10904
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Circunferência com barbante

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Estudo de diferentes métodos de medir o comprimento de uma circunferência.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos)

Objetivos específicos

Estudo de diferentes métodos de medir o comprimento de uma circunferência.

Conceito-chave

Circunferência, comprimento, métodos não tradicionais de medida.

Recursos necessários

  • Folha de papel sulfite;
  • Régua;
  • Barbante;
  • Fita métrica (pode ser apenas uma que será emprestada a todos os alunos);
  • Tesoura.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Uso do compasso;
  • Noções de circunferência (raio, comprimento, diâmetro).

Sugestões de Leitura:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

KHAN ACADEMY. Raio, diâmetro e circunferência. https://goo.gl/KJL98N (acessado em 18/03/2018).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: É importante dividir com o aluno o objetivo da aula, para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.

Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula.

Compasso select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Essa atividade pode ser feita individualmente. Você pode montar grupos caso não haja compassos suficientes. Passe pelas carteiras e verifique se estão usando o compasso corretamente, verifique se fizeram a medida da abertura usando a régua.

Propósito:

Discuta com a turma:

  • O que é uma circunferência?
  • O que significa dizer que o raio mede 4 cm?

Barbante select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Essa atividade funciona melhor em duplas. Eles podem trocar ideias e um pode ajudar o outro a prender o barbante ou outra tentativa que queiram fazer. Deixe que eles pensem e façam tentativas. Não há uma maneira única de resolver o problema. Se perceber que estão imitando os colegas e chegando a uma única solução, instigue-os: “Será que alguém consegue achar uma solução diferente?”.

Propósito: Apontar formas diferentes de fazer circunferências.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discutindo soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Dê preferência para soluções erradas dos alunos. Peça que as expliquem na lousa com suas palavras. Discuta as ideias corretas e as erradas.

Propósito: Estudar formas diferentes de resolver o mesmo problema. Compreender o erro como uma forma diferente de visualizar o problema.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresente o slide, escreva na lousa ou leia para os alunos.

Propósito: Dar ao aluno a consciência de finalidade do trabalho.

Título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos façam a medida na sala. Eles podem se reunir em grupos de quatro alunos para facilitar as tentativas e as discussões.

Propósito: Estudar formas de lidar com circunferências que não podem ser feitas no caderno ou outra folha.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: É importante dividir com o aluno o objetivo da aula, para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.

Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos)

Objetivos específicos

Estudo de diferentes métodos de medir o comprimento de uma circunferência.

Conceito-chave

Circunferência, comprimento, métodos não tradicionais de medida.

Recursos necessários

  • Folha de papel sulfite;
  • Régua;
  • Barbante;
  • Fita métrica (pode ser apenas uma que será emprestada a todos os alunos);
  • Tesoura.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Uso do compasso;
  • Noções de circunferência (raio, comprimento, diâmetro).

Sugestões de Leitura:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

KHAN ACADEMY. Raio, diâmetro e circunferência. https://goo.gl/KJL98N (acessado em 18/03/2018).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Essa atividade pode ser feita individualmente. Você pode montar grupos caso não haja compassos suficientes. Passe pelas carteiras e verifique se estão usando o compasso corretamente, verifique se fizeram a medida da abertura usando a régua.

Propósito:

Discuta com a turma:

  • O que é uma circunferência?
  • O que significa dizer que o raio mede 4 cm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Essa atividade funciona melhor em duplas. Eles podem trocar ideias e um pode ajudar o outro a prender o barbante ou outra tentativa que queiram fazer. Deixe que eles pensem e façam tentativas. Não há uma maneira única de resolver o problema. Se perceber que estão imitando os colegas e chegando a uma única solução, instigue-os: “Será que alguém consegue achar uma solução diferente?”.

Propósito: Apontar formas diferentes de fazer circunferências.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Dê preferência para soluções erradas dos alunos. Peça que as expliquem na lousa com suas palavras. Discuta as ideias corretas e as erradas.

Propósito: Estudar formas diferentes de resolver o mesmo problema. Compreender o erro como uma forma diferente de visualizar o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresente o slide, escreva na lousa ou leia para os alunos.

Propósito: Dar ao aluno a consciência de finalidade do trabalho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos façam a medida na sala. Eles podem se reunir em grupos de quatro alunos para facilitar as tentativas e as discussões.

Propósito: Estudar formas de lidar com circunferências que não podem ser feitas no caderno ou outra folha.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 7º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano