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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal.

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Retas paralelas, reta transversal, ângulos suplementares.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF07MA19 - Verificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Estudar ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal.

Conceito-chave

Retas paralelas, reta transversal, ângulos suplementares.

Recursos necessários

  • Régua, lápis de cor, borracha, lápis.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartinhas da atividade principal recortadas.

Sugestões de leitura:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Você pode mostrar o slide, ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa.

Propósito: Deixar o aluno em prontidão para a aula.

Retomando ângulos suplementares select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Essa atividade pode ser feita em duplas. Diga aos alunos que observem os ângulos e falem tudo o que podem observar que seja comum a todos os pares.

Propósito: Fazer com que o aluno relembre o conceito de ângulos suplementares.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram do que é um ângulo?
  • Se eu juntar esses dois ângulos, o que acontece?
  • Qual a medida do ângulo que representa uma volta completa?

Resolução: A soma de todos os pares de ângulos sempre resulta em 180º. São pares de ângulos suplementares.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Tempo total: slides 4 e 5)

Orientação: O jogo começa retirando-se uma carta do monte e deixando-a de lado. Nenhum dos jogadores pode ver o ângulo contido nela. Isso fará com que uma das cartas fique sem par. Essa carta será o Mico. Depois disso, distribuem-se as demais cartas entre os jogadores. Cada jogador retira todos os pares de ângulos suplementares que possui. Em seguida, escolhe-se um jogador para começar e, no sentido anti-horário retira uma carta do outro jogador. Se esta carta for um ângulo suplementar de alguma carta do jogador que a tirou, ele descarta o par. Caso contrário, o jogador deve juntar a carta tirada às demais e o jogo continua. Perde o jogador que ficar com a carta sem par (O mico). As cartas estão na atividade principal para impressão.

Os alunos podem continuar em duplas para fazer a atividade. Pergunte sobre o que eles aprenderam com o jogo. A soma de dois ângulos suplementares sempre resulta em 180º. Como é o ângulo de 180º? Pergunte se os ângulos precisam ser adjacentes para você saber que juntos formariam um ângulo raso.

Propósito: Aprimorar o conceito de ângulos suplementares através de uma atividade em que seu uso é exigido a todo momento. Localizar ângulos suplementares em um feixe de paralelas cortadas por uma transversal. Verificar que o ângulo raso pode representar ângulos suplementares adjacentes.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Jogo do Mico select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Tempo total: slides 4 e 5)

Orientação: O jogo começa retirando-se uma carta do monte e deixando-a de lado. Nenhum dos jogadores pode ver o ângulo contido nela. Isso fará com que uma das cartas fique sem par. Essa carta será o Mico. Depois disso, distribuem-se as demais cartas entre os jogadores. Cada jogador retira todos os pares de ângulos suplementares que possui. Em seguida, escolhe-se um jogador para começar e, no sentido anti-horário retira uma carta do outro jogador. Se esta carta for um ângulo suplementar de alguma carta do jogador que a tirou, ele descarta o par. Caso contrário, o jogador deve juntar a carta tirada às demais e o jogo continua. Perde o jogador que ficar com a carta sem par (O mico). As cartas estão na atividade principal para impressão.

Os alunos podem continuar em duplas para fazer a atividade. Pergunte sobre o que eles aprenderam com o jogo. A soma de dois ângulos suplementares sempre resulta em 180º. Como é o ângulo de 180º? Pergunte se os ângulos precisam ser adjacentes para você saber que juntos formariam um ângulo raso.

Propósito: Aprimorar o conceito de ângulos suplementares através de uma atividade em que seu uso é exigido a todo momento. Localizar ângulos suplementares em um feixe de paralelas cortadas por uma transversal. Verificar que o ângulo raso pode representar ângulos suplementares adjacentes.

Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Neste momento você vai apresentar e discutir as soluções que apareceram Dê preferência para a solução dos alunos. Procure soluções incorretas e soluções diferentes. No painel acima temos três exemplos de soluções:

Balão rosa: Essa solução pressupõe que os ângulos suplementares são apenas os adjacentes laterais. É uma solução comum porque esses ângulos são os de identificação imediata;

Balão azul: Essa solução é mais completa que a anterior. O aluno também pressupõe que somente os ângulos adjacentes são suplementares, mas ele considera todos os adjacentes e não apenas os laterais;

Balão verde: Essa solução é a mais completa porque considera todos os adjacentes e os não adjacentes.

Como a atividade pede 5 pares de ângulos suplementares, é provável que não apareçam todas as dificuldades acima. Provavelmente, apenas a primeira. Mas é importante que eles identifiquem ângulos suplementares que não sejam adjacentes. Caso essa questão não surja espontaneamente, pergunte, por exemplo: “E os ângulos 1 e 6? São suplementares?”; “Qual a definição de ângulos suplementares?”; “Na definição, diz-se que os ângulos devem ser adjacentes?”.

Propósito: Apontar diferentes formas de interpretar e resolver problemas matemáticos. Discutir erros e suas causas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o slide, leia o texto ou passe na lousa.

Propósito: Dar um fechamento ao conteúdo estudado na aula através de uma frase simples, sem muito aprofundamento.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Esta atividade deve ser feita individualmente.

Propósito: Verificar se o aluno compreendeu o tema tratado na aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Você pode mostrar o slide, ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa.

Propósito: Deixar o aluno em prontidão para a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF07MA19 - Verificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Estudar ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal.

Conceito-chave

Retas paralelas, reta transversal, ângulos suplementares.

Recursos necessários

  • Régua, lápis de cor, borracha, lápis.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartinhas da atividade principal recortadas.

Sugestões de leitura:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Essa atividade pode ser feita em duplas. Diga aos alunos que observem os ângulos e falem tudo o que podem observar que seja comum a todos os pares.

Propósito: Fazer com que o aluno relembre o conceito de ângulos suplementares.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram do que é um ângulo?
  • Se eu juntar esses dois ângulos, o que acontece?
  • Qual a medida do ângulo que representa uma volta completa?

Resolução: A soma de todos os pares de ângulos sempre resulta em 180º. São pares de ângulos suplementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Tempo total: slides 4 e 5)

Orientação: O jogo começa retirando-se uma carta do monte e deixando-a de lado. Nenhum dos jogadores pode ver o ângulo contido nela. Isso fará com que uma das cartas fique sem par. Essa carta será o Mico. Depois disso, distribuem-se as demais cartas entre os jogadores. Cada jogador retira todos os pares de ângulos suplementares que possui. Em seguida, escolhe-se um jogador para começar e, no sentido anti-horário retira uma carta do outro jogador. Se esta carta for um ângulo suplementar de alguma carta do jogador que a tirou, ele descarta o par. Caso contrário, o jogador deve juntar a carta tirada às demais e o jogo continua. Perde o jogador que ficar com a carta sem par (O mico). As cartas estão na atividade principal para impressão.

Os alunos podem continuar em duplas para fazer a atividade. Pergunte sobre o que eles aprenderam com o jogo. A soma de dois ângulos suplementares sempre resulta em 180º. Como é o ângulo de 180º? Pergunte se os ângulos precisam ser adjacentes para você saber que juntos formariam um ângulo raso.

Propósito: Aprimorar o conceito de ângulos suplementares através de uma atividade em que seu uso é exigido a todo momento. Localizar ângulos suplementares em um feixe de paralelas cortadas por uma transversal. Verificar que o ângulo raso pode representar ângulos suplementares adjacentes.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Tempo total: slides 4 e 5)

Orientação: O jogo começa retirando-se uma carta do monte e deixando-a de lado. Nenhum dos jogadores pode ver o ângulo contido nela. Isso fará com que uma das cartas fique sem par. Essa carta será o Mico. Depois disso, distribuem-se as demais cartas entre os jogadores. Cada jogador retira todos os pares de ângulos suplementares que possui. Em seguida, escolhe-se um jogador para começar e, no sentido anti-horário retira uma carta do outro jogador. Se esta carta for um ângulo suplementar de alguma carta do jogador que a tirou, ele descarta o par. Caso contrário, o jogador deve juntar a carta tirada às demais e o jogo continua. Perde o jogador que ficar com a carta sem par (O mico). As cartas estão na atividade principal para impressão.

Os alunos podem continuar em duplas para fazer a atividade. Pergunte sobre o que eles aprenderam com o jogo. A soma de dois ângulos suplementares sempre resulta em 180º. Como é o ângulo de 180º? Pergunte se os ângulos precisam ser adjacentes para você saber que juntos formariam um ângulo raso.

Propósito: Aprimorar o conceito de ângulos suplementares através de uma atividade em que seu uso é exigido a todo momento. Localizar ângulos suplementares em um feixe de paralelas cortadas por uma transversal. Verificar que o ângulo raso pode representar ângulos suplementares adjacentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Neste momento você vai apresentar e discutir as soluções que apareceram Dê preferência para a solução dos alunos. Procure soluções incorretas e soluções diferentes. No painel acima temos três exemplos de soluções:

Balão rosa: Essa solução pressupõe que os ângulos suplementares são apenas os adjacentes laterais. É uma solução comum porque esses ângulos são os de identificação imediata;

Balão azul: Essa solução é mais completa que a anterior. O aluno também pressupõe que somente os ângulos adjacentes são suplementares, mas ele considera todos os adjacentes e não apenas os laterais;

Balão verde: Essa solução é a mais completa porque considera todos os adjacentes e os não adjacentes.

Como a atividade pede 5 pares de ângulos suplementares, é provável que não apareçam todas as dificuldades acima. Provavelmente, apenas a primeira. Mas é importante que eles identifiquem ângulos suplementares que não sejam adjacentes. Caso essa questão não surja espontaneamente, pergunte, por exemplo: “E os ângulos 1 e 6? São suplementares?”; “Qual a definição de ângulos suplementares?”; “Na definição, diz-se que os ângulos devem ser adjacentes?”.

Propósito: Apontar diferentes formas de interpretar e resolver problemas matemáticos. Discutir erros e suas causas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o slide, leia o texto ou passe na lousa.

Propósito: Dar um fechamento ao conteúdo estudado na aula através de uma frase simples, sem muito aprofundamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Esta atividade deve ser feita individualmente.

Propósito: Verificar se o aluno compreendeu o tema tratado na aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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