10890
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Escrita subtrativa na resolução de problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Conceito de subtração, ideias de retirar, completar e comparar, escrita subtrativa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Keila Cristina de Araújo Reis

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel e lápis, imagens das propostas ou impressões.
- Opcionais: celular para gravar e ou enviar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares.

Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
Encaminhe aos alunos, através do meio de comunicação que estiver estabelecido com as famílias, a canção proposta no aquecimento, juntamente com orientações do que fazer. Se houver possibilidade, envie inclusive os links para que eles possam assistir aos vídeos, cantar juntos, acrescentar outros animais e conversar sobre: "Sítio do Seu Lobato" (disponível aqui) e sua versão com Galinha Pintadinha (assista aqui). Faça uma sala de aula invertida e mande aos alunos o problema proposto no aquecimento deste plano de aula, solicitando que busquem a compreensão, pensem em possibilidades de resolução e registrem suas ideias, pensando nas seguintes questões:
     - Quantas aves Seu Lobato tem no sítio?
     - Quais são essas aves?
     - O que vocês precisam descobrir?
     - Quantas aves sobram quando tiramos os perus?
     - Como posso fazer para encontrar a quantidade de patos, sabendo que Seu Lobato tem 25 aves e subtraindo os patos, sobram 17?
Nesse momento é importante a interação com familiares. Solicite que as famílias mandem a você as propostas de resoluções realizadas pelos alunos.

Atividade principal e Discussão das soluções
Inicie apresentando aos alunos diferentes soluções para o problema do aquecimento, utilizando alguns exemplos das resoluções que eles fizeram e enviaram a você. Neste momento, você pode unir as etapas “Atividade Principal” e “Discussão das soluções”, realizando a cada problema resolvido uma conversa sobre as formas diversas de solução. Apresente a primeira situação e, depois do diálogo para compreensão da mesma, dê um tempo para que resolvam. Utilize o slide da Discussão das soluções, para trazer um debate. Faça o mesmo com as outras duas situações. Se achar necessário divida em duas aulas. Caso sua aula seja assíncrona, encaminhe aos alunos as situações-problema da atividade principal e solicite que lhe enviem as resoluções, por meio digital ou não, conforme as possibilidades e combinados com as famílias. Recebendo as soluções dos alunos, você poderá fazer uma apresentação em vídeo - gravado no próprio celular ou no computador - encaminhando aos alunos, algumas possibilidades de resolução para que comparem com o que fizeram. Se não for possível encaminhar digitalmente, pode fazer um registro escrito e enviar essa devolutiva na forma impressa.

Encerramento
Faça um fechamento com a síntese das vivências da aula ("Com estas atividades você aprendeu a música “Sítio do Seu Lobato”, resolveu o desafio das aves e outros problemas sobre os animais do sítio") e envie aos alunos no mesmo vídeo ou no material impresso em que apresentar da "Discussão das soluções". Se a aula for simultânea, apresente essa síntese diretamente aos alunos.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Solicite às famílias, que dentro das possibilidades, auxiliem os alunos na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados e canais de comunicação estabelecidos entre vocês. Incentive-os a aproveitar a canção “Sítio do Seu Lobato” para uma interação divertida e proveitosa e que utilizem as questões propostas para trocar ideias com as crianças sobre o problema proposto, para que consigam realizar uma proposta de solução.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_04NUM08

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas