Objetivo principal
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Objetivos específicos:
Identificar, nomear e contar lados e vértices em figuras planas
Conceito-chave:
lados e vértices
Materiais Necessários:
- folha de sulfite;
- barbante
- folha de impressão
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, somente leia e faça a pergunta contida nele.
Pergunte:
Será que os vértices e os lados estão nas figuras geométricas apresentadas?
Será que vértice e lado é a mesma coisa?
Para que será que eles servem?
Distribua folhas de sulfite para que as crianças desenhem as suas hipóteses sobre lado e vértice.
Em seguida cole as produções em local visível para que comparem seus conhecimentos prévios com o que foi aprendido nesta aula.
Propósito: Introduzir os conceitos de lado e vértice
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (4 e 5)
O que é necessário: Para essa brincadeira é necessário um rolo de barbante. Separe um pedaço para cada aluno no tamanho de 1 metro.
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, leia e faça a pergunta contida nele: Será que é possível juntar esses pedaços e transformá-los em figuras geométricas?
Explique para as crianças que para conseguir formar figuras com barbante o trabalho em equipe é muito importante, em seguida separe grupos de 5 crianças. Distribua os barbantes para as crianças e reserve 2 minutos para que manipulem livremente.
Propósito: Utilizar o material manipulável para explorar diferentes formas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (4 e 5)
Orientações:
Projete o slide, se não for possível desenhe no quadro as formas contidas nele (triângulo, retângulo e quadrado), destaque que são essas figuras que iremos formar.
Converse com a turma:
Agora é hora de formar as figuras geométricas com o barbante.
Peça que os grupos pensem em estratégias para formar as figuras geométricas utilizando os pedaços de barbante e que eles farão o papel de unir os pedaços a fim de formar as figuras.
Pergunte:
Quais figuras iremos formar?
Como vocês farão para unir os barbantes?
Como vocês podem utilizar os barbantes para formar o retângulo?
Ao final dessa vivência entregue a folha de impressão contendo as figuras geométricas e explique que para cada figura formada eles devem registrar como ficou, atentando-se para a quantidade de pessoas que foram utilizadas e disposição do barbante.
Propósito: Construir as formas geométricas utilizando os pedaços de barbante.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (6 e 7)
Orientações:
Recolha os registros dos grupos e coloque todos em um local visível.
Projete ou leia o slide, explique que agora é hora de falar um pouco como foi a experiência de representar as figuras geométricas utilizando o pedaço de barbante.
Discuta com a turma:
Todos conseguiram representar as formas geométricas juntando os pedaços de barbante?
Quanto pedaços de barbante foram necessários para representar o triângulo? (resposta: 3 pedaços)
E quantas pessoas foram necessárias para formar um triângulo? (resposta: 3 pessoas)
Alguém representou utilizando mais de três pessoas? Me conte por quê?
Quantas pessoas foram necessárias para formar o quadrado? E quantos pedaços de barbante?
E com o retângulo quantos pedaços e pessoas foram utilizados? Todos são do mesmo tamanho?
O que será que as pessoas representam? (cada pessoa representa um vértice)
Propósito: Perceber que para formar as figuras o número de pedaços de barbante (lado) e o número de pessoas (vértice) são os mesmos.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (6 e 7)
Orientações:
Projete o slide, se não for possível escolha três alunos para representar o triângulo utilizando os pedaços de barbante.
No começo da aula foi perguntado o que eram vértices e lados, retome os registros das crianças leia e levante a discussão.
Discussão:
Para formar o triângulo foram utilizadas quantas crianças e quantos pedaços de barbante?
Temos 3 pedaços de barbante para formar um triângulo, como podemos chamar cada pedaço de barbante? (lado)
Quem une os pedaços de barbante? (a criança)
E como chama essa união? (vértice)
Traga para a discussão os conceitos vértice e lado e compare com os pedaços de barbante e as crianças.
Propósito: Comparar número de pedaços de barbante com o lado e o número de crianças com o número de vértices.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Conceito Principal: lados e vértices
Orientações:
Projete o slide, se não for possível desenhe o retângulo no quadro destacando com cores diferentes os quatro lados e os vértices.
Pergunte:
Quantos lados e quantos vértices possuem um retângulo?
O número de lados pode ser diferente do número de vértices?
Para que serve o vértice?
Propósito: Sistematizar os conceitos: lados e vértices.
Indicação:
SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Leia o contexto do slide (se possível projete) e retome os conceitos: lados e vértices.
Abra um rápido espaço para os alunos falarem o que pensam sobre o assunto.
Propósito: Retomar o conceito da aula lado e vértice.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Projete o slide, se não for possível desenhe as figuras no quadro para que os alunos observem.
Converse que agora é hora de colocar em prática o que aprenderam sobre lados e vértices.
Pergunte para as crianças:
Será que essas figuras também tem lados e vértices?
Será que conseguimos contar?
Distribua uma folha para cada aluno contendo as figuras e peça para que, individualmente, coloquem na tabela o número de vértices e lados de cada figura.
O professor deve andar pela sala e observar os alunos e as possíveis dificuldades no decorrer da atividade.
Propósito: Contar o número de lados e vértices.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.
Materiais complementares para impressão: