Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Adriane Pereira
Mentora: Daniela Pannuti
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF04MA18) Identificação de ângulos retos e não retos (associação de ângulos com movimentos de giro; relação entre ângulos e frações; associação do ângulo reto com giro de 1/4 de volta).
Objetivos específicos
- Construir os polígonos, identificando ângulos retos e não retos.
Conceito-chave
Ângulos, polígonos.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folha sulfite.
- Massinha de modelar.
- Palitos de dente ou de churrasco.
- Datashow( opcional );
- Réguas e transferidores.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Instigue os alunos, perguntando o que eles lembram sobre os polígonos e ângulos.O importante aqui é trabalhar os ângulos que formam os polígonos. Registre as respostas no quadro. Depois, apresente os conceitos acima, por meio de escrita ou projete este slide.
Propósito: Relembrar as principais características dos polígonos
Discuta com a turma:
- O que são polígonos?
- Quais os tipos de ângulos?
- Como se classificam os polígonos que tem 4 lados e 4 ângulos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Entregue para cada grupo palitos de churrasco ou de dente e massinhas de modelar, que podem ser feitas por você mesmo. Entregue para cada grupo um envelope contendo as pistas para montarem o seu polígono. Depois entregue impresso para cada aluno, o quadro do slide 5 . Explique que eles devem preencher com as informações do polígono do seu grupo. No momento da discussão, quando os grupos forem apresentar seus polígonos, todos os alunos devem completar seus quadros com os nomes e características apresentadas pelos demais grupos. Enquanto os grupos montam seus polígonos, caminhe entre eles, e faça as intervenções necessárias.
Dicas de pistas para os envelopes:
- Tenho 4 lados de medidas iguais e 4 ângulos retos.
- Tenho 2 lados de medidas diferentes e 4 ângulos retos.
- Tenho 4 ângulos de medidas iguais, 2 ângulos agudos e 2 ângulos obtusos.
Propósito: Construir polígonos atendendo o número e tipos de ângulos apontados.
Discuta com a turma:
- Quantos ângulos você consegue identificar no quadrado? Que tipos de ângulos?
- O retângulo tem todos os ângulos iguais? E seus lados como são?
Materiais complementares:
Acesse no link abaixo para ver a receita: Massinha de modelar
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Entregue para cada grupo palitos de churrasco ou de dente e massinhas de modelar, que podem ser feitas por você mesmo. Entregue para cada grupo um envelope contendo as pistas para montarem o seu polígono. Depois entregue impresso para cada aluno, o quadro do slide 5 . Explique que eles devem preencher com as informações do polígono do seu grupo. No momento da discussão, quando os grupos forem apresentar seus polígonos, todos os alunos devem completar seus quadros com os nomes e características apresentadas pelos demais grupos. Enquanto os grupos montam seus polígonos, caminhe entre eles, e faça as intervenções necessárias.
Dicas de pistas para os envelopes:
- Tenho 4 lados de medidas iguais e 4 ângulos retos.
- Tenho 2 lados de medidas diferentes e 4 ângulos retos.
- Tenho 4 ângulos de medidas iguais, 2 ângulos agudos e 2 ângulos obtusos.
Propósito: Construir polígonos atendendo o número e tipos de ângulos apontados.
Discuta com a turma:
- Quantos ângulos você consegue identificar no quadrado? Que tipos de ângulos?
- O retângulo tem todos os ângulos iguais? E seus lados como são?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Organize a turma em semicírculo, para que todos possam visualizar os trabalhos dos colegas. Cada grupo deverá apresentar o seu polígono, apontando as características do mesmo. Enquanto eles explicam, todos os outros alunos devem registrar em seus quadros. Desenhe um no quadro e peça para um membro do grupo, completar com o nome e características do seu polígono. Depois promova uma exposição dos polígonos confeccionados, no pátio da escola.
Propósito: Socializar as construções feitas com os colegas, apresentando as características dos polígonos.
Discuta com a turma:
- O que os quadriláteros possuem em comum?
- Todos eles possuem os mesmos tipos de ângulos?
- Os polígonos construídos por vocês que possuem 4 lados, como são chamados?
- O que os retângulos e quadrados têm em comum?
Material Complementar:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia o conteúdo deste slide e retome com os alunos os principais conceitos apresentados na aula.
Propósito: Reforçar as principais características dos polígonos.
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa. Deixe que resolvam sozinhos. Esta atividades serve como avaliação da aprendizagem da aula. Observe como cada aluno resolve e depois, se achar necessário, faça a correção coletivamente, esclarecendo as dúvidas. Reforce o conceito dos tipos de ângulos.
Propósito: Identificar os ângulos nos polígonos.
Discuta com a turma:
- Quantos ângulos retos possuem os retângulos?
- Que ângulos identificamos no hexágono? Há apenas um tipo de ângulo nesse polígono?
Materiais complementares: