Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada: (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Separe grupos com 4 ou 5 alunos, distribua a malha quadriculada e o geoplano com elásticos ou barbantes para cada grupo e apresente uma maneira de construir segmentos elegendo uma letra e um número nesta ordem como está apresentado no slide 3. Depois, peça para resolverem a atividade do slide 4.
Propósito: Introduzir a construção de segmentos a partir de dados cartesianos, identificando o eixo da horizontal como o do alfabeto e o eixo vertical como os números naturais.
Discuta com a turma:
- Se identificarmos os eixos com apenas números ou letras é possível realizar a leitura de um ponto qualquer?
- O que os pontos da malha quadriculada representam em uma planta baixa?
- A ordem dos dados é importante para descrição correta de uma planta baixa?
- Qual outra referência podemos citar que substituiria os mesmos dados ( pontos)?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Resolução da Retomada
Confecção do Geoplano
Retomada: (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Separe grupos com 4 ou 5 alunos, distribua a malha quadriculada e o geoplano com elásticos ou barbantes para cada grupo e apresente uma maneira de construir segmentos elegendo uma letra e um número nesta ordem como está apresentado no slide 3. Depois, peça para resolverem a atividade do slide 4.
Propósito: Introduzir a construção de segmentos a partir de dados cartesianos, identificando o eixo da horizontal como o do alfabeto e o eixo vertical como os números naturais.
Discuta com a turma:
- Se identificarmos os eixos com apenas números ou letras é possível realizar a leitura de um ponto qualquer?
- O que os pontos da malha quadriculada representam em uma planta baixa?
- A ordem dos dados é importante para descrição correta de uma planta baixa?
- Qual outra referência podemos citar que substituiria os mesmos dados ( pontos)?
title> Atividade principal
title> Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Mantenha os grupos e distribua para cada um a atividade. Familiarize os grupos com o geoplano peça para identificarem o eixo que vai representar as letras e o eixo dos números. Todos integrantes do grupo devem manipular o geoplano construindo qualquer tipo de figura, até mesmo as que possuem segmentos inclinados. Atente-se para grupos que construirem polígonos de n lados cuja a determinação das medidas dos lados não é possível pela contagem dos pregos apenas.
Em seguida peça para que representem o terreno e a piscina. Por fim, peça que representem a planificação de todas as paredes da piscina para que possam determinar as medidas pedidas.
Após a representação da piscina no geoplano, peça para que encontrem uma forma de de resolver o problema utilizando ou não a folha quadriculada.
Propósito: Determinação da área de um objeto planificado a partir da análise de áreas menores.
Discuta com a turma:
- O que é necessário para determinar uma área qualquer sem conhecer a fórmula da figura.
- O que é necessário modificar no geoplano se além da representação plana, também houvesse a representação da altura do objeto em questão.
- A altura que se coloca o barbante ou elástico interfere na vista aérea do objeto? Por quê?
- Qual a principal relação existente entre o geoplano e a malha quadriculada utilizada na atividade anterior?
- É possível revestir toda piscina com quadrados inteiros 30 x 30 cm? Por quê?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Malha Pontilhada
Discussão das soluções: (slides 6 e 7)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Antes de iniciar a resolução da Atividade Principal, peça para que observem a vista aérea de seu geoplano e comparem com a dos outros grupos. Em seguida, peça que apontem semelhanças e diferenças, destacando as representações que possuem mesma área. Apenas quando todos tiverem uma representação correta da piscina proponha aos grupos que apresentem seus cálculos.
Verifique se há algum cálculo incorreto e se algum grupo não conseguiu usar o geoplano ou a malha orientada.
Discuta com a turma:
- Independentemente do comprimento do prego todas as representações dos grupos possuem a mesma vista aérea?
- Existe uma outra possibilidade de representação? Qual?
- O que é necessário para garantir um único tipo de representação?
- Qual a principal diferença entre a malha quadriculada e o geoplano?
- Qual a diferença entre a planificação da piscina e sua vista aérea a partir do geoplano?
- Quando planificamos um objeto o que acontece com sua altura?
Discussão das soluções: (slides 6 e 7)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Antes de iniciar a resolução da Atividade Principal, peça para que observem a vista aérea de seu geoplano e comparem com a dos outros grupos. Em seguida, peça que apontem semelhanças e diferenças, destacando as representações que possuem mesma área. Apenas quando todos tiverem uma representação correta da piscina proponha aos grupos que apresentem seus cálculos.
Verifique se há algum cálculo incorreto e se algum grupo não conseguiu usar o geoplano ou a malha orientada.
Discuta com a turma:
- Independentemente do comprimento do prego todas as representações dos grupos possuem a mesma vista aérea?
- Existe uma outra possibilidade de representação? Qual?
- O que é necessário para garantir um único tipo de representação?
- Qual a principal diferença entre a malha quadriculada e o geoplano?
- Qual a diferença entre a planificação da piscina e sua vista aérea a partir do geoplano?
- Quando planificamos um objeto o que acontece com sua altura?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Peça para que leiam e reflitam sobre esse slide.
Propósito: Concluir a relação existente entre o geoplano e a malha quadriculada.
Raio X: (slides 19 e 20)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Mantenha os grupos para aproveitar as discussões já realizadas e distribua uma folha da atividade para cada integrante dos grupos formados.
Propósito: Localizar as coordenadas cartesianas de uma planta para determinar área e perímetro de parte dela.
Discuta com a turma:
- Analise e discuta com seu colega quais são as diferenças entre determinar a quantidade de laminado e rodapé dos espaços mencionados.
- Se todos os espaços fossem preenchidos da mesma maneira, mudaria algo em seu procedimento no cálculo?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar
Textos de apoio e referencial teórico
Raio X: (slides 19 e 20)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Mantenha os grupos para aproveitar as discussões já realizadas e distribua uma folha da atividade para cada integrante dos grupos formados.
Propósito: Localizar as coordenadas cartesianas de uma planta para determinar área e perímetro de parte dela.
Discuta com a turma:
- Analise e discuta com seu colega quais são as diferenças entre determinar a quantidade de laminado e rodapé dos espaços mencionados.
- Se todos os espaços fossem preenchidos da mesma maneira, mudaria algo em seu procedimento no cálculo?