Título: Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Mariana Nery
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF02MA14 / EF02MA15) Resolver problemas envolvendo figuras geométrica planas e figuras geométricas espaciais e problemas envolvendo eixo de simetria.
Objetivos específicos
Resolver situações problema envolvendo o eixo de simetria.
Vocabulário
eixo de simetria
Conceito-chave
Resolver situações problema envolvendo o eixo de simetria
Recursos necessários
- Folhas impressas
- régua
# *Tempo sugerido:* 2 minutos.
# *Orientação:* Leia o texto do slide com a turma, ou peça para que algum aluno leia. Veja se todos compreendem todas as palavras e aproveite para informá-los que os conceitos desconhecidos serão vistos ao longo da aula.
# *Propósito:* Compartilhar com a turma os objetivos de aprendizagem da aula
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Nesta retomada estamos explorando um tipo de simetria chamada simetria de reflexão - em que uma figura é formada por duas imagens espelhadas.Na primeira figura, essa imagem espelhada é evidente por meio do eixo de simetria encontrado na imagem, através da dobradura.
Propósito: Retomar os conhecimentos prévios, neste caso, identificar o eixo de simetria.
Discuta com a turma:
Que exemplos de simetria vocês reconhecem no seu cotidiano?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Converse com seus alunos sobre algumas figuras simétricas. Levante exemplos encontrados na sala de aula. Professor, não deixe de retomar o eixo de simetria através da exploração de figuras do dia a dia, como frutas, flores, pipas...
Propósito: Retomar os conhecimentos prévios, neste caso, identificar o eixo de simetria.
Discuta com a turma:
Quando podemos dizer que uma figura é simétrica?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Apresente para os alunos a situação acima. Convide-os a participar deste grande desafio. Distribua a folha impressa com as imagens acima e estimule-os a falar como podem achar a imagem que possui simetria. Depois de deixá-los levantar suas hipóteses, sugira que eles tracem, com uma régua, uma linha nas imagens e verifique qual dessas linhas pode ser considerada eixo de simetria.
Propósito: Resolver situações problema envolvendo eixo de simetria.
Discuta com a turma:
- Como podemos ajudar Carol?
- Quando podemos considerar uma figura simétrica?
- Qual das imagens acima possui simetria?
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Exponha para a turma a solução de Guilherme. Leve-os a questionar a solução apresentada por ele. Mostre que ele também ficou em dúvida, pois o problema diz que Carol só podia levar um brinquedo para escola. Questione se as duas imagem possuem simetria. Se necessário, utilize as imagens e dobre-as para que eles percebam que somente as partes do ursinho se coincidem, logo, só essa figura é simétrica.
Propósito: Discutir outras soluções.
Discuta com a turma:
- Guilherme acertou a situação?
- Ele traçou a linha corretamente?
- As duas partes de todas as imagens irão coincidir?
- Que imagem possui simetria?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Compartilhe o encerramento com seus alunos e encerre a aula com a retomada básica do que foi discutido.
Propósito: Encerrar a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram relembrar o que é simetria?
- Encontraram a resposta para o problema apresentado?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Realize a atividade sugerida com a turma. Distribua uma folha sulfite para cada aluno e peça que ele faça dobraduras de acordo com a indicação das linhas pontilhadas. Após a atividade, peça que eles respondam a questão e realize o registro na folha impressa.
Propósito: Verificar se os objetivos para a aula foram alcançados e proporcionar dados para novas estratégias de trabalho.
Discuta com a turma:
Dobre a folha de acordo com a indicação.
As duas partes se encontraram em todas as dobraduras?
Em quais elas as duas partes vão se coincidir?
Em quais delas encontramos, através da linha pontilhada, um eixo de simetria?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar