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Plano de aula - Geoplano para plantas baixas

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Representar plantas a partir de coordenadas cartesianas no geoplano determinando área e perímetro.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elizabeth Bento

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elizabeth Bento

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF06MA26) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.

Habilidades necessárias

Manipular malhas quadradas e geoplano. Ler e descrever plantas utilizando coordenadas cartesianas.



Objetivos específicos

Representar plantas a partir de coordenadas cartesianas no geoplano determinando área e perímetro.

Conceito-chave

Planta baixa, perímetro, área, geoplano.

Recursos necessários

  • Folha pontilhada;
  • Barbante ou elásticos;
  • tábua de madeira 30cm x 30cm)
  • pregos pequenos 3 cm 50 un
  • folhas de papel milimetrado;
  • martelo;
  • fita adesiva;
  • lápis.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada: (slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Separe grupos com 4 ou 5 alunos, distribua a malha quadriculada e o geoplano com elásticos ou barbantes para cada grupo e apresente uma maneira de construir segmentos elegendo uma letra e um número nesta ordem como está apresentado no slide 3. Depois, peça para resolverem a atividade do slide 4.

Propósito: Introduzir a construção de segmentos a partir de dados cartesianos, identificando o eixo da horizontal como o do alfabeto e o eixo vertical como os números naturais.

Discuta com a turma:

  • Se identificarmos os eixos com apenas números ou letras é possível realizar a leitura de um ponto qualquer?
  • O que os pontos da malha quadriculada representam em uma planta baixa?
  • A ordem dos dados é importante para descrição correta de uma planta baixa?
  • Qual outra referência podemos citar que substituiria os mesmos dados ( pontos)?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Confecção do Geoplano

Retomada: (slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Separe grupos com 4 ou 5 alunos, distribua a malha quadriculada e o geoplano com elásticos ou barbantes para cada grupo e apresente uma maneira de construir segmentos elegendo uma letra e um número nesta ordem como está apresentado no slide 3. Depois, peça para resolverem a atividade do slide 4.

Propósito: Introduzir a construção de segmentos a partir de dados cartesianos, identificando o eixo da horizontal como o do alfabeto e o eixo vertical como os números naturais.

Discuta com a turma:

  • Se identificarmos os eixos com apenas números ou letras é possível realizar a leitura de um ponto qualquer?
  • O que os pontos da malha quadriculada representam em uma planta baixa?
  • A ordem dos dados é importante para descrição correta de uma planta baixa?
  • Qual outra referência podemos citar que substituiria os mesmos dados ( pontos)?

title> Atividade principal select-down

Slide Plano Aula title> Atividade principal

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Mantenha os grupos e distribua para cada um a atividade. Familiarize os grupos com o geoplano peça para identificarem o eixo que vai representar as letras e o eixo dos números. Todos integrantes do grupo devem manipular o geoplano construindo qualquer tipo de figura, até mesmo as que possuem segmentos inclinados. Atente-se para grupos que construirem polígonos de n lados cuja a determinação das medidas dos lados não é possível pela contagem dos pregos apenas.

Em seguida peça para que representem o terreno e a piscina. Por fim, peça que representem a planificação de todas as paredes da piscina para que possam determinar as medidas pedidas.

Após a representação da piscina no geoplano, peça para que encontrem uma forma de de resolver o problema utilizando ou não a folha quadriculada.

Propósito: Determinação da área de um objeto planificado a partir da análise de áreas menores.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário para determinar uma área qualquer sem conhecer a fórmula da figura.
  • O que é necessário modificar no geoplano se além da representação plana, também houvesse a representação da altura do objeto em questão.
  • A altura que se coloca o barbante ou elástico interfere na vista aérea do objeto? Por quê?
  • Qual a principal relação existente entre o geoplano e a malha quadriculada utilizada na atividade anterior?
  • É possível revestir toda piscina com quadrados inteiros 30 x 30 cm? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Malha Pontilhada

Discussão das soluções: (slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Antes de iniciar a resolução da Atividade Principal, peça para que observem a vista aérea de seu geoplano e comparem com a dos outros grupos. Em seguida, peça que apontem semelhanças e diferenças, destacando as representações que possuem mesma área. Apenas quando todos tiverem uma representação correta da piscina proponha aos grupos que apresentem seus cálculos.

Verifique se há algum cálculo incorreto e se algum grupo não conseguiu usar o geoplano ou a malha orientada.

Discuta com a turma:

  • Independentemente do comprimento do prego todas as representações dos grupos possuem a mesma vista aérea?
  • Existe uma outra possibilidade de representação? Qual?
  • O que é necessário para garantir um único tipo de representação?
  • Qual a principal diferença entre a malha quadriculada e o geoplano?
  • Qual a diferença entre a planificação da piscina e sua vista aérea a partir do geoplano?
  • Quando planificamos um objeto o que acontece com sua altura?

Discussão das soluções: (slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Antes de iniciar a resolução da Atividade Principal, peça para que observem a vista aérea de seu geoplano e comparem com a dos outros grupos. Em seguida, peça que apontem semelhanças e diferenças, destacando as representações que possuem mesma área. Apenas quando todos tiverem uma representação correta da piscina proponha aos grupos que apresentem seus cálculos.

Verifique se há algum cálculo incorreto e se algum grupo não conseguiu usar o geoplano ou a malha orientada.

Discuta com a turma:

  • Independentemente do comprimento do prego todas as representações dos grupos possuem a mesma vista aérea?
  • Existe uma outra possibilidade de representação? Qual?
  • O que é necessário para garantir um único tipo de representação?
  • Qual a principal diferença entre a malha quadriculada e o geoplano?
  • Qual a diferença entre a planificação da piscina e sua vista aérea a partir do geoplano?
  • Quando planificamos um objeto o que acontece com sua altura?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Peça para que leiam e reflitam sobre esse slide.

Propósito: Concluir a relação existente entre o geoplano e a malha quadriculada.

Raio X: (slides 19 e 20) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Mantenha os grupos para aproveitar as discussões já realizadas e distribua uma folha da atividade para cada integrante dos grupos formados.

Propósito: Localizar as coordenadas cartesianas de uma planta para determinar área e perímetro de parte dela.

Discuta com a turma:

  • Analise e discuta com seu colega quais são as diferenças entre determinar a quantidade de laminado e rodapé dos espaços mencionados.
  • Se todos os espaços fossem preenchidos da mesma maneira, mudaria algo em seu procedimento no cálculo?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Textos de apoio e referencial teórico

Raio X: (slides 19 e 20) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Mantenha os grupos para aproveitar as discussões já realizadas e distribua uma folha da atividade para cada integrante dos grupos formados.

Propósito: Localizar as coordenadas cartesianas de uma planta para determinar área e perímetro de parte dela.

Discuta com a turma:

  • Analise e discuta com seu colega quais são as diferenças entre determinar a quantidade de laminado e rodapé dos espaços mencionados.
  • Se todos os espaços fossem preenchidos da mesma maneira, mudaria algo em seu procedimento no cálculo?

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elizabeth Bento

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF06MA26) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.

Habilidades necessárias

Manipular malhas quadradas e geoplano. Ler e descrever plantas utilizando coordenadas cartesianas.



Objetivos específicos

Representar plantas a partir de coordenadas cartesianas no geoplano determinando área e perímetro.

Conceito-chave

Planta baixa, perímetro, área, geoplano.

Recursos necessários

  • Folha pontilhada;
  • Barbante ou elásticos;
  • tábua de madeira 30cm x 30cm)
  • pregos pequenos 3 cm 50 un
  • folhas de papel milimetrado;
  • martelo;
  • fita adesiva;
  • lápis.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Separe grupos com 4 ou 5 alunos, distribua a malha quadriculada e o geoplano com elásticos ou barbantes para cada grupo e apresente uma maneira de construir segmentos elegendo uma letra e um número nesta ordem como está apresentado no slide 3. Depois, peça para resolverem a atividade do slide 4.

Propósito: Introduzir a construção de segmentos a partir de dados cartesianos, identificando o eixo da horizontal como o do alfabeto e o eixo vertical como os números naturais.

Discuta com a turma:

  • Se identificarmos os eixos com apenas números ou letras é possível realizar a leitura de um ponto qualquer?
  • O que os pontos da malha quadriculada representam em uma planta baixa?
  • A ordem dos dados é importante para descrição correta de uma planta baixa?
  • Qual outra referência podemos citar que substituiria os mesmos dados ( pontos)?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Confecção do Geoplano

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Separe grupos com 4 ou 5 alunos, distribua a malha quadriculada e o geoplano com elásticos ou barbantes para cada grupo e apresente uma maneira de construir segmentos elegendo uma letra e um número nesta ordem como está apresentado no slide 3. Depois, peça para resolverem a atividade do slide 4.

Propósito: Introduzir a construção de segmentos a partir de dados cartesianos, identificando o eixo da horizontal como o do alfabeto e o eixo vertical como os números naturais.

Discuta com a turma:

  • Se identificarmos os eixos com apenas números ou letras é possível realizar a leitura de um ponto qualquer?
  • O que os pontos da malha quadriculada representam em uma planta baixa?
  • A ordem dos dados é importante para descrição correta de uma planta baixa?
  • Qual outra referência podemos citar que substituiria os mesmos dados ( pontos)?

Slide Plano Aula
title> Atividade principal

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Mantenha os grupos e distribua para cada um a atividade. Familiarize os grupos com o geoplano peça para identificarem o eixo que vai representar as letras e o eixo dos números. Todos integrantes do grupo devem manipular o geoplano construindo qualquer tipo de figura, até mesmo as que possuem segmentos inclinados. Atente-se para grupos que construirem polígonos de n lados cuja a determinação das medidas dos lados não é possível pela contagem dos pregos apenas.

Em seguida peça para que representem o terreno e a piscina. Por fim, peça que representem a planificação de todas as paredes da piscina para que possam determinar as medidas pedidas.

Após a representação da piscina no geoplano, peça para que encontrem uma forma de de resolver o problema utilizando ou não a folha quadriculada.

Propósito: Determinação da área de um objeto planificado a partir da análise de áreas menores.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário para determinar uma área qualquer sem conhecer a fórmula da figura.
  • O que é necessário modificar no geoplano se além da representação plana, também houvesse a representação da altura do objeto em questão.
  • A altura que se coloca o barbante ou elástico interfere na vista aérea do objeto? Por quê?
  • Qual a principal relação existente entre o geoplano e a malha quadriculada utilizada na atividade anterior?
  • É possível revestir toda piscina com quadrados inteiros 30 x 30 cm? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Malha Pontilhada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Antes de iniciar a resolução da Atividade Principal, peça para que observem a vista aérea de seu geoplano e comparem com a dos outros grupos. Em seguida, peça que apontem semelhanças e diferenças, destacando as representações que possuem mesma área. Apenas quando todos tiverem uma representação correta da piscina proponha aos grupos que apresentem seus cálculos.

Verifique se há algum cálculo incorreto e se algum grupo não conseguiu usar o geoplano ou a malha orientada.

Discuta com a turma:

  • Independentemente do comprimento do prego todas as representações dos grupos possuem a mesma vista aérea?
  • Existe uma outra possibilidade de representação? Qual?
  • O que é necessário para garantir um único tipo de representação?
  • Qual a principal diferença entre a malha quadriculada e o geoplano?
  • Qual a diferença entre a planificação da piscina e sua vista aérea a partir do geoplano?
  • Quando planificamos um objeto o que acontece com sua altura?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Antes de iniciar a resolução da Atividade Principal, peça para que observem a vista aérea de seu geoplano e comparem com a dos outros grupos. Em seguida, peça que apontem semelhanças e diferenças, destacando as representações que possuem mesma área. Apenas quando todos tiverem uma representação correta da piscina proponha aos grupos que apresentem seus cálculos.

Verifique se há algum cálculo incorreto e se algum grupo não conseguiu usar o geoplano ou a malha orientada.

Discuta com a turma:

  • Independentemente do comprimento do prego todas as representações dos grupos possuem a mesma vista aérea?
  • Existe uma outra possibilidade de representação? Qual?
  • O que é necessário para garantir um único tipo de representação?
  • Qual a principal diferença entre a malha quadriculada e o geoplano?
  • Qual a diferença entre a planificação da piscina e sua vista aérea a partir do geoplano?
  • Quando planificamos um objeto o que acontece com sua altura?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Peça para que leiam e reflitam sobre esse slide.

Propósito: Concluir a relação existente entre o geoplano e a malha quadriculada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Mantenha os grupos para aproveitar as discussões já realizadas e distribua uma folha da atividade para cada integrante dos grupos formados.

Propósito: Localizar as coordenadas cartesianas de uma planta para determinar área e perímetro de parte dela.

Discuta com a turma:

  • Analise e discuta com seu colega quais são as diferenças entre determinar a quantidade de laminado e rodapé dos espaços mencionados.
  • Se todos os espaços fossem preenchidos da mesma maneira, mudaria algo em seu procedimento no cálculo?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Textos de apoio e referencial teórico

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Mantenha os grupos para aproveitar as discussões já realizadas e distribua uma folha da atividade para cada integrante dos grupos formados.

Propósito: Localizar as coordenadas cartesianas de uma planta para determinar área e perímetro de parte dela.

Discuta com a turma:

  • Analise e discuta com seu colega quais são as diferenças entre determinar a quantidade de laminado e rodapé dos espaços mencionados.
  • Se todos os espaços fossem preenchidos da mesma maneira, mudaria algo em seu procedimento no cálculo?

Slide Plano Aula

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