10912
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Elaborando problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Significado de medida da divisão e de proporcionalidade na multiplicação

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Elaborar problemas com diferentes significados da divisão e multiplicação.

Conceito-chave

Significado de medida da divisão e de proporcionalidade na multiplicação.

Recursos necessários:

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão elaborar problemas de multiplicação e divisão.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos elaborem, coletivamente, estratégias para a resolução dos problemas. Registre no quadro as soluções encontradas. Após o registro coletivo, converse com os alunos sobre as características dos problemas.

Propósito: Retomar os conhecimentos do significado da divisão e multiplicação em problemas.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário haver em um problema, para que ele possa ser resolvido?
  • Como sabemos qual cálculo deve ser feito para resolver os problemas?
  • Como sabemos o que deve ser respondido em cada problema?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Proponha que em duplas elaborem uma situação problema envolvendo a multiplicação ou divisão, tendo como referência os mesmos tipos de problema da retomada. Dê um tempo para que pensem e escrevam. Ande entre os alunos nesse momento, faça comentários sobre o que estão produzindo e auxilie-os na elaboração, com perguntas que permitam avançar em suas ideias. Depois troque com outras duplas e uma deve resolver o problema elaborado pela outra. Dê mais um tempo para que façam a resolução e destroquem os cadernos. Cada dupla deve ser responsável por fazer a correção do problema que elaborou.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre divisão e multiplicação, na elaboração de um problema.

Discuta com a turma:

  • Em qual situação pensaram para o problema?
  • Que cálculo ou cálculos serão necessários para resolver esse problema?
  • Existe apenas uma forma de resolver?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre a interpretação de problemas leia “Aprender a ler problemas em Matemática” de Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz.

Discussão das soluções (slides 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Discussão das soluções (slides 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Discussão das soluções (slides 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Discussão das soluções (slides 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Discussão das soluções (slides 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Discussão das soluções (slides 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Discussão das soluções (slides 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Discussão das soluções (slides 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes pensem individualmente na proposta. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. Para os alunos que terminarem rápido a atividade, pode ser proposto que façam uma nova resolução utilizando uma estratégia diferente da apresentada no slide.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos diferentes significados da divisão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos elaborar um problema utilizando essas características?
  • Só há um problema possível?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão elaborar problemas de multiplicação e divisão.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Elaborar problemas com diferentes significados da divisão e multiplicação.

Conceito-chave

Significado de medida da divisão e de proporcionalidade na multiplicação.

Recursos necessários:

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos elaborem, coletivamente, estratégias para a resolução dos problemas. Registre no quadro as soluções encontradas. Após o registro coletivo, converse com os alunos sobre as características dos problemas.

Propósito: Retomar os conhecimentos do significado da divisão e multiplicação em problemas.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário haver em um problema, para que ele possa ser resolvido?
  • Como sabemos qual cálculo deve ser feito para resolver os problemas?
  • Como sabemos o que deve ser respondido em cada problema?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Proponha que em duplas elaborem uma situação problema envolvendo a multiplicação ou divisão, tendo como referência os mesmos tipos de problema da retomada. Dê um tempo para que pensem e escrevam. Ande entre os alunos nesse momento, faça comentários sobre o que estão produzindo e auxilie-os na elaboração, com perguntas que permitam avançar em suas ideias. Depois troque com outras duplas e uma deve resolver o problema elaborado pela outra. Dê mais um tempo para que façam a resolução e destroquem os cadernos. Cada dupla deve ser responsável por fazer a correção do problema que elaborou.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre divisão e multiplicação, na elaboração de um problema.

Discuta com a turma:

  • Em qual situação pensaram para o problema?
  • Que cálculo ou cálculos serão necessários para resolver esse problema?
  • Existe apenas uma forma de resolver?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Para saber mais sobre a interpretação de problemas leia “Aprender a ler problemas em Matemática” de Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.

Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.

Slide 6: introduz as discussões de solução.

Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Quais problemas são parecidos? Por quê?
  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes pensem individualmente na proposta. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. Para os alunos que terminarem rápido a atividade, pode ser proposto que façam uma nova resolução utilizando uma estratégia diferente da apresentada no slide.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos diferentes significados da divisão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos elaborar um problema utilizando essas características?
  • Só há um problema possível?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano