vir ao quadro para mostrar como resolveu?
  • Explique para seus colega como você resolveu o problema.
  • Você consegue explicar como seu colega resolveu o problema?

Possibilidades de resolução:

a) Arredondando as centenas e depois fazendo a correção do resultado.

796 está próximo de 800

194 está próximo de 200

800 - 200 = 600

6 - 4 = 2

600 + 2 = 602

b) Decompondo o subtraendo: 796 - 194 =

(796 - 100) - 90 - 4 =

(696 - 90) - 4 =

606 - 4 = 602

c) Decompondo o minuendo e o subtraendo; depois, reagrupando.

796 - 194 =

700 - 100 = 600

90 - 90 = 0

6 - 4 = 2

Resultado: 602

Materiais complementares:

Leia a matéria “Comunicação em matemática: instrumento de ensino e aprendizagem”, publicada em 2015, sobre a importância de ensinar o aluno a se comunicar matematicamente, aqui:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

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Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.

Orientação: Explore as estratégias de cálculo e as hipóteses elaboradas pelos alunos. O objetivo maior deste momento é permitir que possam compartilhar as maneiras como pensaram, favorecendo a troca de ideias e despertando a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente. Por isso, é importante que não apenas apresentem a resolução da atividade, mas expliquem ao grupo de que modo pensaram para chegar à solução.

Sempre que possível, procure valorizar as tentativas de criação de estratégias realizadas pelos alunos, mesmo que não estejam corretas e escreva a autoria de cada uma delas no quadro.

Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre o slide com a resolução feita pelo João e volte a discutir se algum aluno chegou a essa mesma estratégia e se ela é válida.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras vocês conseguiram resolver a lição de casa de Carolina?
  • Quais diferenças vocês observaram nas estratégias apresentadas?
  • Quais foram as dificuldades encontradas na resolução desta atividade? Por que isso ocorreu?
  • Qual das estratégias apresentadas vocês consideram mais fácil? Por quê?
  • Recordar as ideias da subtração e a nomenclatura dos termos da subtração foi importante? Por quê?
  • Qual estratégia a Bia usou? Algum grupo usou a mesma estratégia?
  • De que forma ela resolveu? Ela chegou ao resultado correto? Explique.
  • E a estratégia usada pelo João? Alguém usou a mesma estratégia?
  • De que forma ele resolveu? Ele chegou ao resultado correto? Explique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.

Orientação: Orientação: Explore as estratégias de cálculo e as hipóteses elaboradas pelos alunos. O objetivo maior deste momento é permitir que possam compartilhar as maneiras como pensaram, favorecendo a troca de ideias e despertando a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente. Por isso, é importante que não apenas apresentem a resolução da atividade, mas expliquem ao grupo de que modo pensaram para chegar à solução.

Sempre que possível, procure valorizar as tentativas de criação de estratégias realizadas pelos alunos, mesmo que não estejam corretas e escreva a autoria de cada uma delas no quadro.

Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre o slide com a resolução feita pelo João e volte a discutir se algum aluno chegou a essa mesma estratégia e se ela é válida.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras vocês conseguiram resolver a lição de casa de Carolina?
  • Quais diferenças vocês observaram nas estratégias apresentadas?
  • Quais foram as dificuldades encontradas na resolução desta atividade? Por que isso ocorreu?
  • Qual das estratégias apresentadas vocês consideram mais fácil? Por quê?
  • Recordar as ideias da subtração e a nomenclatura dos termos da subtração foi importante? Por quê?
  • Qual estratégia a Bia usou? Algum grupo usou a mesma estratégia?
  • De que forma ela resolveu? Ela chegou ao resultado correto? Explique.
  • E a estratégia usada pelo João? Alguém usou a mesma estratégia?
  • De que forma ele resolveu? Ele chegou ao resultado correto? Explique.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da subtração.

Orientação: Explore as estratégias de cálculo e as hipóteses elaboradas pelos alunos. O objetivo maior deste momento é permitir que possam compartilhar as maneiras como pensaram, favorecendo a troca de ideias e despertando a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente. Por isso, é importante que não apenas apresentem a resolução da atividade, mas expliquem ao grupo de que modo pensaram para chegar à solução.

Sempre que possível, procure valorizar as tentativas de criação de estratégias realizadas pelos alunos, mesmo que não estejam corretas e escreva a autoria de cada uma delas no quadro.

Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre o slide com a resolução feita pelo João e volte a discutir se algum aluno chegou a essa mesma estratégia e se ela é válida.

Discuta com a turma:

  • De quais maneiras vocês conseguiram resolver a lição de casa de Carolina?
  • Quais diferenças vocês observaram nas estratégias apresentadas?
  • Quais foram as dificuldades encontradas na resolução desta atividade? Por que isso ocorreu?
  • Qual das estratégias apresentadas vocês consideram mais fácil? Por quê?
  • Recordar as ideias da subtração e a nomenclatura dos termos da subtração foi importante? Por quê?
  • Qual estratégia a Bia usou? Algum grupo usou a mesma estratégia?
  • De que forma ela resolveu? Ela chegou ao resultado correto? Explique.
  • E a estratégia usada pelo João? Alguém usou a mesma estratégia?
  • De que forma ele resolveu? Ele chegou ao resultado correto? Explique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Rever e organizar as estratégias de cálculo não convencional da subtração aprendidas na aula.

Orientação: Leia o slide com os alunos. Ao final da discussão, se julgar oportuno, proponha a montagem de um pequeno cartaz que contenha algumas das estratégias de cálculo trabalhadas. Deixe-o afixado no mural da classe, para que sirva de material de consulta durante as aulas.

Discuta com a turma

  • O que aprendemos hoje?
  • Quais ideias discutidas na nossa aula podem ser aplicadas no seu dia a dia?
  • Você teve alguma dificuldade em resolver a situação? Qual foi ela?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue a cada aluno a tirinha de papel com a atividade a ser feita. Peça que analisem os procedimentos propostos na atividade individualmente. Procure circular pela classe, verificando as formas de resolução adotadas pelos alunos. Após 5 minutos, socialize as estratégias de resolução usadas pela turma.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que estratégias usadas com diferentes operações podem levar à resolução de um mesmo tipo de cálculo.

Discuta com a turma:

  • De acordo com o que trabalhamos nessa aula, como poderíamos resolver essa situação sem armar a conta?
  • Qual das estratégias que você viu hoje, você utilizou para resolver esse problema?
  • Você teve alguma dificuldade? Qual? Como você acha que pode melhorar seu desempenho para resolver esse tipo de situação?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar


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