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Plano de aula - E agora? Como atravessar?

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Resolução de problemas de lógica com a ideia de travessia.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Esther Maria Freixedelo Martins

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_28RDP_08

Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
                     - Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Atividade principal
A atividade principal apresenta um problema de lógica com a ideia de travessia, com caráter lúdico e desafiador. Dessa forma, a abordagem desse problema, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.

Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 5 e solicitar que os alunos realizem a leitura. Depois estimule uma conversa coletiva sobre as ideias principais apresentadas no problema, para certificar-se que compreenderam a situação proposta. Em seguida, desafie os alunos a solucionarem o problema no caderno. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e aborde com eles alguns questionamentos apresentados no “Discuta com a turma”, por exemplo:
     - No que precisamos pensar para resolver esse desafio?
     - A travessia pode ser feita de qualquer jeito ou há “condições” ou “obstáculos” que devem ser considerados na solução?
     - É possível descobrir a resposta sem usar um registro?
     - Há um único jeito de resolver esse problema ou vários?
     - Qual das soluções é mais fácil de compreender?

De acordo com as ideias apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. Lembrando de incentivar os alunos a explicarem suas ideias.

Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 5, e alguns questionamentos que julgar pertinente e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, escolha atividades desse e de outros planos que, juntamente com a apresentada no slide citado, formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.

Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas e discutidas, mesmo as que apresentam equívoco, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que o aluno explique seu raciocínio. Importante, provocar reflexões com as perguntas sugeridas no “Discuta com a turma”.

Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos, através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.

Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer, através da socialização dos raciocínios apresentados, o reconhecimento de que para solucionar problemas de lógica com a ideia de travessia, é preciso considerar o estado inicial e as condições dadas para assim, chegar ao estado final, e dessa forma, o aluno estabelecerá as etapas da travessia.
Pode ser oportunizada a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 12) para maior apropriação dos conceitos abordados nas atividades.

Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 13 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas de lógica com a ideia de travessia.
Dessa forma, professor, trabalhe esse problema, pelo mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.

Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos, na busca de estruturar seu pensamento, socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Se eles tiverem acesso à internet, compartilhe com eles os link desse jogo de travessia:
https://rachacuca.com.br/jogos/o-lobo-e-a-ovelha/  
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves


Código: MAT4_28RDP08

(EF04MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


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