Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Lados e vértices com barbante
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras planas: lados e vértices
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Objetivos específicos:
Identificar, nomear e contar lados e vértices em figuras planas
Conceito-chave:
lados e vértices
Materiais Necessários:
- folha de sulfite;
- barbante
- folha de impressão
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo principal
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, somente leia e faça a pergunta contida nele.
Pergunte:
Será que os vértices e os lados estão nas figuras geométricas apresentadas?
Será que vértice e lado é a mesma coisa?
Para que será que eles servem?
Distribua folhas de sulfite para que as crianças desenhem as suas hipóteses sobre lado e vértice.
Em seguida cole as produções em local visível para que comparem seus conhecimentos prévios com o que foi aprendido nesta aula.
Propósito: Introduzir os conceitos de lado e vértice
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (4 e 5)
O que é necessário: Para essa brincadeira é necessário um rolo de barbante. Separe um pedaço para cada aluno no tamanho de 1 metro.
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, leia e faça a pergunta contida nele: Será que é possível juntar esses pedaços e transformá-los em figuras geométricas?
Explique para as crianças que para conseguir formar figuras com barbante o trabalho em equipe é muito importante, em seguida separe grupos de 5 crianças. Distribua os barbantes para as crianças e reserve 2 minutos para que manipulem livremente.
Propósito: Utilizar o material manipulável para explorar diferentes formas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (4 e 5)
Orientações:
Projete o slide, se não for possível desenhe no quadro as formas contidas nele (triângulo, retângulo e quadrado), destaque que são essas figuras que iremos formar.
Converse com a turma:
Agora é hora de formar as figuras geométricas com o barbante.
Peça que os grupos pensem em estratégias para formar as figuras geométricas utilizando os pedaços de barbante e que eles farão o papel de unir os pedaços a fim de formar as figuras.
Pergunte:
Quais figuras iremos formar?
Como vocês farão para unir os barbantes?
Como vocês podem utilizar os barbantes para formar o retângulo?
Ao final dessa vivência entregue a folha de impressão contendo as figuras geométricas e explique que para cada figura formada eles devem registrar como ficou, atentando-se para a quantidade de pessoas que foram utilizadas e disposição do barbante.
Propósito: Construir as formas geométricas utilizando os pedaços de barbante.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (6 e 7)
Orientações:
Recolha os registros dos grupos e coloque todos em um local visível.
Projete ou leia o slide, explique que agora é hora de falar um pouco como foi a experiência de representar as figuras geométricas utilizando o pedaço de barbante.
Discuta com a turma:
Todos conseguiram representar as formas geométricas juntando os pedaços de barbante?
Quanto pedaços de barbante foram necessários para representar o triângulo? (resposta: 3 pedaços)
E quantas pessoas foram necessárias para formar um triângulo? (resposta: 3 pessoas)
Alguém representou utilizando mais de três pessoas? Me conte por quê?
Quantas pessoas foram necessárias para formar o quadrado? E quantos pedaços de barbante?
E com o retângulo quantos pedaços e pessoas foram utilizados? Todos são do mesmo tamanho?
O que será que as pessoas representam? (cada pessoa representa um vértice)
Propósito: Perceber que para formar as figuras o número de pedaços de barbante (lado) e o número de pessoas (vértice) são os mesmos.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (6 e 7)
Orientações:
Projete o slide, se não for possível escolha três alunos para representar o triângulo utilizando os pedaços de barbante.
No começo da aula foi perguntado o que eram vértices e lados, retome os registros das crianças leia e levante a discussão.
Discussão:
Para formar o triângulo foram utilizadas quantas crianças e quantos pedaços de barbante?
Temos 3 pedaços de barbante para formar um triângulo, como podemos chamar cada pedaço de barbante? (lado)
Quem une os pedaços de barbante? (a criança)
E como chama essa união? (vértice)
Traga para a discussão os conceitos vértice e lado e compare com os pedaços de barbante e as crianças.
Propósito: Comparar número de pedaços de barbante com o lado e o número de crianças com o número de vértices.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Conceito Principal: lados e vértices
Orientações:
Projete o slide, se não for possível desenhe o retângulo no quadro destacando com cores diferentes os quatro lados e os vértices.
Pergunte:
Quantos lados e quantos vértices possuem um retângulo?
O número de lados pode ser diferente do número de vértices?
Para que serve o vértice?
Propósito: Sistematizar os conceitos: lados e vértices.
Indicação:
SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Leia o contexto do slide (se possível projete) e retome os conceitos: lados e vértices.
Abra um rápido espaço para os alunos falarem o que pensam sobre o assunto.
Propósito: Retomar o conceito da aula lado e vértice.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Projete o slide, se não for possível desenhe as figuras no quadro para que os alunos observem.
Converse que agora é hora de colocar em prática o que aprenderam sobre lados e vértices.
Pergunte para as crianças:
Será que essas figuras também tem lados e vértices?
Será que conseguimos contar?
Distribua uma folha para cada aluno contendo as figuras e peça para que, individualmente, coloquem na tabela o número de vértices e lados de cada figura.
O professor deve andar pela sala e observar os alunos e as possíveis dificuldades no decorrer da atividade.
Propósito: Contar o número de lados e vértices.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_09GEO05
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, pedaços de barbante, linha grossa ou lã e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Dado, celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos..
No caso de uma aula simultânea, procure fazer encontros com menos alunos para garantir maior participação de todos e boas intervenções.
Se sua aula for assíncrona, é importante contar com a participação de um adulto da família para que possa ajudar a conduzir as propostas, conforme as sugestões abaixo.
Aquecimento
Aula simultânea: O aquecimento pode ser realizado como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Envie o slide e as questões do Discuta com a turma para que os familiares conversem com as crianças. Faça orientações às famílias com relação aos conceitos envolvidos e deixe claro o propósito da atividade.
Atividade principal
Aula simultânea: A proposta para a atividade é que formem grupos para utilizar o pedaço de barbante de cada um para, juntos, formarem as figuras geométricas. Para substituir os grupos, solicite antecipadamente que cada aluno tenha em mãos 5 pedaços de barbante, linha grossa ou lã com cerca de 15 cm cada um (deixe claro que todos devem ter o mesmo tamanho). Faça as propostas conforme orientações do plano, mas cada aluno realizará individualmente. Para o registro, a comanda deve ser alterada para:
REGISTRE, POR MEIO DE DESENHO, QUANTOS PEDAÇOS DE BARBANTE FORAM NECESSÁRIOS PARA FORMAR AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ABAIXO
Aula assíncrona: A proposta original para a atividade é que formassem grupos para utilizar o pedaço de barbante de cada um e, juntos, formarem as figuras geométricas. Para substituir os grupos, envie a comanda da atividade explicando que o aluno deve ter em mãos 5 pedaços de barbante, linha grossa ou lã com cerca de 15 cm cada um (deixe claro que todos devem ter o mesmo tamanho). Mande também a imagem ou impressão da tabela para o registro, cuja comanda deve ser alterada para:
REGISTRE, POR MEIO DE DESENHO, QUANTOS PEDAÇOS DE BARBANTE FORAM NECESSÁRIOS PARA FORMAR AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ABAIXO
Peça que te encaminhem esse registro preenchido. Se não tiverem acesso à impressão, podem copiar numa folha.
Discussão das soluções
Aula simultânea: Realize as discussões previstas, acertando as questões do Discuta com a turma do primeiro slide da Discussão das soluções, conforme proposta a seguir:
- Todos conseguiram representar as formas geométricas juntando os pedaços de barbante?
- Quanto pedaços de barbante foram necessários para representar o triângulo?
- Alguém representou utilizando mais de três pedaços? Por quê? Explique.
- Quantos pedaços foram necessários para formar o quadrado?
- E com o retângulo quantos pedaços foram utilizados? Todos são do mesmo tamanho?
- O que será que os pontos onde os barbantes se encontram representam?
Depois faça a discussão do próximo slide, conforme o plano.
Aula assíncrona: Envie questões (abaixo) para que os alunos respondam após realizarem a atividade principal e te encaminhem, promovendo uma reflexão sobre a atividade e os conceitos (baseadas no Discussão das soluções do plano de aula). Oriente para que, se houver necessidade, um adulto seja o escriba para a criança.
1. VOCÊ CONSEGUIU REPRESENTAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS JUNTANDO OS PEDAÇOS DE BARBANTE?
2. QUANTO PEDAÇOS DE BARBANTE FORAM NECESSÁRIOS PARA REPRESENTAR O TRIÂNGULO?
3. VOCÊ REPRESENTOU UTILIZANDO MAIS DE TRÊS PEDAÇOS? EXPLIQUE
4. QUANTOS PEDAÇOS FORAM NECESSÁRIOS PARA FORMAR O QUADRADO?
5. E COM O RETÂNGULO QUANTOS PEDAÇOS FORAM UTILIZADOS? TODOS SÃO DO MESMO TAMANHO?
6. O QUE SERÁ QUE OS PONTOS ONDE OS BARBANTES SE ENCONTRAM REPRESENTAM?
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula simultânea: Faça o fechamento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva às respostas dos alunos, com suas intervenções e um fechamento colocando os conceitos aprendidos na aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Objetivos específicos:
Identificar, nomear e contar lados e vértices em figuras planas
Conceito-chave:
lados e vértices
Materiais Necessários:
- folha de sulfite;
- barbante
- folha de impressão
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA