Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_15GEO01
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade Principal e Sistematização
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade, peça que os alunos reproduzam o quadro e que tentem resolver o problema. Sugerimos que a imagem do slide ou o documento com a atividade seja disponibilizado, visto que possui uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções; e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas soluções em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade. Os alunos não precisam reproduzir o mapa em seus cadernos. Solicite que eles indiquem as posições letra/número dos estados mencionados no enunciado do problema. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas resoluções em formato de áudio ou vídeo. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, os alunos podem verbalizar suas resoluções.
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre o que é o Plano Cartesiano e registrem em seus cadernos suas características. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nessa etapa do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Envie também aos alunos as questões do “Discuta com a turma”.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre coordenadas no plano cartesiano. Sugira que eles realizem a atividade do Aquecimento ou do Raio X com seus familiares. As posições das imagens no plano podem ser alteradas.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_15GEO01
(EF05MA15) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes