Atividade complementar
Plano de Aula
Plano de aula: As operações matemáticas na busca de diferentes soluções de um problema
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo e elaborando problemas de matemática
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentor: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Objetivos específicos
- Elaborar atividade que admita várias soluções e/ou possíveis caminhos de resolução;
- Discutir as diferentes propostas apresentadas tanto para estratégias de resolução como para as alternativas de soluções.
Conceito-chave
Problemas com mais de uma operação numérica. Estratégias variadas, diferentes resoluções.
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos
Vocabulário que será aprendido nesta aula: operações matemáticas, problemas com mais de uma operação,estratégias variadas, diferentes resoluções.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Elaborar atividade que admita várias soluções e/ou possíveis caminhos de resolução;
- Discutir as diferentes propostas apresentadas tanto para estratégias de resolução como para as alternativas de soluções.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo Sugerido: 02 minutos
Orientação: Apresentar o objetivo para a turma.
Propósito: Discutir com a turma sobre problemas que utilizam mais que uma operação e que são resolvidos de diferentes maneiras e possuem soluções diferentes.
RETOMADA
Tempo Sugerido: 05 minutos
Orientação: Professor, se possível ao apresentar a pergunta permita que todos os alunos deem suas respostas. A ideia de apresentar essa pergunta, é de que após as discussões realizadas com as respostas dos alunos, eles compreendam que na matemática existem problemas que podem ser resolvidos de formas diferentes e com soluções distintas. Cada um oferece a resolução para o problema utilizando os conhecimentos que possui e as estratégias que considera mais adequadas, o que muitas vezes não coincide com a solução apresentada por outra pessoa.
Propósito: Realizar discussões com os alunos a partir da pergunta apresentada.
Discuta com a turma:
- Foi difícil propor a resposta a esta pergunta? Por quê?
- Você percebeu se houve respostas iguais às suas? E diferentes?
- A sua resposta inicial estava correta ou incorreta? E como você avalia as respostas diferentes da sua?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Apresente o problema aos alunos e peça que realizem a leitura. Esta atividade poderá ser apresentada na lousa, projetada ou impressa .Depois inicie a discussão colocando para o aluno que naquela semana, Marcelo poderia estar com pressa para resolver alguma outra situação e fez uma separação muito rápida de suas moedas e cédulas e quando em casa com calma, foi conferir o dinheiro, percebeu que havia feito uma contagem de forma equivocada. E que agora com calma, vai fazer uma nova contagem de suas moedas e cédulas para ver qual é a quantidade que realmente ele obteve. Sendo assim, cada um irá propor uma nova contagem do dinheiro do Marcelo, considerando que ele contabilizou noventa reais a mais que não existem. Dessa forma, partindo dessa situação, solicite aos alunos que determinem a nova anotação de Marcelo, considerando as informações do problema e que apresentem suas resoluções, destacando as estratégias utilizadas por eles. Para acessar algumas soluções possíveis.
Para ajudar durante a resolução das atividades propostas, segue o Guia de intervenção que pode ajudá-lo quanto às dificuldades apresentadas pelos alunos.
Propósito: Discutir com a turma as soluções do problema, fazendo uso de mais de uma operação.
Discuta com a turma:
- Há somente uma forma de Marcelo fazer sua nova anotação?
- Para iniciar a resolução desse problema, o que precisamos saber?
- Marcelo não possui nenhuma moeda de R$ 0,01? Por que?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Apresente o problema aos alunos e peça que realizem a leitura. Esta atividade poderá ser apresentada na lousa, projetada ou impressa. Depois inicie a discussão colocando para o aluno que naquele dia, Marcelo poderia estar com pressa para resolver alguma outra situação e fez uma separação muito rápida de suas moedas e cédulas e quando em casa com calma, foi conferir o dinheiro, percebeu que havia feito uma contagem de forma equivocada. E que agora com calma, vai fazer uma nova contagem de suas moedas e cédulas para ver qual é a quantidade que realmente ele obteve neste dia. Sendo assim, cada um irá propor uma nova contagem do dinheiro do Marcelo, considerando que ele contabilizou noventa reais a mais que não existem. Dessa forma, partindo dessa situação, solicite aos alunos que determinem a nova anotação de Marcelo, considerando as informações do problema e que apresentem suas resoluções, destacando as estratégias utilizadas por eles. Para acessar algumas soluções possíveis.
Propósito: Discutir com a turma as soluções do problema, fazendo uso de mais de uma operação.
Discuta com a turma:
- Há somente uma forma de Marcelo fazer sua nova anotação?
- Para iniciar a resolução desse problema, o que precisamos saber?
- Por que será que Marcelo não possui nenhuma moeda de R$ 0,01? Por que?
- O que podemos afirmar sobre a resolução deste problema?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 20 minuto
Orientação: Professor, os próximos slides apresentam algumas estratégias de resolução da atividade principal. Apresente para os alunos, somente se as resoluções apresentadas por eles forem diferentes, destacando que esta resolução é mais uma estratégia de resolução, em meio às diversas já apresentadas por eles. Este momento deve ser marcado pelas discussões entre os alunos, após as apresentações de suas estratégias de resolução para a turma, destacando assim possíveis diferenças e semelhanças entre as resoluções apresentadas.
Propósito: Discutir com a turma a resolução do problema apresentado, destacando as estratégias utilizadas e as diferentes resoluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Em que este problema se assemelha com a pergunta apresentada no início da aula?
- Que características esses problemas possuem?
- É correto afirmar que as respostas que são diferentes estão erradas?
- Quais diferenças você consegue estabelecer entre esse tipo de problema e aqueles que resolvemos e que apresentam uma única solução?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 20 minuto
Orientação: Professor, os próximos slides apresentam algumas estratégias de resolução da atividade principal. Apresente para os alunos, somente se as resoluções apresentadas por eles forem diferentes, destacando que esta resolução é mais uma estratégia de resolução, em meio às diversas já apresentadas por eles. Este momento deve ser marcado pelas discussões entre os alunos, após as apresentações de suas estratégias de resolução para a turma, destacando assim possíveis diferenças e semelhanças entre as resoluções apresentadas.
Propósito: Discutir com a turma a resolução do problema apresentado, destacando as estratégias utilizadas e as diferentes resoluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Em que este problema se assemelha com a pergunta apresentada no início da aula?
- Que características esses problemas possuem?
- É correto afirmar que as respostas que são diferentes estão erradas?
- Quais diferenças você consegue estabelecer entre esse tipo de problema e aqueles que resolvemos e que apresentam uma única solução?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 20 minuto
Orientação: Professor, os próximos slides apresentam algumas estratégias de resolução da atividade principal. Apresente para os alunos, somente se as resoluções apresentadas por eles forem diferentes, destacando que esta resolução é mais uma estratégia de resolução, em meio às diversas já apresentadas por eles. Este momento deve ser marcado pelas discussões entre os alunos, após as apresentações de suas estratégias de resolução para a turma, destacando assim possíveis diferenças e semelhanças entre as resoluções apresentadas.
Propósito: Discutir com a turma a resolução do problema apresentado, destacando as estratégias utilizadas e as diferentes resoluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Em que este problema se assemelha com a pergunta apresentada no início da aula?
- Que características esses problemas possuem?
- É correto afirmar que as respostas que são diferentes estão erradas?
- Quais diferenças você consegue estabelecer entre esse tipo de problema e aqueles que resolvemos e que apresentam uma única solução?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 20 minuto
Orientação: Professor, os próximos slides apresentam algumas estratégias de resolução da atividade principal. Apresente para os alunos, somente se as resoluções apresentadas por eles forem diferentes, destacando que esta resolução é mais uma estratégia de resolução, em meio às diversas já apresentadas por eles. Este momento deve ser marcado pelas discussões entre os alunos, após as apresentações de suas estratégias de resolução para a turma, destacando assim possíveis diferenças e semelhanças entre as resoluções apresentadas.
Propósito: Discutir com a turma a resolução do problema apresentado, destacando as estratégias utilizadas e as diferentes resoluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Em que este problema se assemelha com a pergunta apresentada no início da aula?
- Que características esses problemas possuem?
- É correto afirmar que as respostas que são diferentes estão erradas?
- Quais diferenças você consegue estabelecer entre esse tipo de problema e aqueles que resolvemos e que apresentam uma única solução?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 20 minuto
Orientação: Professor, os próximos slides apresentam algumas estratégias de resolução da atividade principal. Apresente para os alunos, somente se as resoluções apresentadas por eles forem diferentes, destacando que esta resolução é mais uma estratégia de resolução, em meio às diversas já apresentadas por eles. Este momento deve ser marcado pelas discussões entre os alunos, após as apresentações de suas estratégias de resolução para a turma, destacando assim possíveis diferenças e semelhanças entre as resoluções apresentadas.
Propósito: Discutir com a turma a resolução do problema apresentado, destacando as estratégias utilizadas e as diferentes resoluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Em que este problema se assemelha com a pergunta apresentada no início da aula?
- Que características esses problemas possuem?
- É correto afirmar que as respostas que são diferentes estão erradas?
- Quais diferenças você consegue estabelecer entre esse tipo de problema e aqueles que resolvemos e que apresentam uma única solução?
Discussão de solução
Tempo Sugerido: 20 minuto
Orientação: Professor, os próximos slides apresentam algumas estratégias de resolução da atividade principal. Apresente para os alunos, somente se as resoluções apresentadas por eles forem diferentes, destacando que esta resolução é mais uma estratégia de resolução, em meio às diversas já apresentadas por eles. Este momento deve ser marcado pelas discussões entre os alunos, após as apresentações de suas estratégias de resolução para a turma, destacando assim possíveis diferenças e semelhanças entre as resoluções apresentadas.
Propósito: Discutir com a turma a resolução do problema apresentado, destacando as estratégias utilizadas e as diferentes resoluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Em que este problema se assemelha com a pergunta apresentada no início da aula?
- Que características esses problemas possuem?
- É correto afirmar que as respostas que são diferentes estão erradas?
- Quais diferenças você consegue estabelecer entre esse tipo de problema e aqueles que resolvemos e que apresentam uma única solução?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 20 minuto
Orientação: Professor, os próximos slides apresentam algumas estratégias de resolução da atividade principal. Apresente para os alunos, somente se as resoluções apresentadas por eles forem diferentes, destacando que esta resolução é mais uma estratégia de resolução, em meio às diversas já apresentadas por eles. Este momento deve ser marcado pelas discussões entre os alunos, após as apresentações de suas estratégias de resolução para a turma, destacando assim possíveis diferenças e semelhanças entre as resoluções apresentadas.
Propósito: Discutir com a turma a resolução do problema apresentado, destacando as estratégias utilizadas e as diferentes resoluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Em que este problema se assemelha com a pergunta apresentada no início da aula?
- Que características esses problemas possuem?
- É correto afirmar que as respostas que são diferentes estão erradas?
- Quais diferenças você consegue estabelecer entre esse tipo de problema e aqueles que resolvemos e que apresentam uma única solução?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 20 minuto
Orientação: Professor, os próximos slides apresentam algumas estratégias de resolução da atividade principal. Apresente para os alunos, somente se as resoluções apresentadas por eles forem diferentes, destacando que esta resolução é mais uma estratégia de resolução, em meio às diversas já apresentadas por eles. Este momento deve ser marcado pelas discussões entre os alunos, após as apresentações de suas estratégias de resolução para a turma, destacando assim possíveis diferenças e semelhanças entre as resoluções apresentadas.
Propósito: Discutir com a turma a resolução do problema apresentado, destacando as estratégias utilizadas e as diferentes resoluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Em que este problema se assemelha com a pergunta apresentada no início da aula?
- Que características esses problemas possuem?
- É correto afirmar que as respostas que são diferentes estão erradas?
- Quais diferenças você consegue estabelecer entre esse tipo de problema e aqueles que resolvemos e que apresentam uma única solução?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 20 minuto
Orientação: Professor, os próximos slides apresentam algumas estratégias de resolução da atividade principal. Apresente para os alunos, somente se as resoluções apresentadas por eles forem diferentes, destacando que esta resolução é mais uma estratégia de resolução, em meio às diversas já apresentadas por eles. Este momento deve ser marcado pelas discussões entre os alunos, após as apresentações de suas estratégias de resolução para a turma, destacando assim possíveis diferenças e semelhanças entre as resoluções apresentadas.
Propósito: Discutir com a turma a resolução do problema apresentado, destacando as estratégias utilizadas e as diferentes resoluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Em que este problema se assemelha com a pergunta apresentada no início da aula?
- Que características esses problemas possuem?
- É correto afirmar que as respostas que são diferentes estão erradas?
- Quais diferenças você consegue estabelecer entre esse tipo de problema e aqueles que resolvemos e que apresentam uma única solução?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 20 minuto
Orientação: Professor, os próximos slides apresentam algumas estratégias de resolução da atividade principal. Apresente para os alunos, somente se as resoluções apresentadas por eles forem diferentes, destacando que esta resolução é mais uma estratégia de resolução, em meio às diversas já apresentadas por eles. Este momento deve ser marcado pelas discussões entre os alunos, após as apresentações de suas estratégias de resolução para a turma, destacando assim possíveis diferenças e semelhanças entre as resoluções apresentadas.
Propósito: Discutir com a turma a resolução do problema apresentado, destacando as estratégias utilizadas e as diferentes resoluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Em que este problema se assemelha com a pergunta apresentada no início da aula?
- Que características esses problemas possuem?
- É correto afirmar que as respostas que são diferentes estão erradas?
- Quais diferenças você consegue estabelecer entre esse tipo de problema e aqueles que resolvemos e que apresentam uma única solução?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 20 minuto
Orientação: Professor, os próximos slides apresentam algumas estratégias de resolução da atividade principal. Apresente para os alunos, somente se as resoluções apresentadas por eles forem diferentes, destacando que esta resolução é mais uma estratégia de resolução, em meio às diversas já apresentadas por eles. Este momento deve ser marcado pelas discussões entre os alunos, após as apresentações de suas estratégias de resolução para a turma, destacando assim possíveis diferenças e semelhanças entre as resoluções apresentadas.
Propósito: Discutir com a turma a resolução do problema apresentado, destacando as estratégias utilizadas e as diferentes resoluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Em que este problema se assemelha com a pergunta apresentada no início da aula?
- Que características esses problemas possuem?
- É correto afirmar que as respostas que são diferentes estão erradas?
- Quais diferenças você consegue estabelecer entre esse tipo de problema e aqueles que resolvemos e que apresentam uma única solução?
ENCERRAMENTO
Tempo Sugerido: 03 minutos
Orientação: Encerre a aula destacando as atividades que foram propostas no aula de hoje e a maneira que as resoluções foram encontradas.
Propósito: Discutir com os alunos sobre a utilização das operações matemáticas na resolução de um mesmo problema.
RAIO X
Tempo Sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema para os alunos e solicite que cada um resolva seu problema individualmente, para que cada um pense na estratégia que vai utilizar para chegar a essa conclusão. Você pode solicitar que os alunos criem probleminhas a partir do contexto acima e depois podem realizar discussões em sala de aula sobre a elaboração desses probleminhas e de suas resoluções.
Propósito: Verificar a utilização das operações matemáticas na resolução de um problema.
Discuta com a turma:
- Qual a importância de se alimentar de uma forma saudável?
- Foi difícil traçar as ações iniciais para buscar a solução do problema?
- O que você achou desse tipo de problema? O que aprendeu com ele?
- Quais os efeitos de uma pessoa que não se alimenta de uma forma saudável?
Resolução da Atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_25RDP06
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp ou acesso a plataforma de interação combinada entre professor e alunos
- Opcionais: Google sala de aula
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto, que está nos dois primeiros slides da Atividade Principal. Tire uma foto desses slides e disponibilize as imagens para os alunos, oriente-os a reproduzi-los no caderno e fazer a atividade proposta. Você poderá usar o meio de comunicação estabelecido com os alunos. Incentive os alunos a resolverem a atividade de forma autônoma. Durante a aula vocês irão retomar essa atividade e discutir as soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Para isso organize um painel de soluções. Peça aos alunos que fotografem as suas resoluções e compartilhem no ambiente de interação combinado entre vocês, como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Se sua aula for síncrona, estimule os alunos usarem a ferramenta de áudio ou vídeo e falar como pensaram para explicar suas estratégias. Esse momento da aula será muito importante, pois vocês irão sistematizar algumas ideias referentes ao uso de operações variadas em um mesmo problema. Reforce com os alunos a importância de registrar tudo o que fizerem, especialmente agora. Explore cada pergunta proposta nos itens “Orientação” e “Discuta com a turma”, solicitando que eles façam os registros para que possam perceber as operações envolvidas nesse processo. Por isso, você, professor, precisa ficar atento para identificar se os alunos conseguiram observar as operações que envolvem essas propostas e lançar boas perguntas para que eles se aproximem do objetivo da aula. Lembre-se que o objetivo da aula é resolver problemas com mais de uma operação e elaborar estratégias pessoais de resolução. Ao conhecerem as estratégias dos colegas, os alunos percebem que há caminhos diferentes para resolver um mesmo problema e assim vão ressignificando a ideia de erro e de que um problema só possui uma única solução.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentor: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Objetivos específicos
- Elaborar atividade que admita várias soluções e/ou possíveis caminhos de resolução;
- Discutir as diferentes propostas apresentadas tanto para estratégias de resolução como para as alternativas de soluções.
Conceito-chave
Problemas com mais de uma operação numérica. Estratégias variadas, diferentes resoluções.
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos
Vocabulário que será aprendido nesta aula: operações matemáticas, problemas com mais de uma operação,estratégias variadas, diferentes resoluções.