Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel e lápis, impressão ou imagens das atividades em meio digital.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão. Dinheirinho para manipulação (se houver disponível).
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
Com antecedência, proponha que os alunos discutam com seus familiares as dicas apresentadas no aquecimento e descubram juntos a resposta. Não há necessidade, neste caso, de realizar no formato de jogo como proposto no plano. Envie a imagem pelo celular, outro meio digital ou impressas. Convide os familiares a discutir as pistas com os alunos. Explique às famílias que a ideia é que o aluno levante as possibilidades, confrontando-as com o quadro de números apresentado. Se fizer uma aula síncrona pode iniciar questionando se descobriram qual é o número.
Atividade principal
No caso de uma aula simultânea, apresente cada situação-problema aos alunos para que solucionem. É imprescindível estimular que busquem mais de uma possibilidade de solução. Se porventura a aula seja assíncrona, solicite que algum familiar leia e discuta os problemas com a criança. Oriente para que a estimulem a realizar mais de uma possibilidade de solução para cada situação. Podem conversar sobre situações semelhantes de parcelamento de valores em compras. Envie aos alunos as imagens das atividades por meio digital, por impressões, ou ainda, pode gravar um vídeo onde vá apresentando os problemas e orientando a resolução.
Discussão das soluções
Se sua aula for síncrona, você poderá realizar a discussão das soluções imediatamente após a resolução de cada situação, pelos alunos. Se conseguir promover um debate, será ótimo, caso contrário, busque apresentar mais de uma possibilidade para que comparem com suas soluções.
Caso sua aula seja assíncrona, solicite que os alunos enviem suas resoluções. Encaminhe, então, uma devolutiva com algumas possibilidades de soluções. Você poderá apresentar, através de um vídeo, ou de acordo com a forma de comunicação que estabeleceram.
Sistematização do conceito e Encerramento
Faça um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, de acordo com os slides de sistematização do conceito e de encerramento do plano de aula. Você pode aproveitar o mesmo vídeo em que apresentar na Discussão das soluções, gravar uma mensagem de voz, ou fazer o encerramento na sua aula simultânea.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação ao acompanhamento das atividades e à confecção do dinheirinho, conforme sugestões anteriores.