10908
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Lados e vértices com barbante

POR: Juliana Portella de Freitas 17/07/2018
Código: MAT1_09GEO05

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Identificar, nomear e contar lados e vértices em figuras planas.

 

Objetivo principal select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos:

Identificar, nomear e contar lados e vértices em figuras planas

Conceito-chave:

lados e vértices

Materiais Necessários:

- folha de sulfite;

- barbante

- folha de impressão


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, somente leia e faça a pergunta contida nele.

Pergunte:

Será que os vértices e os lados estão nas figuras geométricas apresentadas?

Será que vértice e lado é a mesma coisa?

Para que será que eles servem?

Distribua folhas de sulfite para que as crianças desenhem as suas hipóteses sobre lado e vértice.

Em seguida cole as produções em local visível para que comparem seus conhecimentos prévios com o que foi aprendido nesta aula.

Propósito: Introduzir os conceitos de lado e vértice

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (4 e 5)

O que é necessário: Para essa brincadeira é necessário um rolo de barbante. Separe um pedaço para cada aluno no tamanho de 1 metro.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia e faça a pergunta contida nele: Será que é possível juntar esses pedaços e transformá-los em figuras geométricas?

Explique para as crianças que para conseguir formar figuras com barbante o trabalho em equipe é muito importante, em seguida separe grupos de 5 crianças. Distribua os barbantes para as crianças e reserve 2 minutos para que manipulem livremente.

Propósito: Utilizar o material manipulável para explorar diferentes formas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (4 e 5)

Orientações:

Projete o slide, se não for possível desenhe no quadro as formas contidas nele (triângulo, retângulo e quadrado), destaque que são essas figuras que iremos formar.

Converse com a turma:

Agora é hora de formar as figuras geométricas com o barbante.

Peça que os grupos pensem em estratégias para formar as figuras geométricas utilizando os pedaços de barbante e que eles farão o papel de unir os pedaços a fim de formar as figuras.

Pergunte:

Quais figuras iremos formar?

Como vocês farão para unir os barbantes?

Como vocês podem utilizar os barbantes para formar o retângulo?

Ao final dessa vivência entregue a folha de impressão contendo as figuras geométricas e explique que para cada figura formada eles devem registrar como ficou, atentando-se para a quantidade de pessoas que foram utilizadas e disposição do barbante.

Propósito: Construir as formas geométricas utilizando os pedaços de barbante.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (6 e 7)

Orientações:

Recolha os registros dos grupos e coloque todos em um local visível.

Projete ou leia o slide, explique que agora é hora de falar um pouco como foi a experiência de representar as figuras geométricas utilizando o pedaço de barbante.

Discuta com a turma:

Todos conseguiram representar as formas geométricas juntando os pedaços de barbante?

Quanto pedaços de barbante foram necessários para representar o triângulo? (resposta: 3 pedaços)

E quantas pessoas foram necessárias para formar um triângulo? (resposta: 3 pessoas)

Alguém representou utilizando mais de três pessoas? Me conte por quê?

Quantas pessoas foram necessárias para formar o quadrado? E quantos pedaços de barbante?

E com o retângulo quantos pedaços e pessoas foram utilizados? Todos são do mesmo tamanho?

O que será que as pessoas representam? (cada pessoa representa um vértice)

Propósito: Perceber que para formar as figuras o número de pedaços de barbante (lado) e o número de pessoas (vértice) são os mesmos.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (6 e 7)

Orientações:

Projete o slide, se não for possível escolha três alunos para representar o triângulo utilizando os pedaços de barbante.

No começo da aula foi perguntado o que eram vértices e lados, retome os registros das crianças leia e levante a discussão.

Discussão:

Para formar o triângulo foram utilizadas quantas crianças e quantos pedaços de barbante?

Temos 3 pedaços de barbante para formar um triângulo, como podemos chamar cada pedaço de barbante? (lado)

Quem une os pedaços de barbante? (a criança)

E como chama essa união? (vértice)

Traga para a discussão os conceitos vértice e lado e compare com os pedaços de barbante e as crianças.

Propósito: Comparar número de pedaços de barbante com o lado e o número de crianças com o número de vértices.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Conceito Principal: lados e vértices

Orientações:

Projete o slide, se não for possível desenhe o retângulo no quadro destacando com cores diferentes os quatro lados e os vértices.

Pergunte:

Quantos lados e quantos vértices possuem um retângulo?

O número de lados pode ser diferente do número de vértices?

Para que serve o vértice?

Propósito: Sistematizar os conceitos: lados e vértices.

Indicação:

SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Leia o contexto do slide (se possível projete) e retome os conceitos: lados e vértices.

Abra um rápido espaço para os alunos falarem o que pensam sobre o assunto.

Propósito: Retomar o conceito da aula lado e vértice.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível desenhe as figuras no quadro para que os alunos observem.

Converse que agora é hora de colocar em prática o que aprenderam sobre lados e vértices.

Pergunte para as crianças:

Será que essas figuras também tem lados e vértices?

Será que conseguimos contar?

Distribua uma folha para cada aluno contendo as figuras e peça para que, individualmente, coloquem na tabela o número de vértices e lados de cada figura.

O professor deve andar pela sala e observar os alunos e as possíveis dificuldades no decorrer da atividade.

Propósito: Contar o número de lados e vértices.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos:

Identificar, nomear e contar lados e vértices em figuras planas

Conceito-chave:

lados e vértices

Materiais Necessários:

- folha de sulfite;

- barbante

- folha de impressão

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, somente leia e faça a pergunta contida nele.

Pergunte:

Será que os vértices e os lados estão nas figuras geométricas apresentadas?

Será que vértice e lado é a mesma coisa?

Para que será que eles servem?

Distribua folhas de sulfite para que as crianças desenhem as suas hipóteses sobre lado e vértice.

Em seguida cole as produções em local visível para que comparem seus conhecimentos prévios com o que foi aprendido nesta aula.

Propósito: Introduzir os conceitos de lado e vértice

Tempo sugerido: 15 minutos (4 e 5)

O que é necessário: Para essa brincadeira é necessário um rolo de barbante. Separe um pedaço para cada aluno no tamanho de 1 metro.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia e faça a pergunta contida nele: Será que é possível juntar esses pedaços e transformá-los em figuras geométricas?

Explique para as crianças que para conseguir formar figuras com barbante o trabalho em equipe é muito importante, em seguida separe grupos de 5 crianças. Distribua os barbantes para as crianças e reserve 2 minutos para que manipulem livremente.

Propósito: Utilizar o material manipulável para explorar diferentes formas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 20 minutos (4 e 5)

Orientações:

Projete o slide, se não for possível desenhe no quadro as formas contidas nele (triângulo, retângulo e quadrado), destaque que são essas figuras que iremos formar.

Converse com a turma:

Agora é hora de formar as figuras geométricas com o barbante.

Peça que os grupos pensem em estratégias para formar as figuras geométricas utilizando os pedaços de barbante e que eles farão o papel de unir os pedaços a fim de formar as figuras.

Pergunte:

Quais figuras iremos formar?

Como vocês farão para unir os barbantes?

Como vocês podem utilizar os barbantes para formar o retângulo?

Ao final dessa vivência entregue a folha de impressão contendo as figuras geométricas e explique que para cada figura formada eles devem registrar como ficou, atentando-se para a quantidade de pessoas que foram utilizadas e disposição do barbante.

Propósito: Construir as formas geométricas utilizando os pedaços de barbante.

Tempo sugerido: 10 minutos (6 e 7)

Orientações:

Recolha os registros dos grupos e coloque todos em um local visível.

Projete ou leia o slide, explique que agora é hora de falar um pouco como foi a experiência de representar as figuras geométricas utilizando o pedaço de barbante.

Discuta com a turma:

Todos conseguiram representar as formas geométricas juntando os pedaços de barbante?

Quanto pedaços de barbante foram necessários para representar o triângulo? (resposta: 3 pedaços)

E quantas pessoas foram necessárias para formar um triângulo? (resposta: 3 pessoas)

Alguém representou utilizando mais de três pessoas? Me conte por quê?

Quantas pessoas foram necessárias para formar o quadrado? E quantos pedaços de barbante?

E com o retângulo quantos pedaços e pessoas foram utilizados? Todos são do mesmo tamanho?

O que será que as pessoas representam? (cada pessoa representa um vértice)

Propósito: Perceber que para formar as figuras o número de pedaços de barbante (lado) e o número de pessoas (vértice) são os mesmos.

Tempo sugerido: 10 minutos (6 e 7)

Orientações:

Projete o slide, se não for possível escolha três alunos para representar o triângulo utilizando os pedaços de barbante.

No começo da aula foi perguntado o que eram vértices e lados, retome os registros das crianças leia e levante a discussão.

Discussão:

Para formar o triângulo foram utilizadas quantas crianças e quantos pedaços de barbante?

Temos 3 pedaços de barbante para formar um triângulo, como podemos chamar cada pedaço de barbante? (lado)

Quem une os pedaços de barbante? (a criança)

E como chama essa união? (vértice)

Traga para a discussão os conceitos vértice e lado e compare com os pedaços de barbante e as crianças.

Propósito: Comparar número de pedaços de barbante com o lado e o número de crianças com o número de vértices.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Conceito Principal: lados e vértices

Orientações:

Projete o slide, se não for possível desenhe o retângulo no quadro destacando com cores diferentes os quatro lados e os vértices.

Pergunte:

Quantos lados e quantos vértices possuem um retângulo?

O número de lados pode ser diferente do número de vértices?

Para que serve o vértice?

Propósito: Sistematizar os conceitos: lados e vértices.

Indicação:

SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Leia o contexto do slide (se possível projete) e retome os conceitos: lados e vértices.

Abra um rápido espaço para os alunos falarem o que pensam sobre o assunto.

Propósito: Retomar o conceito da aula lado e vértice.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível desenhe as figuras no quadro para que os alunos observem.

Converse que agora é hora de colocar em prática o que aprenderam sobre lados e vértices.

Pergunte para as crianças:

Será que essas figuras também tem lados e vértices?

Será que conseguimos contar?

Distribua uma folha para cada aluno contendo as figuras e peça para que, individualmente, coloquem na tabela o número de vértices e lados de cada figura.

O professor deve andar pela sala e observar os alunos e as possíveis dificuldades no decorrer da atividade.

Propósito: Contar o número de lados e vértices.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos:

Identificar, nomear e contar lados e vértices em figuras planas

Conceito-chave:

lados e vértices

Materiais Necessários:

- folha de sulfite;

- barbante

- folha de impressão


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes