Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quem tem dificuldade de identificar lugares?
- Como podemos desenvolver um pensamento que facilite representar o mundo em que vivemos?
Aquecimento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Levar o aluno a perceber caminhos que levam as localizações dentro do plano cartesiano.
Orientações: Professor mostre aos alunos o esquema acima e peça para eles localizarem a posição de acordo com o que se pede. Você poderá projetar ou desenhar na lousa. As respostas das crianças darão pistas de seus conhecimentos que serão ampliados no decorrer da atividade.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Algumas das dificuldades dos alunos que possam ocorrer durante a resolução da atividade estão previstas no Guia do professor.
Orientações: Distribuir aos alunos o mapa do Brasil em uma malha quadriculada, onde deverão encontrar os locais determinados utilizando o sistema de eixos verticais e horizontais (eixos).
Assegure-se de que saibam o que é vertical e horizontal. Não faça nenhuma intervenção neste momento. Ande pela sala e observe como os alunos fazem os trajetos, interpretam os eixos e elaboram suas estratégias.
Discuta com a turma:
- Onde devemos observar primeiro para localizar uma posição: na horizontal ou na vertical?
- Se trocarmos a ordem de observação (horizontal e vertical) a localização continuará a mesma?
Materiais para Impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Neste momento os alunos deverão expor o percurso que fizeram e a posição que encontraram para cada estado. Através do painel de soluções será possível observar os caminhos utilizados pelos alunos. A socialização é fundamental para que os alunos percebam como seus colegas pensaram.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar como chegaram aos pares ordenados da localização de cada estado e o trajeto desenhado. Espera-se que os alunos sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na atividade apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual o percurso entre Estados foi mais longo? E qual foi o percurso mais curto?
- Qual foi o ponto de início da trajetória? E o ponto final? (os pontos referem-se aos pares ordenados, segundo as coordenadas).
- De acordo com os eixos horizontal e vertical, onde se localiza Santa Catarina? Espírito Santo? E Sergipe? (resposta em pares ordenados, segundo as coordenadas)
- Alguém sabe dizer o que são os eixos vertical e horizontal?
Deixe que digam com suas próprias palavras o que sejam estes eixos. Pode até escrever suas ideias na lousa para fechar o conceito de Plano cartesiano na sequência da atividade.
Conceitualmente, o Plano Cartesiano ortogonal são duas retas perpendiculares de mesma origem, as quais chamamos de eixo. O eixo desenhado na horizontal é denominado eixo das abscissas, em geral denotado por Ox e o eixo desenhado na horizontal na posição vertical é denominado eixo das ordenadas, geralmente chamado por Oy. Apoia na localização de um ponto (par ordenado) no plano cartesiano, na representação de uma figura através do estudo das simetrias, da localização espacial e, posteriormente, no estudo de equações e funções na álgebra. Do 1º ano 6º ano usa-se apenas o 1º quadrante, após isso não são apresentados os quatro quadrantes.
Os padrões sobre localização nos dizem que os alunos devem “especificar localizações e descrever relações espaciais usando geometria de coordenadas e outros sistemas de representação” (NCTM, 2000, p. 42).
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Na sequência, fechar o conceito de Plano cartesiano. Se desejar, anote o conceito no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Propósito: Conceituar Plano Cartesiano
Conceitualmente, o Plano Cartesiano ortogonal são duas retas perpendiculares de mesma origem, as quais chamamos de eixo. O eixo desenhado na horizontal é denominado eixo das abscissas, em geral denotado por Ox e o eixo desenhado na horizontal na posição vertical é denominado eixo das ordenadas, geralmente chamado por Oy. Apoia na localização de um ponto (par ordenado) no plano cartesiano, na representação de uma figura através do estudo das simetrias, da localização espacial e, posteriormente, no estudo de equações e funções na álgebra. Do 1º ano 6º ano usa-se apenas o 1º quadrante, após isso não são apresentados os quatro quadrantes.
Os padrões sobre localização nos dizem que os alunos devem “especificar localizações e descrever relações espaciais usando geometria de coordenadas e outros sistemas de representação” (NCTM, 2000, p. 42).
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos que os pares ordenados de localização dependerão sempre das coordenadas horizontal e vertical.
Propósito: Perceber as coordenadas que o mapa apresenta e no que isso facilita na busca dos pontos.
Discuta com a turma:
- Onde se localiza o Acre no mapa dado? (1, F)
- Que Estado está localizado na posição (3, I)?
- A partir do plano cartesiano é possível representar com precisão qualquer ponto? Por quê? Porque o cruzamento entre as coordenadas dos eixos horizontal e vertical mostram a posição exata de qualquer elemento que se queira localizar.
- Alguém saberia me dizer três pontos diferentes nos quais a Amazônia está situada? (2,H); (2,G); (3,G)
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Na sequência, fechar o conceito de Plano cartesiano.Se desejar, anote o conceito no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Propósito: Professor(a) pedir aos alunos que achem as coordenadas no plano cartesiano indicados pelas imagens: rosa dos ventos; relógio e criança.
Discuta com a turma:
- Vocês viram que a rosa dos ventos está localizada nas coordenadas (3,E) próxima da coordenada da imagem da criança (7,F) e mais distante está o relógio na coordenada (6,B). E se tivéssemos uma flor à direita do relógio, qual seria sua posição?
- Desenhe um elemento qualquer na posição (5,D).
Materiais para Impressão:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar