Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Como se faz uma pesquisa?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa estatística e tratamento de dados
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Ferreira de Souza
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Objetivos específicos
Iniciar o desenvolvimento de uma pesquisa estatística, construindo instrumentos de coleta e definindo um tratamento estatístico para os dados.
Conceito-chave
Pesquisa estatística.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Iniciar o desenvolvimento de uma pesquisa estatística, construindo instrumentos de coleta e definindo um tratamento estatístico para os dados.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Converse com seus alunos sobre o uso pesquisas em diversas áreas que buscam sempre levantar informações para conhecer algum aspecto da sociedade e suas atividades. Discuta sobre quais são as etapas desse processo, e de que forma as pesquisas são apresentadas.
Propósito: Auxiliar os alunos identificar questionamentos de pesquisa e suas etapas de execução.
Discuta com a turma:
- Para realizar a pesquisa será necessário elaborar questões abertas ou fechadas?
- Além do tipo de aparelho que usam para acessar a internet, o que é necessário levantar nessa pesquisa?
- Que outras questões podem ser elaboradas para complementar a pesquisa?
- Você tem contato com resultados de pesquisas? Como? Por meio de que formas de divulgação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).
Orientações: Retome a pesquisa apresentada no slide anterior e discuta com a turma como essa pesquisa poderia ser reproduzida entre os alunos da turma. Você pode projetar ou imprimir essa orientação de atividade aqui. Coletivamente, determinem um tema de investigação para realizar as atividades desta aula. Você pode trazer alguns exemplos para facilitar as reflexões dos alunos, tais como: qual esporte preferido, intenção de votos, censo do IBGE, etc. Discuta com a turma sobre como é possível chegar a conclusões sobre dados pesquisados e o que é necessário fazer em uma pesquisa desse perfil. Ao longo da aula apresente os slides 5 a 7 de modo a instrumentalizar os alunos para o desenvolvimento de uma pesquisa. Nesses slides você terá um suporte para discutir com a turma cada uma das etapas de realização de uma pesquisa. Você pode registrar, paralelamente, na lousa as ideias levantadas pela turma sobre as atividades de cada etapa de execução. Aqui você encontra uma sugestão de organização e resolução dessa atividade de pesquisa. Para possíveis dificuldades e erros apresentados pelos alunos ao longo da atividade, consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Planejar uma pesquisa, discutindo e construindo instrumentos de coleta e tratamento dos dados.
Discuta com a turma:
- Como podemos chegar a conclusões sobre uma pesquisa?
- O que é necessário para realizar uma pesquisa?
- Como são coletadas as informações de uma pesquisa?
- De que forma podem ser apresentados os resultados obtidos em uma atividade de pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).
Orientações: Apresente os slides 5 a 7, de modo a instrumentalizar os alunos para o desenvolvimento de uma pesquisa. Nesse material você terá um suporte para discutir com a turma cada uma das etapas de realização de uma pesquisa. Você pode registrar, paralelamente, na lousa as ideias levantadas pela turma sobre as atividades de cada etapa de execução.
Propósito: Planejar uma pesquisa, discutindo e construindo instrumentos de coleta e tratamento dos dados.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)..
Orientações: Apresente a turma formas de planejamento da pesquisa, você pode utilizar a tabela do slide ou fazer um registro na lousa com as principais informações a serem pesquisadas. Importante destacar a importância de antecipar as respostas que cada pergunta poderá gerar para, na etapa posterior, elaborar o instrumento de coleta de dados. Aqui também é oportuno que ao antecipar as respostas de cada questão seja abordado também o tipo de variável. Embora o conceito se formalize nas aulas posteriores, a familiaridade com a nomenclatura e tipologia de resposta da pesquisa auxilia a compreensão e elaboração do instrumento de coleta de dados. No Guia de Intervenções você encontra um material de apoio para saber mais sobre variáveis de pesquisa.
Propósito: Planejar uma pesquisa, discutindo e construindo instrumentos de coleta e tratamento dos dados.
Discuta com a turma:
- Quais são as perguntas iniciais que devem ser feitas aos entrevistados?
- Que tipo de pergunta geraria respostas abertas?
- Como elaborar perguntas fechadas sobre esse tema aos entrevistados?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7).
Orientações: Destaque a importância de antecipar as respostas que cada pergunta poderá gerar, para facilitar e elaboração do instrumento de coleta de dados. Aqui também é oportuno que ao antecipar as respostas de cada questão seja abordado também o tipo de variável. Embora o conceito se formalize nas aulas posteriores, a familiaridade com a nomenclatura e tipologia de resposta da pesquisa auxilia a compreensão e elaboração do instrumento de coleta de dados. No Guia de Intervenções você encontra um material de apoio para saber mais sobre variáveis de pesquisa.
Propósito: Planejar uma pesquisa, discutindo e construindo instrumentos de coleta e tratamento dos dados.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10).
Orientações: Antes de iniciar a coleta de dados da pesquisa definida pela turma, retome as etapas definidas anteriormente, por meio de questionamentos em que a turma reflita sobre a relevância do tema, relação da população com o assunto e questões que permitam descobrir aspectos sobre a temática definida.
Propósito: Realizar uma pesquisa, construindo instrumentos de coleta e definindo um tratamento estatístico dos dados.
Discuta com a turma:
- O que queremos saber sobre esse tema?
- A população escolhida tem relação com o assunto?
- O tamanho dessa população permite fazer generalizações sobre o grupo?
- As questões definidas permitem identificar aspectos sobre o tema?
- Qual o melhor instrumentos de coleta de dados para o tema pesquisado?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10).
Orientações: Após definição das questões, é necessário construir o modelo de instrumento para coleta de dados. Para essa aula, sugerimos o desenvolvimento de um questionário. O modelo apresentado no slide é apenas uma sugestão para demonstrar a organização das respostas a serem coletadas, ele deve ser desenvolvido conforme a necessidade e especificidade das questões a serem investigadas pela turma. Note que ele indica alternativas para questões fechadas, se necessário oriente seus alunos sobre as questões abertas, destacando a subjetividade presente nesse tipo de questão e que a forma de análise das mesmas é diferenciada. Outro detalhe importante e orientá-los a colocar a informação “outros” como uma das alternativas de múltipla escolha, entendendo que, nem sempre é possível prever todas as respostas dos participantes nas alternativas levantadas como possíveis respostas. Após construído o instrumento, organize a turma para aplicação do mesmo de modo a vivenciarem esta etapa de pesquisa.
Propósito: Realizar uma pesquisa, construindo instrumentos de coleta e definindo um tratamento estatístico dos dados.
Discuta com a turma:
- Que tipo de respostas cada uma das perguntas gera?
- As alternativas de múltipla escolha contemplam todas as respostas possíveis?
- Os dados de identificação são necessários e relevantes à pesquisa?
- É necessário coletar as características pessoais dos participantes, como nome , idade e sexo?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10).
Orientações: Após definição das questões e aplicação do instrumento de coleta de dados da pesquisa é importante organizar as informações em uma tabela que apresente um resumo das informações coletadas com os participantes. Nesse slide você encontra um modelo que poderá ser utilizado ou alterado conforme a especificidade da pesquisa organizada pela turma. Esse registro pode ser feito de muitas formas, e o tamanho e número das lacunas depende dos dados coletados. Destaque que os dados coletados devem ser inseridos na tabela de forma resumida, para que facilitem o tratamento e elaboração de medidas estatísticas para os dados coletados. Isso pode ser feito através da definição de categorias previamente definidas, ou que surgirão de acordo com as respostas dos participantes.
Propósito: Realizar uma pesquisa, construindo instrumentos de coleta e definindo um tratamento estatístico dos dados.
Discuta com a turma:
- É possível identificar uma frequência de respostas para cada uma das questões?
- Como podem ser agrupadas e classificadas as respostas obtidas?
- Pode-se desmembrar a pesquisa e elaborar conclusões a partir de cada uma das questões?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Professor, retome com a turma o processo de pesquisa vivenciado na aula, destacando a importância de cada um das etapas de execução de uma investigação.
Propósito: Retomar os conceitos e etapas de pesquisa abordados na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente para a turma a ideia central da aula, ressaltando os objetivos de uma pesquisa e os processos necessários para realizá-la.
Propósito: Retomar os conceitos abordados na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a situação para a turma através de projeção do slide ou de forma impressa. Procure observar se a turma tem conhecimento sobre a temática da dengue e se compreendem os dados da pesquisa apresentada. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Verifique se os alunos conseguem identificar nos comentários dos personagens as ideias que são relativas aos dados apresentados e a justificativa para as afirmativas incoerentes de acordo com os aspectos de pesquisa. Aqui você encontra uma das possíveis soluções para a atividade. Consulte o Guia de Intervenção para erros e dificuldades apresentados durante a aula. Você também conta com atividades complementares sobre tema, que podem ser utilizadas como dever de casa ou fixação dos conceitos abordados, imprima-as.
Propósito: Verificar as conclusões da turma sobre dados de pesquisa e suas etapas de realização.
Discuta com a turma:
- Que possíveis questões foram investigadas nesta pesquisa?
- De que forma você acha que as características da população podem ter influenciado os resultados da pesquisa?
- É possível identificar comportamentos e hábitos da população por meio dos dados apresentados ?
- Qual a finalidade da divulgação de pesquisas como esta?
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_25PES01
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: Google Forms
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções, Sistematização e Encerramento
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que deem exemplos para temas de uma pesquisa. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham seus exemplos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Você pode aproveitar a oportunidade de ensino remoto para perguntar aos alunos quais tipos de tecnologias eles estão utilizando para participarem das aulas.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade. Você pode enviar o documento com a atividade caso considere mais viável, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/enrA2ACjkJwgaAU3mU4DYSnhMq3YFPvBe8cxYpYQBGqWjqwgmZH4M546XnG2/ativaula-mat5-25pes01.pdf. Os alunos não precisam ser separados em grupos, vocês podem pensar no tema da pesquisa de forma conjunta. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas ideias para os temas e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Uma sugestão é realizar uma pesquisa sobre as ferramentas tecnológicas que estão sendo utilizadas, pelos professores e alunos, para o ensino e aprendizagem remota em tempos de isolamento social.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa da aula e defina com os alunos o instrumento para a coleta dos dados. Uma sugestão é a criação de um formulário no Google Forms (https://docs.google.com/forms/u/0/) que possa ser enviado para toda a turma e caso considerem viável para todo o corpo docente e discente da escola.
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos respondam à pergunta “Por onde começamos uma investigação?”. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou imagens (fotos).
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos respondam à pergunta “O que significa fazer uma pesquisa?”. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou imagens (fotos).
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre realizar uma pesquisa. Sugira que os alunos realizem uma pesquisa com seus familiares referente às novas tecnologias e formas de utilizá-las que foram inseridas em seus cotidianos em tempos de isolamento social.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Ferreira de Souza
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Objetivos específicos
Iniciar o desenvolvimento de uma pesquisa estatística, construindo instrumentos de coleta e definindo um tratamento estatístico para os dados.
Conceito-chave
Pesquisa estatística.