Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_18GEO_05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Fotos, Google Formulários, Mentimeeter.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Proponha aos alunos uma pesquisa na internet sobre o significado de polígono, para que respondam usando o Mentimeeter. Proponha também que eles respondam às questões (usando o mesmo recurso):
- “Quais são os tipos de ângulos que já estudamos?”
- “Como classificamos os polígonos que tem 4 lados e 4 ângulos internos?”
A socialização das respostas pode ser feita de maneira síncrona usando o Google Meet ou apenas compartilhando os dados colhidos pelo Mentimeeter. Caso a turma não tenha acesso à internet, essa pode ser uma pesquisa prévia feita por escrito pelo professor, para conhecer seus conhecimentos prévios.
Atividade principal
Propor o envio de comandos distintos para os alunos construírem seus polígonos (ver orientações ao professor) usando o Jamboard, para que salvem as construções e compartilhem com o professor. Caso os alunos não tenham acesso à internet, o professor pode pedir para que eles construam os polígonos fazendo uma colagem em folha de papel, instigando a criatividade das crianças, para que eles enviem suas produções.
Além da produção, o professor deve solicitar que os alunos insiram as informações: nome do polígono, números de lados, número de ângulos internos, tipos de ângulos internos presentes.
O professor pode organizar as produções usando o Google Apresentações e compartilhando o link para que todos possam conhecê-las.
Discussão das soluções
A tabela presente no slide no slide 4 da etapa anterior pode ser a base para a socialização das descobertas dos alunos ao resolverem a Atividade Principal. Nesta etapa, o professor pode propor aos alunos que respondam às perguntas propostas (incluindo as que estão nas orientações ao professor) por escrito ou via Google Formulários.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Solicitar que os alunos desenhem no caderno os polígonos estudados na aula e suas principais características.
Raio X
Propor que os alunos resolvam as atividades propostas, por escrito ou digitalmente (via Google Formulários). Em seguida, peça que os alunos procurem em suas residências objetos que contenham ângulos retos e façam o registro disso (que pode ser por escrito ou até mesmo fotográfico, com a criação de um álbum no Google Fotos).
Convite às famílias
Convidar a família a auxiliar na busca e registro dos objetos que contenham ângulos retos.