Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Capovilla
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Elaborar problemas com diferentes significados da divisão e multiplicação.
Conceito-chave
Significado de medida da divisão e de proporcionalidade na multiplicação.
Recursos necessários:
- caderno,
- lápis,
- borracha,
- lápis colorido,
- cola,
- atividades impressas (se desejar).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão elaborar problemas de multiplicação e divisão.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos elaborem, coletivamente, estratégias para a resolução dos problemas. Registre no quadro as soluções encontradas. Após o registro coletivo, converse com os alunos sobre as características dos problemas.
Propósito: Retomar os conhecimentos do significado da divisão e multiplicação em problemas.
Discuta com a turma:
- O que é necessário haver em um problema, para que ele possa ser resolvido?
- Como sabemos qual cálculo deve ser feito para resolver os problemas?
- Como sabemos o que deve ser respondido em cada problema?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Proponha que em duplas elaborem uma situação problema envolvendo a multiplicação ou divisão, tendo como referência os mesmos tipos de problema da retomada. Dê um tempo para que pensem e escrevam. Ande entre os alunos nesse momento, faça comentários sobre o que estão produzindo e auxilie-os na elaboração, com perguntas que permitam avançar em suas ideias. Depois troque com outras duplas e uma deve resolver o problema elaborado pela outra. Dê mais um tempo para que façam a resolução e destroquem os cadernos. Cada dupla deve ser responsável por fazer a correção do problema que elaborou.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre divisão e multiplicação, na elaboração de um problema.
Discuta com a turma:
- Em qual situação pensaram para o problema?
- Que cálculo ou cálculos serão necessários para resolver esse problema?
- Existe apenas uma forma de resolver?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Para saber mais sobre a interpretação de problemas leia “Aprender a ler problemas em Matemática” de Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz.
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.
Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes pensem individualmente na proposta. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. Para os alunos que terminarem rápido a atividade, pode ser proposto que façam uma nova resolução utilizando uma estratégia diferente da apresentada no slide.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos diferentes significados da divisão.
Discuta com a turma:
- Como podemos elaborar um problema utilizando essas características?
- Só há um problema possível?
Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.
Materiais complementares para impressão: