10887
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - Trilha das posições - em cima e embaixo, dentro e fora e longe e perto.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Utilizar instruções de posição para se posicionar.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_08GEO08

Recursos
- Necessários: Papel, lápis, bambolê ou algo que o substitua e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na organização e na condução das propostas, desde a retomada.

Para aulas síncronas, envie a atividade principal com antecedência e faça o momento simultâneo iniciando com a retomada e a discussão das soluções.

Retomada
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.

Aula assíncrona: Envie a imagem (digital ou impressa) do slide e as orientações às famílias. Os alunos devem responder às perguntas e te enviar, se considerar viável e necessário.

Atividade principal
Como o objetivo do plano é: “Utilizar instruções de posição para se posicionar” e você não está presencialmente com sua turma, será preciso uma nova proposta. Para qualquer formato de aula remota é difícil, mesmo com uso de câmeras você observar os alunos se posicionarem. A ideia é que eles cumpram algumas “tarefas” e sejam fotografados na realização cada uma. Caso não seja possível, podem fazer um registro através de desenho. Para essa atividade é importante o acompanhamento de um adulto da família, para fotografar e ajudar a ler as comandas. Envie as orientações às famílias.

Mande algumas instruções para que a criança faça, por exemplo:
     - Ficar em cima do sofá.
     - Ficar embaixo da mesa.
     - Colocar a mão dentro da roupa.
     - Colocar os pés fora do chão.
     - Colocar as mãos perto dos pés.
     - Ficar longe da cadeira.

Pode utilizar a mesma trilha, mas com seis casas, sendo uma instrução por casa. Cada uma que cumprir e registrar deve pintar a casinha correspondente no jogo. Ao final, ajudou a “Carolina” a chegar no poço dos desejos. Devem te enviar as fotos ou os desenhos.

Discussão das soluções
Aula síncrona: Realize uma discussão acerca de como foi cumprir as tarefas e registrar. Peça sugestões de outras tarefas e depois de tarefas com duas instruções simultâneas.

Aula assíncrona: Junto com os registros, da atividade principal, solicite que eles escrevam e te encaminhem outras tarefas similares e, ao menos uma delas, contendo duas instruções simultâneas, como: coloque uma mão embaixo do bumbum a outra em cima da cabeça. Um adulto poderá ser escriba da criança de necessário.

Encerramento
Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.

Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às atividades, com as devidas intervenções e um fechamento sintetizando as aprendizagens.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_08GEO08

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas