9552
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Estratégias de cálculo - Adição

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre utilizar as ideias e as propriedades da adição para ampliar estratégias de cálculo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_04NUM_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: FlipGrid, Google Formulários, Google Apresentações

Para este plano, foque na etapa Raio X

Retomada
Solicitar que os alunos façam os cálculos propostos nesta etapa de duas maneiras distintas. É possível enviar o registro escrito ao professor, com uma breve explicação de como foi feita cada resolução ou ainda de usar o FlipGrid para que os alunos gravem um vídeo explicando como pensaram nas resoluções apresentadas.

Atividade principal
O professor pode organizar as questões presentes no campo “Discuta com a turma”, nas orientações ao professor, usando o Google Formulários, desde que mantenha sempre a situação problema em todas as telas. Caso não seja possível utilizar o recurso digital, o professor pode organizar uma folha impressa que contenha as questões citadas anteriormente.

Discussão das soluções
O professor pode organizar os slides aqui presentes usando o Google Apresentações, para que os alunos possam verificar as diferenças entre as resoluções. Na sequência é possível solicitar da turma um breve registro sobre o que aprenderam em relação às estratégias e quais foram as que eles aprenderam nesta etapa que não conheciam ainda.

Sistematização
Não há.

Encerramento
O professor pode organizar as resoluções que a turma enviou para a Atividade Principal usando o Google Apresentações ou um vídeo no YouTube para que os alunos possam consultar quando precisarem, inserindo ao final as propriedades citadas nesta etapa.

Raio X
Propor que os alunos resolvam as atividades propostas nesta etapa com a companhia de algum membro da família, para que possam trocar estratégias de soluções e pensar em maneiras de resolver que sejam diferentes, com diferentes caminhos de resolução. Os registros dessas estratégias podem ser feitos por escrito e enviados ao professor ou gravados em vídeo para postagem pelo FlipGrid, contendo vídeos de toda a turma para estas resoluções.

Convite às famílias
Convidar a família para acompanhar a etapa de Raio X, propondo a interação na construção de estratégias de cálculo para as operações propostas e o registro sobre o que aprenderam.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_04NUM01

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas