10901
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Ângulos X polígonos

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre ângulos, polígonos

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA18) Identificação de ângulos retos e não retos (associação de ângulos com movimentos de giro; relação entre ângulos e frações; associação do ângulo reto com giro de 1/4 de volta).

Objetivos específicos

  • Construir os polígonos, identificando ângulos retos e não retos.

Conceito-chave

Ângulos, polígonos.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folha sulfite.
  • Massinha de modelar.
  • Palitos de dente ou de churrasco.
  • Datashow( opcional );
  • Réguas e transferidores.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Instigue os alunos, perguntando o que eles lembram sobre os polígonos e ângulos.O importante aqui é trabalhar os ângulos que formam os polígonos. Registre as respostas no quadro. Depois, apresente os conceitos acima, por meio de escrita ou projete este slide.

Propósito: Relembrar as principais características dos polígonos

Discuta com a turma:

  • O que são polígonos?
  • Quais os tipos de ângulos?
  • Como se classificam os polígonos que tem 4 lados e 4 ângulos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Entregue para cada grupo palitos de churrasco ou de dente e massinhas de modelar, que podem ser feitas por você mesmo. Entregue para cada grupo um envelope contendo as pistas para montarem o seu polígono. Depois entregue impresso para cada aluno, o quadro do slide 5 . Explique que eles devem preencher com as informações do polígono do seu grupo. No momento da discussão, quando os grupos forem apresentar seus polígonos, todos os alunos devem completar seus quadros com os nomes e características apresentadas pelos demais grupos. Enquanto os grupos montam seus polígonos, caminhe entre eles, e faça as intervenções necessárias.

Dicas de pistas para os envelopes:

  • Tenho 4 lados de medidas iguais e 4 ângulos retos.
  • Tenho 2 lados de medidas diferentes e 4 ângulos retos.
  • Tenho 4 ângulos de medidas iguais, 2 ângulos agudos e 2 ângulos obtusos.

Propósito: Construir polígonos atendendo o número e tipos de ângulos apontados.

Discuta com a turma:

  • Quantos ângulos você consegue identificar no quadrado? Que tipos de ângulos?
  • O retângulo tem todos os ângulos iguais? E seus lados como são?

Materiais complementares:

Acesse no link abaixo para ver a receita: Massinha de modelar

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Entregue para cada grupo palitos de churrasco ou de dente e massinhas de modelar, que podem ser feitas por você mesmo. Entregue para cada grupo um envelope contendo as pistas para montarem o seu polígono. Depois entregue impresso para cada aluno, o quadro do slide 5 . Explique que eles devem preencher com as informações do polígono do seu grupo. No momento da discussão, quando os grupos forem apresentar seus polígonos, todos os alunos devem completar seus quadros com os nomes e características apresentadas pelos demais grupos. Enquanto os grupos montam seus polígonos, caminhe entre eles, e faça as intervenções necessárias.

Dicas de pistas para os envelopes:

  • Tenho 4 lados de medidas iguais e 4 ângulos retos.
  • Tenho 2 lados de medidas diferentes e 4 ângulos retos.
  • Tenho 4 ângulos de medidas iguais, 2 ângulos agudos e 2 ângulos obtusos.

Propósito: Construir polígonos atendendo o número e tipos de ângulos apontados.

Discuta com a turma:

  • Quantos ângulos você consegue identificar no quadrado? Que tipos de ângulos?
  • O retângulo tem todos os ângulos iguais? E seus lados como são?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em semicírculo, para que todos possam visualizar os trabalhos dos colegas. Cada grupo deverá apresentar o seu polígono, apontando as características do mesmo. Enquanto eles explicam, todos os outros alunos devem registrar em seus quadros. Desenhe um no quadro e peça para um membro do grupo, completar com o nome e características do seu polígono. Depois promova uma exposição dos polígonos confeccionados, no pátio da escola.

Propósito: Socializar as construções feitas com os colegas, apresentando as características dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • O que os quadriláteros possuem em comum?
  • Todos eles possuem os mesmos tipos de ângulos?
  • Os polígonos construídos por vocês que possuem 4 lados, como são chamados?
  • O que os retângulos e quadrados têm em comum?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo deste slide e retome com os alunos os principais conceitos apresentados na aula.

Propósito: Reforçar as principais características dos polígonos.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa. Deixe que resolvam sozinhos. Esta atividades serve como avaliação da aprendizagem da aula. Observe como cada aluno resolve e depois, se achar necessário, faça a correção coletivamente, esclarecendo as dúvidas. Reforce o conceito dos tipos de ângulos.

Propósito: Identificar os ângulos nos polígonos.

Discuta com a turma:

  • Quantos ângulos retos possuem os retângulos?
  • Que ângulos identificamos no hexágono? Há apenas um tipo de ângulo nesse polígono?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA18) Identificação de ângulos retos e não retos (associação de ângulos com movimentos de giro; relação entre ângulos e frações; associação do ângulo reto com giro de 1/4 de volta).

Objetivos específicos

  • Construir os polígonos, identificando ângulos retos e não retos.

Conceito-chave

Ângulos, polígonos.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folha sulfite.
  • Massinha de modelar.
  • Palitos de dente ou de churrasco.
  • Datashow( opcional );
  • Réguas e transferidores.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Instigue os alunos, perguntando o que eles lembram sobre os polígonos e ângulos.O importante aqui é trabalhar os ângulos que formam os polígonos. Registre as respostas no quadro. Depois, apresente os conceitos acima, por meio de escrita ou projete este slide.

Propósito: Relembrar as principais características dos polígonos

Discuta com a turma:

  • O que são polígonos?
  • Quais os tipos de ângulos?
  • Como se classificam os polígonos que tem 4 lados e 4 ângulos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Entregue para cada grupo palitos de churrasco ou de dente e massinhas de modelar, que podem ser feitas por você mesmo. Entregue para cada grupo um envelope contendo as pistas para montarem o seu polígono. Depois entregue impresso para cada aluno, o quadro do slide 5 . Explique que eles devem preencher com as informações do polígono do seu grupo. No momento da discussão, quando os grupos forem apresentar seus polígonos, todos os alunos devem completar seus quadros com os nomes e características apresentadas pelos demais grupos. Enquanto os grupos montam seus polígonos, caminhe entre eles, e faça as intervenções necessárias.

Dicas de pistas para os envelopes:

  • Tenho 4 lados de medidas iguais e 4 ângulos retos.
  • Tenho 2 lados de medidas diferentes e 4 ângulos retos.
  • Tenho 4 ângulos de medidas iguais, 2 ângulos agudos e 2 ângulos obtusos.

Propósito: Construir polígonos atendendo o número e tipos de ângulos apontados.

Discuta com a turma:

  • Quantos ângulos você consegue identificar no quadrado? Que tipos de ângulos?
  • O retângulo tem todos os ângulos iguais? E seus lados como são?

Materiais complementares:

Acesse no link abaixo para ver a receita: Massinha de modelar

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Entregue para cada grupo palitos de churrasco ou de dente e massinhas de modelar, que podem ser feitas por você mesmo. Entregue para cada grupo um envelope contendo as pistas para montarem o seu polígono. Depois entregue impresso para cada aluno, o quadro do slide 5 . Explique que eles devem preencher com as informações do polígono do seu grupo. No momento da discussão, quando os grupos forem apresentar seus polígonos, todos os alunos devem completar seus quadros com os nomes e características apresentadas pelos demais grupos. Enquanto os grupos montam seus polígonos, caminhe entre eles, e faça as intervenções necessárias.

Dicas de pistas para os envelopes:

  • Tenho 4 lados de medidas iguais e 4 ângulos retos.
  • Tenho 2 lados de medidas diferentes e 4 ângulos retos.
  • Tenho 4 ângulos de medidas iguais, 2 ângulos agudos e 2 ângulos obtusos.

Propósito: Construir polígonos atendendo o número e tipos de ângulos apontados.

Discuta com a turma:

  • Quantos ângulos você consegue identificar no quadrado? Que tipos de ângulos?
  • O retângulo tem todos os ângulos iguais? E seus lados como são?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em semicírculo, para que todos possam visualizar os trabalhos dos colegas. Cada grupo deverá apresentar o seu polígono, apontando as características do mesmo. Enquanto eles explicam, todos os outros alunos devem registrar em seus quadros. Desenhe um no quadro e peça para um membro do grupo, completar com o nome e características do seu polígono. Depois promova uma exposição dos polígonos confeccionados, no pátio da escola.

Propósito: Socializar as construções feitas com os colegas, apresentando as características dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • O que os quadriláteros possuem em comum?
  • Todos eles possuem os mesmos tipos de ângulos?
  • Os polígonos construídos por vocês que possuem 4 lados, como são chamados?
  • O que os retângulos e quadrados têm em comum?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo deste slide e retome com os alunos os principais conceitos apresentados na aula.

Propósito: Reforçar as principais características dos polígonos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa. Deixe que resolvam sozinhos. Esta atividades serve como avaliação da aprendizagem da aula. Observe como cada aluno resolve e depois, se achar necessário, faça a correção coletivamente, esclarecendo as dúvidas. Reforce o conceito dos tipos de ângulos.

Propósito: Identificar os ângulos nos polígonos.

Discuta com a turma:

  • Quantos ângulos retos possuem os retângulos?
  • Que ângulos identificamos no hexágono? Há apenas um tipo de ângulo nesse polígono?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano