10900
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - O piquenique da direita e esquerda

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre direita e esquerda

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_08GEO10

Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Retomada
Aula assíncrona: A proposta é que conversem em casa sobre o que está à direita ou à esquerda, dependendo de um ponto de referência. Envie explicações, a imagem (digital ou impressa) do slide e as questões das orientações, para que respondam.

Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.

Atividade principal
Aula assíncrona: Envie a atividade e, se receberem impressas ou conseguirem imprimir, solicite que recortem as guloseimas e realizem utilizando a toalha de piquenique impressa; caso contrário, podem somente utilizar a imagem para referência e desenhar as guloseimas numa folha, de acordo com as pistas. Um familiar pode auxiliar na leitura, se necessário. Peça que te encaminhem a atividade realizada. Escreva orientações às famílias.

Aula síncrona: Envie com antecedência a imagem da atividade para que imprimam e recortem as guloseimas, se for possível. Se não houver possibilidade de impressão, apresente a atividade na aula para que possam ter orientação e realizar a proposta individualmente, desenhando cada guloseima do piquenique numa folha, conforme as instruções. Eles deverão fazer individualmente na impossibilidade de formarem grupos como na proposta original. Peça que te enviem a atividade realizada (podem enviar por meio digital).

Discussão das soluções e Encerramento
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva à atividade dos alunos, com suas intervenções e um fechamento baseado no slide de encerramento do plano de aula.

Aula síncrona: Realize as propostas de discussão e encerramento conforme apresentada no plano de aula, proporcionando a troca de ideias sobre as pistas. Se alguns alunos conseguirem mostrar suas atividades, será ótimo.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_08GEO10

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas