10910
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Elaborando problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Adição e subtração com o significado de comparar quantidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ináldia Viana da Silva Sabino,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF03MA06  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Saber decompor o número;
  • Saber interpretar problemas matemáticos;
  • Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 18.

Objetivo específico:  

Resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental.

Conceito-chave:    

Adição e subtração com o significado de comparar quantidades.

Recursos necessários:

  • Equipamento de projeção de imagem,
  • Balões coloridos com dados dos problemas dentro dos mesmos.
  • Atividade xerocada,
  • Papel,
  • Lápis.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades.

Orientações: Pergunte a seus alunos se eles conseguem criar problemas a partir das situações apresentadas.Peça para que pensem na ideia de comparar quantidades, uma situação usando a operação de adição e a outra de subtração. O resultado das duas deve ser o mesmo, 310. Dê um tempo para eles formularem o pensamento e criarem o problema. Depois peça que falem o que pensaram. O esperado é que eles criem situações simples de comparação, e usem os conceitos quanto a mais, quanto a menos, quanto falta e quanto sobra.Estimule o cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Que operações são possíveis de fazer a partir dessas situações?
  • Você sabe criar problemas com a ideia de comparar quantidades a partir das operações apresentadas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 4 e 5)

Propósito: Desenvolver a habilidade de elaborar problemas com a ideia de comparação de quantidades, utilizando o cálculo mental.

Orientações: Separe a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Diga a seus alunos que farão uma brincadeira divertida e que todos devem cooperar para que o grupo a qual pertencem seja bem sucedido na atividade. Apresente 10 ou mais balões com resultados e ideia de comparação de quantidades dentro de cada um.Dependendo da quantidade de alunos que você tenha na sala, coloque mais balões e proponha outros valores.Você pode fazer duas cópias se preferir, assim terá possibilidde de aparecer problemas diferentes com os mesmos valores e ideias. Diga a eles que ao sinal que você der, um membro do grupo deverá escolher um balão, estourar e retirar a plaquinha de dentro dele com o resultado do problema e a ideia que este deve apresentar. O grupo fará um cálculo mental e elaborará um problema cujo resultado seja o indicado. Exemplo: Balão rosa: o problema apresentará a ideia de quanto a mais e o resultado da operação deverá ser 250. Assim que o grupo registrar o problema, poderá se dirigir a outro balão, estourar e repetir a orientação. Ao final dos 20 minutos, peça que os grupos exponham os problemas criados. O grupo que tiver feito mais problemas e que estejam adequados, ganharão a brincadeira.

Discuta com a turma:

  • Qual a operação que poderá ser criada e que tenha esse resultado?
  • Se a ideia é de comparar quantidades para saber quanto a menos, como você sugere o texto do problema?
  • Resolva o problema depois de pronto para conferir se o resultado realmente é esse e se a ideia foi apresentada corretamente.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 4 e 5)

Propósito: A atividade tem como propósito, desenvolver a habilidade de elaborar problemas com a ideia de comparação de quantidades, utilizando o cálculo mental.

Orientações: Separe a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Dependendo da quantidade de alunos que você tenha na sala, coloque mais balões e proponha outros valores. Diga a seus alunos que farão uma brincadeira divertida e que todos devem cooperar para que o grupo a qual pertencem seja bem sucedido na atividade. Apresente 10 ou mais balões com resultados e ideia de comparação de quantidades dentro de cada um. Diga a eles que ao sinal que você der, um membro do grupo deverá escolher um balão, estourar e retirar a plaquinha de dentro dele com o resultado do problema e a ideia que este deve apresentar. O grupo fará um cálculo mental e elaborará um problema cujo resultado seja o indicado. Exemplo: Balão rosa: o problema apresentará a ideia de quanto a mais e o resultado da operação deverá ser 250. Assim que o grupo registrar o problema, poderá se dirigir a outro balão, estourar e repetir a orientação. Ao final dos 20 minutos, peça que os grupos exponham os problemas criados. O grupo que tiver feito mais problemas e que estejam adequados, ganharão a brincadeira.

Discuta com a turma:

  • Qual a operação que poderá ser criada e que tenha esse resultado?
  • Se a ideia é de comparar quantidades para saber quanto a menos, como você sugere o texto do problema?
  • Resolva o problema depois de pronto para conferir se o resultado realmente é esse e se a ideia foi apresentada corretamente.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as soluções e discuti-las, tirando as dúvidas e confirmando a construção dos conceitos pelos alunos.

Orientações: Os exemplos apresentados aqui são apenas sugestões de soluções. Alguns problemas sugerem correções a serem feitas, como o do balão rosa do slide 8 e do balão amarelo do slide 9. Esses são tipos de erros que os alunos podem cometer. Observe as perguntas abaixo, use-as caso ocorram situações como essas apresentadas nos exemplos dos slides de discussão. Trabalhe com o material apresentado por sua turma. Exponha em um painel, os problemas criados pelos alunos. Peça que cada grupo diga aos colegas como pensou para elaborar o problema. Permita que os próprios colegas avaliem a solução apresentada pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
  • O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
  • Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
  • Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
  • Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
  • A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as soluções e discuti-las, tirando as dúvidas e confirmando a construção dos conceitos pelos alunos.

Orientações: Os exemplos apresentados aqui são apenas sugestões de soluções. Alguns problemas sugerem correções a serem feitas, como o do balão rosa do slide 8 e do balão amarelo do slide 9. Esses são tipos de erros que os alunos podem cometer. Observe as perguntas abaixo, use-as caso ocorram situações como essas apresentadas nos exemplos dos slides de discussão. Trabalhe com o material apresentado por sua turma. Exponha em um painel, os problemas criados pelos alunos. Peça que cada grupo diga aos colegas como pensou para elaborar o problema. Permita que os próprios colegas avaliem a solução apresentada pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
  • O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
  • Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
  • Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
  • Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
  • A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as soluções e discuti-las, tirando as dúvidas e confirmando a construção dos conceitos pelos alunos.

Orientações: Os exemplos apresentados aqui são apenas sugestões de soluções. Alguns problemas sugerem correções a serem feitas, como o do balão rosa do slide 8 e do balão amarelo do slide 9. Esses são tipos de erros que os alunos podem cometer. Observe as perguntas abaixo, use-as caso ocorram situações como essas apresentadas nos exemplos dos slides de discussão. Trabalhe com o material apresentado por sua turma. Exponha em um painel, os problemas criados pelos alunos. Peça que cada grupo diga aos colegas como pensou para elaborar o problema. Permita que os próprios colegas avaliem a solução apresentada pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
  • O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
  • Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
  • Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
  • Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
  • A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as soluções e discuti-las, tirando as dúvidas e confirmando a construção dos conceitos pelos alunos.

Orientações: Os exemplos apresentados aqui são apenas sugestões de soluções. Alguns problemas sugerem correções a serem feitas, como o do balão rosa do slide 8 e do balão amarelo do slide 9. Esses são tipos de erros que os alunos podem cometer. Observe as perguntas abaixo, use-as caso ocorram situações como essas apresentadas nos exemplos dos slides de discussão. Trabalhe com o material apresentado por sua turma. Exponha em um painel, os problemas criados pelos alunos. Peça que cada grupo diga aos colegas como pensou para elaborar o problema. Permita que os próprios colegas avaliem a solução apresentada pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
  • O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
  • Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
  • Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
  • Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
  • A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Elaborar uma conclusão da aula do dia.

Orientações: A partir da discussão da atividade principal, pergunte aos alunos as impressões e dificuldades que tiveram com a proposta da aula e o que aprenderam.

Discuta com a turma:

  • Quais habilidades foram necessárias para que vocês pudessem elaborar o problema?
  • Quais foram as dificuldades que o grupo encontrou?
  • O que foi possível aprender com a aula de hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 12 e 13)

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido.

Orientações: Diga a seus alunos que farão uma atividade individual e que mostrarão a habilidade de elaborar problemas utilizando o cálculo mental. Determine que:

  • Observem a situação apresentada.
  • Calculem mentalmente o dado que falta.
  • Criem um texto com o problema incluindo os dados apresentados.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 11 e 12)

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido.

Orientações: Diga a seus alunos que farão uma atividade individual e que mostrarão a habilidade de elaborar problemas utilizando o cálculo mental. Determine que:

  • Observem a situação apresentada.
  • Calculem mentalmente o dado que falta.
  • Criem um texto com o problema incluindo os dados apresentados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF03MA06  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Saber decompor o número;
  • Saber interpretar problemas matemáticos;
  • Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 18.

Objetivo específico:  

Resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental.

Conceito-chave:    

Adição e subtração com o significado de comparar quantidades.

Recursos necessários:

  • Equipamento de projeção de imagem,
  • Balões coloridos com dados dos problemas dentro dos mesmos.
  • Atividade xerocada,
  • Papel,
  • Lápis.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades.

Orientações: Pergunte a seus alunos se eles conseguem criar problemas a partir das situações apresentadas.Peça para que pensem na ideia de comparar quantidades, uma situação usando a operação de adição e a outra de subtração. O resultado das duas deve ser o mesmo, 310. Dê um tempo para eles formularem o pensamento e criarem o problema. Depois peça que falem o que pensaram. O esperado é que eles criem situações simples de comparação, e usem os conceitos quanto a mais, quanto a menos, quanto falta e quanto sobra.Estimule o cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Que operações são possíveis de fazer a partir dessas situações?
  • Você sabe criar problemas com a ideia de comparar quantidades a partir das operações apresentadas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 4 e 5)

Propósito: Desenvolver a habilidade de elaborar problemas com a ideia de comparação de quantidades, utilizando o cálculo mental.

Orientações: Separe a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Diga a seus alunos que farão uma brincadeira divertida e que todos devem cooperar para que o grupo a qual pertencem seja bem sucedido na atividade. Apresente 10 ou mais balões com resultados e ideia de comparação de quantidades dentro de cada um.Dependendo da quantidade de alunos que você tenha na sala, coloque mais balões e proponha outros valores.Você pode fazer duas cópias se preferir, assim terá possibilidde de aparecer problemas diferentes com os mesmos valores e ideias. Diga a eles que ao sinal que você der, um membro do grupo deverá escolher um balão, estourar e retirar a plaquinha de dentro dele com o resultado do problema e a ideia que este deve apresentar. O grupo fará um cálculo mental e elaborará um problema cujo resultado seja o indicado. Exemplo: Balão rosa: o problema apresentará a ideia de quanto a mais e o resultado da operação deverá ser 250. Assim que o grupo registrar o problema, poderá se dirigir a outro balão, estourar e repetir a orientação. Ao final dos 20 minutos, peça que os grupos exponham os problemas criados. O grupo que tiver feito mais problemas e que estejam adequados, ganharão a brincadeira.

Discuta com a turma:

  • Qual a operação que poderá ser criada e que tenha esse resultado?
  • Se a ideia é de comparar quantidades para saber quanto a menos, como você sugere o texto do problema?
  • Resolva o problema depois de pronto para conferir se o resultado realmente é esse e se a ideia foi apresentada corretamente.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 4 e 5)

Propósito: A atividade tem como propósito, desenvolver a habilidade de elaborar problemas com a ideia de comparação de quantidades, utilizando o cálculo mental.

Orientações: Separe a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Dependendo da quantidade de alunos que você tenha na sala, coloque mais balões e proponha outros valores. Diga a seus alunos que farão uma brincadeira divertida e que todos devem cooperar para que o grupo a qual pertencem seja bem sucedido na atividade. Apresente 10 ou mais balões com resultados e ideia de comparação de quantidades dentro de cada um. Diga a eles que ao sinal que você der, um membro do grupo deverá escolher um balão, estourar e retirar a plaquinha de dentro dele com o resultado do problema e a ideia que este deve apresentar. O grupo fará um cálculo mental e elaborará um problema cujo resultado seja o indicado. Exemplo: Balão rosa: o problema apresentará a ideia de quanto a mais e o resultado da operação deverá ser 250. Assim que o grupo registrar o problema, poderá se dirigir a outro balão, estourar e repetir a orientação. Ao final dos 20 minutos, peça que os grupos exponham os problemas criados. O grupo que tiver feito mais problemas e que estejam adequados, ganharão a brincadeira.

Discuta com a turma:

  • Qual a operação que poderá ser criada e que tenha esse resultado?
  • Se a ideia é de comparar quantidades para saber quanto a menos, como você sugere o texto do problema?
  • Resolva o problema depois de pronto para conferir se o resultado realmente é esse e se a ideia foi apresentada corretamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as soluções e discuti-las, tirando as dúvidas e confirmando a construção dos conceitos pelos alunos.

Orientações: Os exemplos apresentados aqui são apenas sugestões de soluções. Alguns problemas sugerem correções a serem feitas, como o do balão rosa do slide 8 e do balão amarelo do slide 9. Esses são tipos de erros que os alunos podem cometer. Observe as perguntas abaixo, use-as caso ocorram situações como essas apresentadas nos exemplos dos slides de discussão. Trabalhe com o material apresentado por sua turma. Exponha em um painel, os problemas criados pelos alunos. Peça que cada grupo diga aos colegas como pensou para elaborar o problema. Permita que os próprios colegas avaliem a solução apresentada pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
  • O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
  • Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
  • Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
  • Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
  • A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as soluções e discuti-las, tirando as dúvidas e confirmando a construção dos conceitos pelos alunos.

Orientações: Os exemplos apresentados aqui são apenas sugestões de soluções. Alguns problemas sugerem correções a serem feitas, como o do balão rosa do slide 8 e do balão amarelo do slide 9. Esses são tipos de erros que os alunos podem cometer. Observe as perguntas abaixo, use-as caso ocorram situações como essas apresentadas nos exemplos dos slides de discussão. Trabalhe com o material apresentado por sua turma. Exponha em um painel, os problemas criados pelos alunos. Peça que cada grupo diga aos colegas como pensou para elaborar o problema. Permita que os próprios colegas avaliem a solução apresentada pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
  • O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
  • Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
  • Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
  • Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
  • A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as soluções e discuti-las, tirando as dúvidas e confirmando a construção dos conceitos pelos alunos.

Orientações: Os exemplos apresentados aqui são apenas sugestões de soluções. Alguns problemas sugerem correções a serem feitas, como o do balão rosa do slide 8 e do balão amarelo do slide 9. Esses são tipos de erros que os alunos podem cometer. Observe as perguntas abaixo, use-as caso ocorram situações como essas apresentadas nos exemplos dos slides de discussão. Trabalhe com o material apresentado por sua turma. Exponha em um painel, os problemas criados pelos alunos. Peça que cada grupo diga aos colegas como pensou para elaborar o problema. Permita que os próprios colegas avaliem a solução apresentada pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
  • O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
  • Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
  • Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
  • Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
  • A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as soluções e discuti-las, tirando as dúvidas e confirmando a construção dos conceitos pelos alunos.

Orientações: Os exemplos apresentados aqui são apenas sugestões de soluções. Alguns problemas sugerem correções a serem feitas, como o do balão rosa do slide 8 e do balão amarelo do slide 9. Esses são tipos de erros que os alunos podem cometer. Observe as perguntas abaixo, use-as caso ocorram situações como essas apresentadas nos exemplos dos slides de discussão. Trabalhe com o material apresentado por sua turma. Exponha em um painel, os problemas criados pelos alunos. Peça que cada grupo diga aos colegas como pensou para elaborar o problema. Permita que os próprios colegas avaliem a solução apresentada pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • O texto do problema criado pelo grupo atende à ideia que a atividade sugere?
  • O resultado que responde à pergunta do problema confere com o sugerido?
  • Caso não confira, o que aconteceu na elaboração do texto? Quais mudanças sugere ao grupo?
  • Qual seria a resposta ao problema que o grupo criou?
  • Qual dificuldade o grupo encontrou ao realizar a atividade?
  • A atividade atingiu o objetivo com o grupo? Houve agilidade no cálculo mental?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Elaborar uma conclusão da aula do dia.

Orientações: A partir da discussão da atividade principal, pergunte aos alunos as impressões e dificuldades que tiveram com a proposta da aula e o que aprenderam.

Discuta com a turma:

  • Quais habilidades foram necessárias para que vocês pudessem elaborar o problema?
  • Quais foram as dificuldades que o grupo encontrou?
  • O que foi possível aprender com a aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 12 e 13)

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido.

Orientações: Diga a seus alunos que farão uma atividade individual e que mostrarão a habilidade de elaborar problemas utilizando o cálculo mental. Determine que:

  • Observem a situação apresentada.
  • Calculem mentalmente o dado que falta.
  • Criem um texto com o problema incluindo os dados apresentados.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 11 e 12)

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido.

Orientações: Diga a seus alunos que farão uma atividade individual e que mostrarão a habilidade de elaborar problemas utilizando o cálculo mental. Determine que:

  • Observem a situação apresentada.
  • Calculem mentalmente o dado que falta.
  • Criem um texto com o problema incluindo os dados apresentados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano